terça-feira, 24 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 028] OUT RUN EUROPE (Master System, 1993) [#338]


Esse texto da capa brasileira é uma obra de arte
 Nos anos 80, Yuji Naka (mais conhecido como o criador do Sonic) propos o que eu considero o primeiro videogame artistico de todos os tempos: Out Run (se existe algum antes desse, apenas foge ao meu conhecimento).

Mais do que um game de corrida, Out Run é a tentativa de transmitir uma experiencia para o seu publico além das formas obvias, de realmente tentar fazer as pessoas sentirem algo que elas não sentem na sua vida cotidiana. Da mesma forma que Bach quis expressar toda alegria e maravilhamento de Jesus neste mundo em Jesu, Joy of Man's Desire, Yuji Naka quis transmitir a sensação de como é um domingo de manhã quando você é fabulosamente rico e pode organizar um racha só para você mesmo, sua Ferrari e a bimbo siliconada da semana que você não ousa perguntar a idade porque a resposta pode te trazer problemas legais.

Nessa o japonês te venceu, Bach.


Mas bem, sendo o sucesso que foi seria de se esperar que a franquia fosse drenada até a última gota da forma mais grossa e selvagem possível pela Sega, certo? Por isso quando eu vi esse Out Run Europe, que adiciona perseguições e tiros e mais parece com Chase. H.Q. do que Out Run, eu imediatamente pensei "ah, pronto!"



Em Out Run Europa, tem que perseguir malfeitosos que roubaram documentos secretos através de metade da Europa. O que tinha nesses documentos nunca é dito, mas suponho que deva ser o segredo para fazer bombas nucleares a partir de cascalho e calcinhas da Alcione porque em sua perseguição você causa mais morte e destruição do que 150 Bin Ladens.

Inclusive de policiais da Europa toda, que veem um maluco andando a 250 km/h e tomam a louca decisão de fazer o seu trabalho apenas para serem recebidos por um doido que explode carros com seus punhos!



Se você sempre quis um jogo onde o One Punch Man fosse um agente secreto em uma corrida desabalada através da Europa, tema não mais pois eis Out Run Europe para saciar sua necessidade de explodir coisas com a fúria de seus punhos em alta velocidade!

Conforme a perseguição se desenrola, nosso herói com pouco caso pela segurança dos civis e pelas forças da lei locais vai alternando veículos para seguir em sua busca implacável por mais destruição de inocentes justiça!

A primeira fase se passa com nosso herói roubando uma moto em Londres, como dá pra ver os 150 palácios de Buckingham na imagem acima - algo pelo qual Londres é conhecida, sua COHAB de palácios. Na segunda fase nosso herói rouba um jet ski e atravessa o Canal da Mancha:


Alguns poderão argumentar que é praticamente a mesma fase, já que como todos sabemos no mar as lanchas são como os carros, os jet skis são como as motos, e os banhistas são como a Luiza Biel na banheira do Gugu, uba uba uba ê.

Nosso herói também demonstra que não apenas seus punhos, mas cada parte do seu corpo é uma arma legalmente registrada. Aqui vemos ele explodindo um motoqueiro do mar usando nada não a fúria concentrada em suas omoplatas. Se ele explode tudo que toca, imagino que este rapaz deva ter uma vida sexual bem dificil.


Depois de enfrentar motoqueiros do mar, lanchas e mais helicopteros do que toda força aerea de Hong Kong possui, nosso herói continua sua caçada implacavel agora alugando um Porsche em Paris. Eu tenho que dizer que estou impressionado com a agilidade francesa em alugar veiculos a estranhos desesperados, em muitos outros lugares ele não teria conseguido alugar um carro  a tempo de continuar a perseguição.





A corrida continua em direção ao interior da França até o Sol raiar, em um efeito muito legal para o Master System diga-se de passagem, e podemos agora explodir transeuntes, policiais e capangas da organização maligna roubadora de documentos com vista para... o que é aquilo, afinal? O arco do triunfo? Eu sei lá...

Zoeira a parte, eu gosto de como o cenário vai mudando dentro da mesma conforme você avança. Conforme sua perseguição se afasta da capital em direção ao interior da França, os prédios de Paris dão lugar a casinhas mais simples de cidadezinhas do interior. Sabe, até parece que... que ... que eles realmente estavam se importando com esse jogo! Espera, isso não era para ser apenas um caça-níquel barato de Out Run?!




A busca implacavel por justiça e documentos que a este ponto eu considero serem os planos para a construção da primeira cyberlolimaidcat para uso domético seguem mediterraneo adentro, terminando com um desembarque em terras gregas.

É um efeito muito legal como a fase não apenas termina, mas sim vai sendo revelado gradualmente que você está chegando na Grécia. Você sabe, por causa da curvatura da Terra e tal. Chupem essa terraplanistas!

NÃO É ASSIM QUE FUNCIONA REALMENTE...

Terraplanistas não passarão! Ole ole ola, a Terra é redonda e o bicho vai pegar!

CARA... VOCÊ TÁ BEM?

Claro que não! Isso é obviamente um pedido de socorro! Mas prosseguimos... a última fase se passa na Italia, de modo que nosso agente veloz descola uma Ferrari e continua na caça logo após fazer a coisa que todo italiano ocupado deve fazer:


Agora sim, calibrado o tanque podemos continuar os trabalhos.


Seguindo a milhões de kilometros por hora pelo coração da Italia, nossa perseguição finalmente chega ao fim em Berlim, onde você precisa abalroar o calhorda comunista até que não reste um parafuso neste carro!

DA ONDE VOCÊ TIROU QUE ELE É COMUNISTA?

Só pode ser, ele é um calhorda! O que mais seria?

EU DESISTO...


Então assim os projetos da cybermaidcatloli foi resgatado das garras do vil vilão fazendo beicinho e há esperança e balas Xaxá no mundo novamente! Fim!

NÃO SEI PQ VC ESTA OLHANDO PRA MIM, EU NÃO ESTOU NEM AQUI

Enfim... Out Run Europe é um jogo bastante divertido que, surpreendentemente, não é apenas um pega-trouxa barato que eles calharam de tacar o nome de uma franquia famosa porque foda-se você e todos seus doguinhos. Lembra que eu disse que Out Run era sobre uma experiencia de passeio adaptada como jogo de corrida?

Então, ORE é algo nesse sentido na verdade. Você realmente se sente em uma aventura através da Europa, com a diferença que aqui o tom é menos "Domingo de Manhã com a mina" e mais 24 Horas do Jack Bauer. Ainda sim, o mesmo conceito adaptado para outra execução é EXATAMENTE o que eu esperaria de um spin-off da mesma franquia.

Parabens a todos os envolvidos!



ESPERA... ENTÃO VOCÊ ESTÁ ELOGIANDO UM JOGO DA SEGA? DO MASTER SYSTEM AINDA POR CIMA?

Bem, acho que estou. Quer dizer, o jogo tem um problema bem grave: você acelera apertando pra cima no joystick, o que realmente é uma merda. O controle do Master tem dois botões, em um você atira/soca seu soco explodidor, em outro você aciona o turbo. Pessoalmente eu teria feito o contrário, colocaria o acelerador no botão e o turbo apertando pra cima - você usa bem menos, seria menos ruim.

MAS... fora isso, é, eu diria que estou elogiando o jogo.



UAU, NÃO ESPERAVA POR ISSO. NEM SEI COMO REAGIR AGORA, ESTOU ASSUSTADO

Eu também. Eu também.