quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

[SUPER NINTENDO] DREAM T.V. (Abril de 1994) [#579]


Se tem um lugar que eu tenho medo de conhecer um dia, é o Canada. Eu sei, você pode estar pensando o que de tão assustador pode ter o Canada, e é justamente esse é o problema. Eu tenho medo que vendo de perto o Canada não seja esse lugar místico onde a raça humana deu certo, e que no dia-a-dia os canadenses sejam apenas humanos cuzões como eu e você. Especialmente você.

E um desses temíveis indicios de que os canadenses são apenas, bem, pessoas é justamente esse jogo da empresa canadense Triffix que tentou aplicar um golpe muito sacana nesse tal de Dream TV. Vamos ver como isso funciona, que vocês vão entender o problema.

A primeira coisa que você vai perceber olhando esse jogo é que "uau, ele é Lost Vikings com telas separadas!". Puta merda, que ideia boa! Olha essas fotos! É Lost Vikings com telas separadas! Cada jogador vai pra um lado da fase, cuida da sua vida, resolve os puzzles, só diversão meu! Po, mas é uma ideia do caralho mesmo! 

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

[SUPER NINTENDO] WHEEL OF FORTUNE DELUXE EDITION (Abril de 1994) [#578]

Eu vou contar um segredo pra vocês: quando eu era criança, eu achava que "Nenhum de Nós" era uma das bandas mais geniais do mundo. Quer dizer, você ouve "Astronauta de Marmore" e não tem como não se encantar com a musicalidade, o ritmo, a composição. A letra é meio... random com frases sem nenhum sentido como "são quatro ciclos no escuro deserto do céu"... mas va lá, o ponto é que não tem como não compor uma música dessas e não ser um verdadeiro e legítimo gênio.


E de fato, Nenhum de Nós fez carreira e fama com essa música que não é nada senão uma obra prima do que um verdadeiro artista é capaz de fazer. Foram muitos e muitos anos até eu descobrir que essa música de fato é uma obra prima de um gênio da música, apenas que o "Nenhum de Nós" não tinha nada haver com isso.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

[ARCADE/SNES] KNIGHTS OF THE ROUND (Novembro de 1991) [#577]



Sabe uma coisa que eu não consigo pegar o porque ainda tem tanto apelo?

AS PESSOAS FICANDO DE PÉ NA FILA PRA EMBARCAR ANTES NO AVIÃO QUE VAI SAIR NA MESMA HORA DE QUALQUER JEITO?

Também. Mas nesse caso em particular eu estava pensando em fantasia medieval. Eu realmente falho em ver não apenas o grande "charme" de uma época sem saneamento básico, depilação, as mulheres eram literalmente um móvel da casa para fins legais e sociaos, e qualquer grupo de três bactérias já faziam você passar meses apodrecendo vivo antes de morrer aos 20 anos de idade. Não é um período romantico, se você quer saber a minha opinião.

E nesse contexto, eu sei que é um staple da fantasia a figura mágica messianica do rei que sozinho é responsavel por tudo que dá de certo ou errado em um reino, mas a verdade é que ser brasileiro te torna bem cínico a essas coisas. Um rei é um cara que manda porque ele força para isso, e só. Eu entendo que acreditar que "é o representante do povo" ou "o rei é um ser sagrado escolhido de Deus" é uma forma de fazer a pilula mais fácil de engolir, mas no fim se resume a "manda quem pode, obedece quem tem juízo".

E como dá para deduzir, eu não sou exatamente o maior fã do Rei Arthur.

domingo, 6 de dezembro de 2020

[PC] SAM & MAX: Hit the Road (Novembro de 1993)[#576]



Em 1994, a Lucas Arts estava toda e não estava prosa. Não que eu faça ideia do que isso significa, mas eu gosto dessa expressão de qualquer jeito. O que eu quero dizer é que enquanto sua competição com a Sierra no genero dos Point’n Clicks era ferrenha no mercado dos nerds chatos de computador que adoram dizer coisas com “mas tecnicamente...” e fazer um discurso de três páginas sobre porque Star Trek contém ciência de verdade, para com o público mais casual que só queria um jogo para se divertir essa competição sequer existia.

 Os jogos da Lucas Arts eram coloridos, engraçados, faceis de jogar e o jogo não te punia a cada clique (tipo ter que começar o jogo todo de novo porque a três horas atrás você esqueceu de clicar no pixel 428A antes de avançar de tela), enquanto os da Sierra tinham um visual lavado e eram impossíveis de serem jogados a menos que você fosse esse cara:


 Ergo, a Lucas Arts estava num strike de sucesso inacreditável. Tão a frente da sua concorrente que, inevitavelmente, isso os levou a fazerem o seu pior jogo até então porque no fim o que realmente te mata é ela, a arrowgansia!

