segunda-feira, 30 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 029] THE COMBATRIBES (Arcade, 1990) [#342]



A Technos é conhecida por ter entrado na história dos videogames como a empresa que criou o beat'm up na forma como concebemos o genero hoje, com seus dois jogos ultra populares Double Dragon e River City Ramsom. Inclusive essa semana a Arc System Works (que tinha comprado os direitos da série depois que a Technos bateu as botas) lançou um spin-off da franquia, River City Girls

sábado, 28 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 029] TOM AND JERRY (SNES, 1993) [#340]



Tom & Jerry: The Movie  para Master System é não apenas um acidente radioativo em uma ilha de bebês focas que prova que Deus não apenas existe, mas ele odeia particularmente todo e cada um de nós.

Pois bem, por todos os defeitos que esse jogo tem, ao menos algo pode ser dito dele: ele é ruim. De uma forma sinistra e mórbida, jogar esse jogo é como as pessoas que desaceleram na BR quando tem um acidente apenas pelo prazer de ver membros mutilados e uma massa de metal retorcido, sangue e gasolina onde um dia já houve um ser humano. Já vi acidentes mais bonitos de se olhar do que jogar Tom e Jerry  do Master System.

Mas como isso pode ser algo bom?

quinta-feira, 26 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 029] CHESTER CHEETAH: TOO COOL TO FOOL (Mega Drive e SNES, 1993) [#339]




Senhores, eventual senhorita que me processará por assédio sexual no futuro com total justiça porque eu sou um executivo e é isso que executivos fazem, vocês podem estar se perguntando porque eu os chamei aqui hoje.

- Não, não realmente.
- É, você faz isso toda segunda-feira, chefe.
- Na verdade eu nem trabalho aqui.

Bom, vamos direto ao assunto: esta semana eu acordei de ressaca e abraçado a uma cabra, como faço todas as segundas-feiras, quando algo chamou minha atenção. Eu, sagazmente, reparei que esta segunda-feira eu não estava bebado e com a bunda doendo porque me entregar as drogas, alcool e sexo promíscuo é a única coisa que preenche o vazio existencial da minha alma que eu tento afogar com dinheiro, mas porque havia um motivo.

terça-feira, 24 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 028] OUT RUN EUROPE (Master System, 1993) [#338]


Esse texto da capa brasileira é uma obra de arte
 Nos anos 80, Yuji Naka (mais conhecido como o criador do Sonic) propos o que eu considero o primeiro videogame artistico de todos os tempos: Out Run (se existe algum antes desse, apenas foge ao meu conhecimento).

Mais do que um game de corrida, Out Run é a tentativa de transmitir uma experiencia para o seu publico além das formas obvias, de realmente tentar fazer as pessoas sentirem algo que elas não sentem na sua vida cotidiana. Da mesma forma que Bach quis expressar toda alegria e maravilhamento de Jesus neste mundo em Jesu, Joy of Man's Desire, Yuji Naka quis transmitir a sensação de como é um domingo de manhã quando você é fabulosamente rico e pode organizar um racha só para você mesmo, sua Ferrari e a bimbo siliconada da semana que você não ousa perguntar a idade porque a resposta pode te trazer problemas legais.

Nessa o japonês te venceu, Bach.

domingo, 22 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 028] MARIO FIGHTER III (Nintendinho, 1993) [#337]




 Já dizia que ladrão que rouba ladrão tem que tomar tiro nas fuças porque bandido bom é bandido morto, talkey?

Enfim, em 1993 a picaretagem perdeu a noção do ridiculo e hackearam a versão já pirata da Yoko de Street Fighter e nascia assim Mario Fighter 3. Mas porque "Mario" Fighter? Ora, porque alguém ripou os sprites do Mario de Mario 3 e adicionou o safadenho como personagem porco nesse jogo já porco.





sexta-feira, 20 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 028] SHADOW OF THE BEAST II (Mega Drive, 1993) [#336]




Jogos de Amiga são, como bem se sabe, a 8a praga de Deus disparada contra o Egito porque Deus é um cara com muito poder, não presta contas a ninguém e é mais pistola que o Pato Donald em um jardim de pecinhas de Lego - o que sempre é uma combinação fadada a dar merda.

