Jogos de luta, você sabe, funcionam de uma forma bastante simples: dois personagens tem cada um sua barra de energia e então eles altercam violencia entre si, o primeiro que esvaziar a barra de energia do coleguinha vence. Existem algumas variações disso (especialmente Smash Bros, que até hoje é discutido se É um jogo de luta ou não), mas nunca foge radicalmente disso. Acreditem, eu sei, eu já escrevi 141 reviews de jogos de luta até aqui...
Porém, existe um, e apenas um jogo que é diferente. E eu não digo "na época tinha um jogo que era diferente", eu digo até hoje não existe outro jogo como esse (exceto pela sua continuação), e sempre foi um jogo que me intrigou bastante. Estou falando, é claro, de Bushido Blade.
Quando eu li na Ação Games na época, eu fiquei realmente curioso sobre esse jogo de luta: ele é essencialmente um jogo de luta de espadas realista. O quão realista, vc pergunta? Bem, você sabe nos animes quando o cara recebe 8478 golpes de katana e então faz um discurso pelo poder da amizade e vence?
Então... isso tem dois problemas fundamentais na vida real. Primeiro que o corpo humano reage muito mal a receber cortes profundos, segundo que espadas são instrumentos especialmente desenhados para serem bons em causarem dano aos inimigos. Some esses dois bons e vc terá que as lutas de espada na vida real são bem mais... rápidas do que os animes dão a entender. E por isso eu quero dizer realmente rápidas, um único golpe bem dado costuma ser o suficiente.
Agora, como isso se traduz em um jogo de luta? Bem, em primeiro lugar, os personagens não tem barra de vida. Quem receber a espadada, morreu. Você sabe, como usualmente costuma acontecer com seres humanos.
ENTÃO... OS PERSONAGENS MORREM EM UM GOLPE? EU ENTENDO QUE ISSO É REALISTA, MAS... COMO ISSO PODE FUNCIONAR COMO ENTRETENIMENTO? SERIA NO MÁXIMO UM MINIGAME?
Essa é a magia de Bushido Blade: ele é tanto um jogo de luta quanto é um puzzle. Funciona assim: existem três posturas de defesa (baixa, normal e alta) e o personagem automaticamente sempre defende os ataques na altura da sua espada. Então o puzzle do jogo é estudar uma forma de se aproximar do seu oponente e atacar em uma abertura no ataque dele antes que ele faça o mesmo com você.
Considere que esse ainda é um jogo de luta 3D, então os personagens e suas espadas tem movimentação, alcance e velocidade fisicamente definidas, então é realmente um puzzle para usar seus movimentos disponiveis para encaixar o golpe. Pense em um tipo de VIRTUA FIGHTER, só que com a defesa muito facilitada em troca de precisar acertar um único golpe.
Só que tem ainda mais camadas que isso: existem movimentos que são executados apenas em determinadas posturas de defesa, e que trocar de postura de defesa não é uma coisa rápida então para isso existem movimentos que servem não para matar, mas para desiquilibrar o oponente para abrir a defesa.
Isso resulta em combates extremamente rápidos, porém cujos detalhes (que podem ser conferidos no replay) constituem uma dança muito interessante entre os dois lutadores e - mais importante - lutas completamente únicas. Não existem dois duelos iguais em Bushido Blade, porque eles dependem totalmente da conversa única entre ataque e defesa.
Porém tem mais: existe ainda uma mecanica de lesionar membros (especialmente golpes médios e baixos, dependendo do angulo que vc está podem pegar no braço e na perna) e isso impacta a movimentação do personagem. Então esse é um jogo em que você literalmente tem a chance de fazer um único movimento preciso, enquanto está mancando, para vencer o combate. Não tem como ficar mais Kill Bill do que isso!
Com efeito, existe até um "Slash Mode", que é um modo de jogo em que você vai apenas lutando com capangas um atrás do outro para ver se você chega até 100, porra, isso é essencialmente a versão de PS1 de Kill Bill, só faltou tocar Battle Without Honor or Humanity!
A outra coisa é que existe um botão para correr e ele ativa um conjunto inteiramente diferente de movesets enquanto vc está correndo. Pra que e o que isso tem de especial? Ora é para especificamente você reproduzir aquela famooooosa cena de luta de samurais imortalizadas nos filmes!
Então, é, eu diria que quando eu lembrei da premissa que a Ação Games explicou nesse jogo para rejoga-lo recentemente, eu estava bem cético a respeito. Quer dizer, é um pouco ambicioso demais um jogo de PS1 tentar recriar o estilo calculado e abusivamente letal de um duelo de espadas da vida real... mas eu diria que, considerando as limitações tecnicas da época, Bushido Blade entrega exatamente o que promete, e até mais!
Você sabia, por exemplo, que se você quebrar o código de honra do Bushido não vê o final bom do jogo? Isso quer dizer não atacar pelas costas, não atacar inimigos durante a saudação, chutar areia nos olhos e coisas totalmente não honradas... que os samurais totalmente faziam pq o famoso código de honra "Bushido" é uma invenção moderna do século XX, mas essa é uma outra discussão.
E foi assim que a era dos samurais terminou |
MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 109 (Novembro de 1996)