 Mas vamos começar do começo...

sábado, 5 de dezembro de 2020

[SUPER NINTENDO] LEGEND (Abril de 1994)[#575]

Quando você na capa um de nossos protagonistas tentando entender porque um quilo de algodão não pesa mais do que um quilo de chumbo com toda força do seu cerebelo, você sabe que estamos prestes a embarcar em algo especial

Eis um fato curioso para você: você está assistindo uma aula ou palestra e começa a ficar com sono. Mas por que? Bem, os cientistas descobriram porque a gente tem vontade de dormir quando está entediado. Isso acontece por conta de uma parte da atividade ligada à motivação e ao prazer, chamada de núcleo accumbens, que os pesquisadores descobriram que também afetam nossa vontade de dormir. Quanto mais interessado você está, mais ativo o núcleo accumbens está e isso impede o processo quimico que te faz ter sono.

E por que eu estou dizendo isso? Bem, porque esse é o nível de atividade do seu núcleo accumbens jogando Legend:


Mas vamos começar do começo.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

[SEGA CD/CD] THE LAWNMOWER MAN (Agosto de 1994)[#574]


 

Como dizer que um filme é objetivamente, indiscutivelmente ruim? Quer dizer, isso pode ser feito? Existe tal valor a ser julgado em algo subjetivo como a arte? É possível fazer tal afirmação

EU NÃO ACHO QUE ISSO SEJA POSSÍVEL. É A APENAS SUBJETIVO DEMAIS, COM VARIAVEIS DEMAIS PARA SE PODER AFIRMAR CATEGORICMENTE QUE UM FILME É RUIM.

Pode ser, Jorge, mas e SE, veja bem, e SE um filme fosse tão ruim, mas tão ruim que esse filme fosse baseado em um conto e o autor do contro ENTROU NA JUSTIÇA para ter o seu nome desassociado desse filme?

OH BOY...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

[SNES/MEGA DRIVE] THE PIRATES OF DARK WATER (Maio de 1994)[#573]


David Kirschner é um homem... criativo. Durante os anos 80 ele fez fama como roteirista daquele que é um dos longas animados não-Disney mais famosos da decada: “Fievel, um conto americano” que conta a história de uma família de imigrantes europeus que vão tentar a sorte na “terra das oportunidades” no começo do século... só que essa família são de ratos antropomorfizados, o que significa...

EU SEI, EU SEI EXATAMENTE O QUE SIGNIFICA, VOCÊ NÃO PRECIS...

Tanya Mousekweitz, para o caso de você precisar de furries polonesas para um trabalho de escola

QUEM É QUE PRECISA DISSO? EU DISSE QUE NÃO PRECISAVA! SÉRIO, ESTÁ CADA DIA MAIS DIFICIL...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

[SUPER NINTENDO] SONIC BLAST MAN 2 (Março de 1994)[#572]


Hoje é dia de Sonic, mas não qualquer Sonic e definitivamente não aquele Sonic que é um raio azul que vai de norte a sul! Estamos falando de um Sonic que é um homem, mais precisamente um Blast-Homem! Sim, é ele, o único, o inexpugnável, o inesquecível... SONIC BLAST HOMEM! Mais conhecido como aquele que absolutamente ninguém lembra mesmo que tivesse uma arma apontada para a cabeça!

Com esse jogo tendo o número dois no título, você provavelmente pode imaginar que que Sonic Blast Man II é uma sequência e sim, de fato, a franquia tem uma longa e confusa história que consiste em dois outros jogos bem diferentes entre si. 

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

[MEGA DRIVE] COLUMNS 3: The Revenge of the Columns (Outubro de 1993) [#571]


Na década de 20, a atenção do mundo foi tomada por um frenesi cultural como nunca havia sido conhecido antes: a descoberta da tumba do Rei Tutancamon - o único dos grandes faraós do Egito cuja tumba jamais tinha sido encontrada até então. Essa não foi uma expedição qualquer, entretanto, já que para financiar a escavação, preservação e catalogação das riquezas da tumba, lorde Carnarvon assinou um contrato de exclusividade com o jornal The Times, concedendo ao periódico o direito de publicar em primeira mão notícias e fotografias sobre o que fosse encontrado. 

Assim, era a primeira vez que arqueologia tinha cobertura da imprensa como um grande acontecimento pop, com direito a paparazzi, fofocas e a porra toda. Não pouco surpreendentemente, toda a coisa da “maldição da tumba perdida do faraó” se tornou um grande elemento da cultura pop e mesmo quem não faz a menor ideia do que foi essa expedição ou de quem foi Tutancamon já ouviu falar de múmias tanto quanto de vampiros ou lobisomens.

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

[SUPER NINTENDO] THE PEACE KEEPERS (ou "Rushing Beat Shura" no Japão)[#570]


To de olho nessa propaganda enganosa de dar a entender que você pode jogar a campanha com quatro jogadores, como se fosse num arcade. Na verdade o modo para 4 jogadores só funciona no modo versus

Bem amigos do C de Super Ação Gamers Power, conforme a quarta geração de videogames vai caminhando para o seu ocaso começam as despedidas de séries que acompanhamos nascerem aqui. E de todas as séries de jogos estilo beat'm up, talvez nenhuma seja mais obscura do que a veremos seu último capítulo aqui, a trilogia Rushing Beat.

E eu quero dizer obscura mesmo, se você conhecer apenas a versão ocidental dos jogos sequer vai saber que eles vão saber que fazem parte da mesma série!