segunda-feira, 16 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 028] WORLD OF ILLUSION STARING MICKEY MOUSE AND DONALD DUCK (Mega Drive, 1993) [#341]

 
 
Crianças, como é de amplo conhecimento de todos, são retardadas. E por retardadas eu quero dizer que você consegue empurrar para elas as merdas mais aborrentamente preguiçosas e feitas nas coxas apenas porque foda-se e se safar com isso - como os cartoons dos anos 80 ou o Felipe Neto hoje.

Por isso mesmo a Disney sempre se destacou ao colocar esforço em qualidade nos seus produtos mesmo que seu publico alvo tivesse o QI combinado de uma torta de amora fria. Há um que de excelencia no acabamento de seus produtos, mereça seu publico ou não. E, para minha grande surpresa diga-se de passagem, de todas as empresas de games do mundo foi justamente a Sega que mais entendeu essa filosofia da Disney de modo que suas rendições dos jogos da empresa do Mickey para o Mega Drive são bastante acima de críticas - e olha que eu tenho como credo pessoal criticar a Sega sempre que possível!

... com exceção de Fantasia, né Sega? Porque vocês não acharam realmente eu ia deixar essa passar, né? 




Mas enfim, World Of Illusion é uma lição de por que nunca devemos aceitar que os jogos voltados para crianças mais novas devem ser anúncios publicitários genéricos sem visão que os pais só compram por causa do personagem de desenho animado na caixa. Enquanto muitos jogos licenciados dos anos 90  são marcadas por um trabalho preguiçoso, medíocre e uma mancha sempre presente de veneno corporativo, por outro lado, World of Illusion da SEGA, transborda de beleza e imaginação.

O jogo é uma continuação do agrabilíssimo sucessor do imensamente popular Castle of Illusion (que foi o primeiro jogo da primeira Ação Games, a proposito), mas aqui o ícone da Disney está acompanhado por seu velho amigo e pato pistola favorito de todos, o Pato Donald. 


Nossa história começa quando  Mickey  e Donald estão preparando um truque de mágica para apresentar no teatro quando acidentalmente Donald descobre o que é obviamente um portão para o inferno.

Sendo o pato mais retardado desde lado de Divinópolis, Donald decide entrar no PORTÃO DO INFERNO porque hey, o que poderia dar errado? Vendo que seu parceiro de bunda anormalmente grande caiu nas profundezas do inferno, Mickey considera suas possibilidades. Ele poderia adotar o Pateta como seu assistente em seu truque de mágica perigosa e que poderia dar errado de muitas maneiras, mas então ele disse essa frase em voz alta e lhe pareceu uma ideia bem ruim.



Pessoalmente eu não acho que alguém que se chame PATETA pode ser tão pior do que um imbecil que viu um PORTÃO DO INFERNO e saiu correndo pra entrar na porra. Seja como for, agora Mickey e Donald estão presos no MUNDO DA ILUSÃO e terão que cagar magia pela boca para sair dessa roubada. Pato burro da porra.

O que mais imediatamente chama atenção em World Of Illusion é o seu ótimo visual. A animação dos personagens é feita com cuidado de forma a refletir a personalidade dos personagens: Donald anda atarracado e full pistola, enquanto Mickey parece o cara sorridente que lembra que o lucro da Disney cai direto na sua conta. 


Além disso tem algumas animações ocasionais divertidas, como quando a bunda gorda da porra do Donald entala em passagens estreitas e o Mickey precisa ajudar a desencalhar essa baleia branca. Mais digno de nota ainda é que o design dos inimigo também é excelente, com cada nível mostrando uma série de novos inimigos baseados no tema do ambiente, sem usar o velho expediente de repetir os inimigos apenas trocando a paleta de cores.

E visual das fases de modo geral também é muito bonito, e de modo geral faz com que o jogador sinta que está realmente jogando um desenho da Disney. Talvez não um longa metragem da Disney, mas pelo menos uma continuação lançada direta pra DVD. 

Infelizmente o mesmo não se aplica à trilha sonora, e como de costume o Mega Drive soa como um saco de gatos rolando do alto de uma escada espiral. Mas pelo menos a voz digitalizada do Donald resmungando full pistola e do Mickey fazendo uma imitação de Michael Jackson é legal.

Mickey descobre que a fama dos patos de estupradores não é lenda, CIRCA 1992


É uma aventura bastante agradavel para crianças. Sim, é um jogo curto e fácil - existem continues infinitos e um sistema de passwords - mas a dificuldade tranquila não deve ser confundida com falta de jogabilidade. O jogo responde muito bem nos saltos e atacar os inimigos tem um alcance e detecção de colisão bastante funcionais. 

A maioria das empresas teria se contentado em entregar um jogo fácil que poderia ter terminado em meia hora, inclusive a Sega, mas quando se esta trabalhando para a Disney você tende a colocar um esforço extram. Reconhecendo que o jogo era mais fácil de terminar que Castle of Illusion, a SEGA se esforçou ao fornecer a este jogo de plataforma um elemento incomum (na época) de replay value.



A saber, que existem três maneiras diferentes de jogar a aventura. Enquanto as áreas centrais permanecem as geralmente mesmas, as fases tem trechos diferentes ao como Donald ou Mickey. Na prática são dois jogos diferentes jogando com Mickey ou Donald.

A terceira forma de jogar é a melhor; que é jogar cooperativamente com um amigo. Existem bem poucos jogos de plataforma cooperativo, e esse é um dos raros (e bons) casos. Jogar coop não apenas adiciona seções que não estão presentes nas versões para um jogador, mas muitas são personalizadas para incentivar o trabalho em equipe. 



Há uma sequência em que os jogadores trabalham em conjunto no carrinho de mina pulando alternadamente em alavancas, e frequentemente as plataformas são muito altas para serem alcançadas sozinho, um dos jogadores deve pegar um impulso no outro antes de abaixar uma corda para ajudar seu colega a subir. O que eu totalmente não culpo o Mickey por ser um camundongo pistola, eu também daria uma bicuda na primeira criança que eu visse na Disneyland depois de aguentar a bunda gorda do Donald pulando na minha cara o dia inteiro.

 Crianças retardadas, pato gordo burro da porra...

World Of Illusion é um excelente esforço da SEGA. Poucos videogames, de qualquer época, adotaram e utilizaram os ativos, qualidades e idéias da Disney de maneira tão completa. É curto e fácil, mas se você acredita que só porque algo é para crianças não precisa ser algo menos criativo e com menos esforço do que assistir um pedreiro quebrar o piso, World of Illusion é exatamente isso.




PREVIEW NA EDIÇÃO 027