sábado, 14 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 028] THE KING OF RALLY: PARIS - MOSCOW - BEIJING (SNES, 1993) [#334]




A de hoje vai ser bem rapidinha, porque pelamor das coxas da cyberlolimaidcat Rikka...

Nossa história começa com dois japoneses fumando saquê. Sim, eles estavam FUMANDO saquê, porque só isso explica esse jogo. Logo vocês vão me entender. Toshiro e Mifume (nomes ficticios porque eu to com preguiça de pesquisar os criadores dessa joça para preservar a identidade dos envolvidos) estavam, como todo japonês é legalmente obrigado a fazer uma vez por ano, jogando Final Fantasy - guardem essa informação, ela será importante.





- Boru*, sabe o que seria legal? Eu quero dizer REALMENTE legal?
- Que ter um emprego para sobreviver fosse opcional, como é para as mulheres?
- Dudoru**, essa frase é tão errada em tantos níveis diferentes... quer dizer, nós somos japoneses, se alguma coisa nós deveriamos estar desejando que o dia tivesse MAIS horas para podermos trabalhar mais!
- Bem, eu tenho filhos e um deles parece com o cientista do Kamem Rider Build, então ir pra casa não é a melhor parte do meu dia realmente... mas do que a gente estava falando?
- Não faço a menor ideia... mas sabe o que a gente totalmente, TOTALMENTE devia fazer?
- Não, diz ae.
- Sabe essa parte do mapa mundi dos JRPG, que você anda de uma cidade para outra e tal?


- Essa que ninguém gosta muito porque nada acontece e é cheia de encontros aleatórios?
- Sim, essa mesma! 
- Tá, o que tem?
- Sabe o que a gente REALMENTE deveria fazer?
- Pegar essa parte isoladamente e fazer um jogo onde tudo que a gente faz é andar de carro num overworld map?
- O que? Não! Eu ia dizer fazer um JRPG sem isso... se bem que a sua ideia é mais fácil de fazer, bora isso então!

*Bro em japonês
**Dude em japonês

E foi assim que nasceu The King of Rally: Paris-Moscou-Pequim. Basicamente as pistas são mapas-mundi de JRPGs e você anda de carro nelas e... é isso. Fim. Esse é TODO o jogo!


Não tem adversários, não tem uma "corrida" per se. É só andar no mapa contra o tempo. As vezes você tem que dar voltar no circuito, as vezes você tem que passar nas cidadezinhas do overworld map que aqui são checkpoints do rally.



E é isso o jogo!

O jogo é tão salafrário que sequer existe diminuição de velocidade por andar fora da pista, sua única preocupação é não bater nas montanhas ou em um outro carro que spawnam aleatoriamente e depois desaparecem. Quando eu digo que esse jogo é só andar no mapa e nem um jogo de corrida é, eu não estou exagerando!

Ao menos o jogo vinha com um mapinha legal do percurso. Isso é alguma coisa, eu suponho...
 Então se a sua parte favorita dos RPGs sempre foi andar no mapa-mundi e você sempre sonhou com um jogo que não fosse nada além disso... você mereceu desperdiçar o seu fim de semana com isso. Pouco surpreendentemente, esse jogo jamais foi lançado no ocidente porque até as nossas picaretagens tem limite...