sexta-feira, 21 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 057] MICKEY'S ULTIMATE CHALLENGE (SNES e Mega Drive, 1994)[#467]


Embora a matéria da Ação Games seja só da versão para Super Nintendo e Mega Drive, esse jogo também saiu mais tarde para Game Gear, Nintendinho, Master System e Game Boy. A capa de todas as versões tem a mesma ilutstração, então estou colocando a de Master System porque é que a tem texto em português e eu tenho como política pessoal sempre prestigiar a Torquato Tapajós, a estrada da vida.
Se não fosse por aquele infeliz acidente de percurso usando um chapéu azul espetado que atende pelo nome de FANTASIA, as aventuras do Mickey Mouse podem ser consideradas sempre sólidos jogos de plataforma - porque como todos sabem, a Disney leva muito a sério o uso dos seus produtos licenciados.

Os jogos da série "os Ilusion" (CASTLE OF ILLUSIONWORLD OF ILLUSION STARING MICKEY MOUSE AND DONALD DUCK  LAND OF ILLUSION STARRING MICKEY MOUSE)  são todos muito bons, e os jogos do Mickey para os consoles da Nintendo também não fazem feio: MAGICAL QUEST STARING MICKEY MOUSE é perfeitamente funcional e MAGICAL QUEST STARING MICKEY MOUSE é... bom, é um jogo educativo, então isso é ok? ... eu acho?

Nosso protagonista adormece e acorda (ou sonha que está) em um mundo de conto de fadas. Agora, se Minnie tivesse lido uns doujinshi antes de dormir, esse teria sido um jogo bem mais interessante...
Então sabe o que nós precisamos agora? Não, sabe o que nós EXIGIMOS a este ponto? Um jogo que realmente desafie a todos Mickeymaniacos ao seu último limite! Um jogo que separe os verdadeiros Mickeyros dos comedores de quiche! Um jogo que seja um DESAFIO DEFINITIVO do Mickey!

Por isso quando eu vejo um jogo que tem a coragem, não a OUSADIA  de se chamar MICKEY'S ULTIMATE CHALLENGE tenho certeza que esse será um jogo pesado, intenso e definidor de carater, afinal eles não usariam um nome intenso como ULTIMATE CHALLENGE em um jogo que não seja um ULTIMA CHALLENGE, certo?

... certo?


Hã? Como é que é produção? Mickey's Ultimate Challenge... na verdade é uma coleção de 5 minigames?


MAS QUE PORRA É ESSA?!

Sério, quem foi o sacripanta energumeno filho de uma peidorreira que decidiu chamar uma coleção de minigames de ULTIMATE CHALLENGE?! Eu me pergunto quantas crianças compraram ou alugaram o jogo com base nesse título, como alguém que tinha as locações contadas na unha posso afirmar que isso é uma puta falta de sacanagem!

Aff, esses cara são foda mesmo... mas deixando essa pachorrice de lado, bem... o jogo não tem quase nenhum minigame original, todos são variações de joguinhos já bem manjados ou apenas plenamente básicos.

Ah, e a proposito você pode jogar com o Mickey ou a Minnie. Então te mentiram duas vezes, não é necessariamente O DESAFIO DEFINITIVO DO MICKEY. Este jogo não é nada senão mentiras e enganação.



HORÁCIO: Em primeiro lugar... excuse-me what the fuck? Horácio é talvez o personagem menos aproveitado da história da Disney, porque eu não consigo lembrar de um único filme, animação ou hentão na internet que tenha esse cara como protagonista. 

Com efeito, eu estou surpreso que eu sequer saiba o nome dele. Se eu não me engano é por causa das revistinhas do Mickey... alias sabia que nas HQs dele o Mickey é um detetive super serious business? Eu diria que isso é estranho como personalidade do Mickey, mas então eu lembrei que ele não realmente tem uma.


De qualquer forma, o minigame do Horacio é o seguinte: vão passando livros na tela e você precisa pisar nos livros que tem letras em ordem alfabética. Não existe nenhuma penalidade por pisar fora de ordem, apenas não acontece nada. Então caso você não conheça o alfabeto, pode ir apenas pulando até passar de fase.

Se bem se esse é o caso, então você não leu esse último paragrafo. Ou paragrafo algum. Eu diria para você aprender a ler antes de jogar videogames, mas você não vai ler isso também. Não sei porque eu continuo escrevendo isso.

DONALD: o minigame do pato pistola de bunda gorda não é nada pistola: é um tipo de sokoban, aquele puzzle em que você tem que empurrar os objetos até uma area do mapa sem se trancar.


Como dá pra ver, não é algo que você leve mais do que dois minutos para resolver. Eu não sei vocês, mas definitivamente não estou me sentindo ULTIMATE CHALLENGEADO. Apenas uma sensação.

MARGARIDA: em uma época que ainda não eistia a internet para shippar a Minnie e a Margarida... isso nunca me impediu na época e certamente não me impedirá agora! De qualquer forma, o desafio proposto pela Margarida é bem menos dificil do que não ter pensamentos pouco cristãos envolvendo uma rata e uma pata antropormoficas, já que é apenas um jogo da memória...


... com um número infinito de tentativas. E sem limite de tempo. Mais uma vez eu preciso insistir que não estou me sentindo ULTIMATE CHALLENGEADO. Sério, o que mais vai ter nesse jogo? Um simmon say de repetir uma sequencia de botões?

HUGUINHO, ZEZINHO E LUIZINHO:


... eu e minha boca grande...

PATETA: O último puzzle principal do game é o mais interessante até aqui... o que não é dizer tanta coisa assim, também. De qualquer forma, a coisa é que o Pateta te dá quatro simbolos e você pode coloca-los em qualquer ordem. Então no fim da sequencia o Pateta te diz quantos você acertou - mas não quais. 

Com essa informação você tem um numero limitado de tentativas para deduzir qual é a sequencia correta.


Embora o jogo não tenha inventado esse puzzle, ao menos é o único em que existe algum desafio real: se você esgotar suas tentativas precisa começar de novo. Tá, ok, não é algo que se diga "minha nooooossa é o Dark Souls dos puzzles", mas pelo menos tem ALGUMA consequencia e não dá pra ficar só chutando até você passar.

Quando a gente tem que comemorar esse como o ponto alto do jogo, é porque a coisa tá feia mermão...

GIGANTE NO PÉ DE FEIJÃO: depois de resolver todos os ULTIMATE CHALLENGE, Mickey ou Minnie então vão ao final e desafiador enigma desta terra mágica de tirar 60 dolares de crianças sem fazer nenhum real esforço. Porque é claro que o jogo não poderia terminar sem o mais nefasto, hediondo e nepomuceno puzzle que eu jurei combater até o fim dos meus dias: slidding pieces.

Porque é claro que tinha que ser isso, sempre é essa merda, toda vez tem que ser essa merda de puzzle que eu odeio!


E esse foi o DESAFIO DEFINITIVO DO MICKEY, embora eu deva me confessar um tanto confuso a respeito de que desafio estamos falando aqui. Como tirar 60 dolares de criança com o minimo esforço possível?


Se talvez esse jogo tivesse mais jogos e alguns competitivos para virar um party game... eu sei lá, esse jogo teria que ter um tantinho mais de esforço para ser bom do que os seus desenvolvedores estavam interessados em praticar. Por esse preço é mais negócio comprar uma pilha de revistinhas do Mickey e resolver os passatempos que vinham no meio da revista. Muito mais negócio, vai por mim.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 057


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 002