Talvez a única coisa pior que jogos de Amiga são o meu texto sobre Shadow of the Beast 1, mas pelo menos eu posso argumentar que eu melhorei como escritor - algo do qual meu eu do futuro ri sonoramente neste momento.

Enfim, em 1993 o mundo foi cruelmente punido com Shadow of the Beast II e a única pergunta que podemos fazer é... o quão ruim pode ficar realmente?

Muito. Quero dizer, realmente muito mesmo. Pacas. Demais.

quarta-feira, 18 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 028] PANIC RESTAURANT (Nintendinho, 1993) [#335]

 
 

Ninguém pode realmente possível dizer como aconteceu. Talvez os ovos estivessem olhando atravessado para as salsichas, ou as pizzas achassem que o sorvete estava ocupando mais espaço no congelador do que ele deveria. Seja qual for o motivo, a comida se revoltou e quando parecia que as coisas não podiam piorar, elas se reuniram e chegaram a um acordo em não se odiar, mas ao invés disso unir forças para odiar aquele que consideravam responsável por todos seus problemas.

E esse alguém sendo você, um chef de chapéu grande e, pelo menos na capa do jogo, uma postura ameaçadora que deixaria Wario com ciúmes. Sim, você é um chef de cozinha. Não um encanador, ou um super-herói, ou qualquer outra pessoa que a quem costumamos recorrer quando o mundo precisa ser salvo.

segunda-feira, 16 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 028] WORLD OF ILLUSION STARING MICKEY MOUSE AND DONALD DUCK (Mega Drive, 1993) [#341]

 
 
Crianças, como é de amplo conhecimento de todos, são retardadas. E por retardadas eu quero dizer que você consegue empurrar para elas as merdas mais aborrentamente preguiçosas e feitas nas coxas apenas porque foda-se e se safar com isso - como os cartoons dos anos 80 ou o Felipe Neto hoje.

Por isso mesmo a Disney sempre se destacou ao colocar esforço em qualidade nos seus produtos mesmo que seu publico alvo tivesse o QI combinado de uma torta de amora fria. Há um que de excelencia no acabamento de seus produtos, mereça seu publico ou não. E, para minha grande surpresa diga-se de passagem, de todas as empresas de games do mundo foi justamente a Sega que mais entendeu essa filosofia da Disney de modo que suas rendições dos jogos da empresa do Mickey para o Mega Drive são bastante acima de críticas - e olha que eu tenho como credo pessoal criticar a Sega sempre que possível!

... com exceção de Fantasia, né Sega? Porque vocês não acharam realmente eu ia deixar essa passar, né? 

sábado, 14 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 028] THE KING OF RALLY: PARIS - MOSCOW - BEIJING (SNES, 1993) [#334]




A de hoje vai ser bem rapidinha, porque pelamor das coxas da cyberlolimaidcat Rikka...

Nossa história começa com dois japoneses fumando saquê. Sim, eles estavam FUMANDO saquê, porque só isso explica esse jogo. Logo vocês vão me entender. Toshiro e Mifume (nomes ficticios porque eu to com preguiça de pesquisar os criadores dessa joça para preservar a identidade dos envolvidos) estavam, como todo japonês é legalmente obrigado a fazer uma vez por ano, jogando Final Fantasy - guardem essa informação, ela será importante.

quinta-feira, 12 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 028] TINY TOON ADVENTURES: BUSTER BUSTS LOOSE (SNES, 1993) [#333]




Depois da farra do nonsense que foram os anos 80, compreensívelmente alguns personagens começaram os anos 90 com sua imagem bastante desgastada com o público. Os executivos de várias midias e empresas então batiam cabeça para descobrir uma formula sobre como tornar seus personagens relevantes novamente.

Um caminho que foi trilhado, e os quadrinhos meio que abraçaram totalmente essa escola, foi de transformar seus personagens em DARQUI, TREVOSOS E DU MAU!!!!11!!11 Você sabe, a velha tática de apelar para as crianças dos anos 80 que haviam se tornado adolescentes e agora queriam se afirmar como ADULTÕES. Desta massaroca a fase do Homem-Aranha do uniforme negro é a mais famosa, mas praticamente todo mundo era trevosão agora.