sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

[AÇÃO GAMES 016] YOSHI (NES, 1992) [#179]




Quando Super Mario World saiu em 1991, o mundo foi tomado de assalto pelo carisma do dinossauro-montaria que Mario socava na cabeça e sacrificava em buracos na sua eterna luca pela pimbada com a princesa voadora. Yoshi era tão popular, de fato, que a Nintendo tinha certeza que venderia qualquer porcaria que tivesse o nome dele estampado, incluindo um clone de Tetris. E não precisaria nem ser bem feito!


Conceito do personagem criado por Shigeru Miyamoto em 1985 para o primeiro jogo do Mário, porém não implementado porque eles não conseguiriam na época fazer uma montaria do jeito que Miyamoto queria no NES

Afim de provar seu ponto, a Nintendo encomendou esse jogo aos dois programadores com mais caras de chapados que eles conseguiram encontrar sentados na sarjeta da sua esquina fumando maconha. Estes seriam os caras da Game Freak, aos quais a Nintendo tinha certeza que estavam chapados porque eles falaram de ideias bizarras como um jogo que o chefe é o Super Capiroto with lasers, ou outro que o objetivo era espancar animais até a semi-conciencia para depois tranca-los em bolas mágicas afim de coleciona-los.


Porém antes que eles fizessem qualquer uma dessas coisas, houve Yoshi. O primeiro jogo da Game Freak produzido para a Nintendo, o começo de uma bela amizade... que começou fazendo um clone de Tetris e tacando os personagens da Nintendo. E você aí com vergonha de dizer para seus filhos que conheceu sua esposa no Tinder, tsc tsc tsc...

De qualquer jeito, fazer uma review de Tetris é algo tão simples que não apenas pode ser feito em trinta segundos, como eu vou deixar o próprio comercial do jogo explicar tudo que você precisa saber sobre Yoshi!


.

..

...

Okay, talvez não o comercial japonês do jogo. Te garanto que esse não é um jogo sobre um coral de inimigos do Mario enquanto o mesmo bate uma punheta lá atrás vendo o caule da Piranha Plant. O que totalmente seria um jogo que a Game Freak faria, diga-se de passagem..

Mas enfim, agora sim o comercial americano do jogo, esse sim fazendo jus como uma verdadeira sintese do que Yoshi REALMENTE é:


Meep.

Meep é tudo que precisa ser dito, e quem tiver ouvidos para ouvir que ouça! Embora eu não acho que consigo dizer nada mais profundo, belo e verdadeiro do que isso, eu ainda tenho que comentar a capa europeia desse jogo:


O que, exatamente, está acontecendo aqui? Porque parece que o Mario é um tipo de garçom coletando seus inimigos para servi-los enquanto o Yoshi complementa a refeição adicionando seus proprios ovos a ela! Isso é tão errado, cara!

Se ele estivesse tentando só aparar a queda usaria qualquer outra coisa, uma almofada-portarretrato talvez, mas ele já esta pegando direto na bandeja para servi-los! Meep, cara, muito meep...

O pior é que isso faz sentido com o jogo onde Mario fica trocando pratos de lugar. Como o jogo não tem história, a impressão que dá é que o Mario está coletando inimigos dentro de ovos para... criar novos Yoshi? É assim que eles se reproduzem?

Bem, como você já pode imaginar, a resposta é... meep.

Apenas meep.