domingo, 20 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 058] CLAYMATES (SNES, 1994) [#497]



No episódio anterior da nossa argilistica saga, a Visual Concepts achou que tinha quebrado a banca tendo uma ideia que ninguém nunca teve: "Hey caras, sabe como Mortal Kombat ao invés de desenhar os personagens usa fotografias de atores como gráficos? E se a gente fizesse isso... só que com massinha de modelar?".

Bam, nascia assim CLAYFIGHTER, um jogo de luta que é melhor lembrado como "Ah, sim, teve isso uma época, né? Era okay...zinho, eu acho...". 

 Bem, você sabe como diz o ditado: se não der certo na primeira tentativa, tente de novo com metade do orçamento e metade do tempo! Não... espera, acho que não é isso que diz o ditado, se bem que foi o que a Visual Concepts pegou da ideia. O resultado foi que enquanto as pessoas, com algum esforço, lembram de Clayfighter, o mesmo não pode ser dito do seu primo mais novo, Claymates. 

sábado, 19 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 043] TIME SLIP (SNES, 1993) [#496]




Se o jogo de hoje não foi originalmente pensado como "CONTRA III: The Alien Wars, mas com a viagem no tempo", eu como meu chapéu. Não, pensando melhor não. Primeiro porque ninguém usa essa expressão em português, segundo porque o único chapéu que tenho em casa é um boné do Mario empoeirado a mais de cinco anos e isso me mataria se eu o comesse. Claro, eu poderia lava-lo para comer ele, mas suponho que esse não seja o ponto aqui. Em vez disso, vamos apenas dizer que eu ficaria muito surpreso. 

Mas do que eu estava falando mesmo? Ah sim, o jogo de SNES de 1993 da Sales Curve Enterteinmente (atual Square-Enix Europe) e publicado pela Vic Tokay, Time Slip!

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

[SUPER GAME POWER 001] STAR TREK THE NEXT GENERATION: Echoes from the Past (Mega Drive) ou Future's Past (SNES)[#495]


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Não parece para quem olha hoje sem contexto da época, mas Star Trek era uma série muito, muito, muito progressista para sua época. Eu sei que olhando as personagens femininas que só aparecem como elenco de apoio de minissaia sem protagonismo nas histórias, mas para o que dava para fazer na época Gene Rodenberry lutou o que dava para criar um futuro utópico onde a raça humana atingiu tudo que poderia ser.

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 041] YOSHI'S COOKIE (SNES, 1993)[#494]




Depois de sua gloriosa estréia em Super Mario World, Yoshi se tornou um dos personagens mais populares da Nintendo. Tão popular, de fato, que a Nintendo achou que era uma boa oportunidade fazer um puzzlezinho tetris-like para o Nintendinho. nascia assim Yoshi o jogo mais famoso pelo seu inenarravel comercial americano:


Meep, man. Meep. 

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

[SUPER GAME POWER 001] SUPER STREET FIGHTER 2 TURBO (ou Super Street Fighter 2 X, no Japão)[#493]



Bem amigos da Rede Globo, chegamos hoje a uma marca histórica na história desse blog! Isso porque vamos falar hoje do fim de uma era, de nada menos que o último dos "updates" de Street Fighter 2!

Sim, isso porque depois do jogo original a Capcom relançou o arcade com pequenos patches (e as vezes novos lutadores) inúmeras vezes, de forma que além do STREET FIGHTER 2 original tivemos STREET FIGHTER 2: SPECIAL CHAMPION EDITIONSTREET FIGHTER 2 TURBO: Hyper Fighting e SUPER STREET FIGHTER 2: The New Challengers, fechando agora com esse SUPER STREET FIGHTER 2 TURBO.

Essa não é a última versão de Street Fighter 2 ever, entretanto, porque em 2003 a Capcom ainda lançaria HYPER STREET FIGHTER 2: Anniversary Edition, em 2008 foi lançado SUPER STREET FIGHTER 2 TURBO: HD Remix e em 2017 teriamos ULTRA STREET FIGHTER 2: The Final Challengers... então suponho que esse não seja realmente o fim de uma era, apenas um longo intervalo antes da ordena continuar. Uau, Capcom, quantas vezes vocês conseguirão vender o mesmo pelo preço de um lançamento novo?


terça-feira, 15 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 040] PRINCE OF PERSIA 2: The Shadow and the Flame (PC em 1993 e SNES em 1996)[#492]

  

O ano é 2020. Fazem três anos que eu comecei nesta jornada de jogos da Ação Games, três anos desde que eu decidi realizar meu sonho de infancia de jogar todos os joguinhos mil que haviam enssa revista. Porém não foi assim que tudo começou. Não, no começo as coisas eram bem diferentes.

Antes  dos ports ruins de jogos bosta de Amiga e cagadas homéricas da Sega, havia outro tipo de desafio. Na época, meus problemas eram outros e atendiam por um nome e um nome apenas: Jordan Mechner, conhecido pelos amigos mais próximos como "o mal encarnado".

Isso porque logo nos primeiros dias Ação Games, Jordan Mechner puniu a raça humana com dois jogos dolorosamente ruins: Karateka e Prince of Persia. Mas ok, três anos se passaram e de lá para cá eu completamente esqueci do meu antigo arquinemesis.

Capa do jogo para PC


Mal sabia eu que, silenciosamente na calada da noite, meu mais antigo inimigo não havia esquecido de mim. Com seu orgulho ferido, Jordan Mechner tramou em silêncio sua vil vingança contra a minha pessoa.

E essa vingança se deu com fúria e dor na forma de Prince of Persia 2: The Shadow and the Flame.

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

[SUPER GAME POWER 001] OUT TO LUNCH (SNES, 1994)[#491]


Uma coisa rara de acontecer nos videogames, especialmente nos anos 90, é você jogar como o vilão da história. Não dessa vez: você é o mau como um pica-pau, o tinhoso cuja missão é ferrar com a felicidade de inocentes, você é monstro a ser detido. Essa é a premissa desse jogo, e infelizmente é a única coisa memorável a respeito dele.

Nossa história começa com um escandalo internacional, quando se descobriu que o famoso chef Pierre le Chef usava ingredientes vivos e sentientes para suas receitas! Tomates, batatas e pimentões não apenas pensam, como tem sentimentos... mas Pierre, o vil, não se importa com isso e os cozinha gritando diante de seus brotinhos.

domingo, 13 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 042] LITTLE SAMSON (NES, 1993) [#490]




Muitas vezes uma publisher é mais ou menos o equivalente ao produtor de um videogame, dado que muitos jogos são feitos por estúdios microscópicos que não tem dinheiro e/ou o conhecimento para lidar com o marketing, distribuição, tradução (quando necessário), contratos e toda essa parte que não tem como ser feita por um amador. A menos que sua publisher seja particularmente cretina como a Activision ou a Eletronic Arts, é uma coisa que costuma funcionar mais sim do que não.

Mas e quando a publisher não acredita no potencial do jogo que eles estão publicando?



Bem, uma pergunta justa a se fazer seria porque alguém coloca tempo e dinheiro em um jogo que eles não acham que vai dar nada. De fato, essa é uma pergunta que eu não sei responder realmente mas suponho que os camaradas da Taito saibam porque foi exatamente o que eles fizeram. Em 1993 eles se deram ao trabalho de lançar no ocidente o jogo Seirei Densetsu Lickle ... apenas para produzir menos de mil cópias do jogo.

O resultado não é apenas que esse é um jogo que ninguém jogou na época, como hoje esse é um dos jogos mais caros para colecionadores de jogos de NES:

Preço em dolares trumpenses, saiba você
A expressão "jogos obscuros" é usada frequentemente, mas a verdade é que não tem como ser muito mais obscuro do que esse jogo do Sansãozinho. Isso sendo dito, vejamos a respeito do jogo, sim?

sábado, 12 de setembro de 2020

[SUPER GAME POWER 001] THE INCREDIBLE HULK (SNES e Mega Drive, 1994)[#489]


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 Um videojogo de um personagem licenciado nos 16 bits carrega consigo uma única exigencia. Eles precisam fazer apenas uma coisa, uma apenas, e está tudo certo: a sensação de jogar com aquele personagem. Esse é o ponto de venda da coisa toda, é pra isso que compramos o jogo.

Por exemplo, em um jogo do Deadpool eu espero basicamente jogar como o Mercenário Tagarela e se isso for atingido todo o resto é perdoável. Hoje a gente pode se dar ao luxo de esperar algo mais de um jogo do que apenas reproduzir o personagem e só (sim, Spider-Man do PS4, estou olhando pra você), mas nos anos 90... é o que dava para esperar.

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 040] BATTLETOADS & DOUBLE DRAGON (NES, SNES, Mega Drive, 1993)[#488]




Eu aprendi uma coisa essa semana. Quer dizer, eu sempre estou aprendendo coisas, por isso que eu sou muito mais inteligente que você, mas nessa semana em especifico eu aprendi que a humanidade é uma lixeira gigante esperando para destruída por uma rocha espacial de tamanho razoável. Aprendi que o único consolo pela insanidade e pelas atrocidades que cometemos como espécie é o fato de que um dia o sol se expandirá a tal ponto que a superfície do nosso planeta azul esverdeado ferverá toda a vida, apagando qualquer rastro de nossos crimes galáticos. Aprendi que as pessoas são horríveis umas com as outras... não, espera, não é isso, eu isso eu já sabia.

Ah, sim, essa semana eu aprendi que o doloroso Battletoads teve uma continuação do qual ninguém fala. Sabe, eu sempre achei estranho que Battletoads não tivesse uma continuação, apesar de ser um jogo tão imensamente popular. O que acontece aqui é que a Rare percebeu que eles tiraram o bilhete de loteria premiado ao fazer sucesso com um jogo absolutamente hediondo, e eles não fazem a menor ideia de como isso pode ter dado certo. Por garantia, resolveram não abusar da sua sorte.

Porque afinal estamos falando de SAPOSDEBATALHA!