quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

[SUPER NINTENDO] DREAM T.V. (Abril de 1994) [#579]


Se tem um lugar que eu tenho medo de conhecer um dia, é o Canada. Eu sei, você pode estar pensando o que de tão assustador pode ter o Canada, e é justamente esse é o problema. Eu tenho medo que vendo de perto o Canada não seja esse lugar místico onde a raça humana deu certo, e que no dia-a-dia os canadenses sejam apenas humanos cuzões como eu e você. Especialmente você.

E um desses temíveis indicios de que os canadenses são apenas, bem, pessoas é justamente esse jogo da empresa canadense Triffix que tentou aplicar um golpe muito sacana nesse tal de Dream TV. Vamos ver como isso funciona, que vocês vão entender o problema.

A primeira coisa que você vai perceber olhando esse jogo é que "uau, ele é Lost Vikings com telas separadas!". Puta merda, que ideia boa! Olha essas fotos! É Lost Vikings com telas separadas! Cada jogador vai pra um lado da fase, cuida da sua vida, resolve os puzzles, só diversão meu! Po, mas é uma ideia do caralho mesmo! 


Tá, verdade que o jogo da Blizzard ainda tem a vantagem de que cada viking tem habilidades diferentes e você precisa combinar elas para avançar, o que é bem legal, enquanto aqui os dois personagens são exatamente iguais. Mas tudo bem, ainda sim é exploração de fases com dois jogadores separados! Aí sim vi valor!

Não tem como não ficar pilhado vendo as fotos disso na contracapa do jogo ou nas revistas da época!

Olha essas imagens com tela dividida, 1-2 player cooperative Action!

Na verdade esse jogo da canadense Triffix parece realmente incrível, porque jogo de plataforma com tela dividida é um antigo sonho dos gamemaníacos. Sonic 2 é um jogo cooperativo mas que a tela não divide porque a Sega não conseguiu fazer isso funcionar no Mega Drive.  The Lost Vikings é um jogo para 2 (ou três) jogadores que a tela não divide porque a Blizzard não conseguiu fazer isso funcionar no Super Nintendo. E assim muitos, muitos outros exemplos, entre eles nomes pesos pesados dos games, ninguém conseguiu fazer o que a Triffix fez nesse joguim!

É realmente espetacular, mas... como eles conseguiram atingir o Calice Sagrado do jogo de plataforma cooperativo onde todos mais falharam?



Então... eles não fizeram. Simples assim. Mais especificamente, eles fizeram o jogo exatamente para PARECER que você pode fazer o que nenhum jogo de plataforma jamais conseguiu fazer até então. Vendo as fotos nas revistas, vendo a capa do jogo, você vai PENSAR que esse é um jogo coop com tela dividida... quando ele não é. Ele é singleplayer apenas.

MAS... ESTÁ ESCRITO NA CAIXA DO JOGO QUE É PARA 1-2 PLAYER!

Sim, exatamente isso. Player, no singular. O mais perto que eu posso assumir, tendo jogado o jogo, é uqe eles querem dizer é que um jogador controla dois bonecos.

QUEM É QUE ESCREVE DESSE JEITO?

Quem quer que o jogador pense que isso é para dois jogadores. É isso, esse é o golpe e você, pequena criança dos anos 90, caiu nele. Porque era uma época sem internet então ninguem via gameplay de nada e as unicas fontes de informação eram o boca-a-boca das locadoras e e as revistas de games que, convenhamos, não eram tão bem escritas assim.



Verdade que o boca-a-boca acabou impedindo um estrago maior, mas definitivamente isso não impediu a Triffix de aplicar um dos golpes mais safados da história dos videogames. Então Dream TV é isso, você tem dois personagens com tela dividida e alterna entre eles usando L ou R. Como dá para imaginar, existem alguns puzzles que precisa coordernar os dois personagens - como usar gangorras ou ativar switches. É possível ainda usar Select para operar com tela cheia ao invés de tela dividida, o que realmente não existe nenhum motivo pelo qual você não estaria jogando com tela cheia. 

O jogo em si, não é horrível, apenas é terrivelmente básico. Você precisa coletar 9 itens em cada fase para avançar e alguns precisam da resolução de pequenos puzzles. O pulo é meio ruim, mas não é o fim do mundo em um jogo que se foca no puzzle mais do que na ação.

Tendo um nome como "Dream TV", você também poderia esperar que o jogo tenha uma história louca ou algo do tipo, mas a verdade é que ... não, não tem. Seus personagens são  gamemaniacos que recebem um cartucho misterioso pelo correio, e ao jogar ele ficam preso nesse jogo em que derrotar os desafios de um inimigo chamado "O Critico", cuja característica mais marcante é o poder de falar coisas óbvias  lentamente. E eu quero dizer bem lentamente mesmo...


Então, é isso. Em condições normais de temperatura e pressão, Dream TV seria um clone de Lost Vikings okay-ish, mas com o golpe safado de marketing que eles tentaram  aplicar, aí fica dificil deixar passar. Nas celebres palavras do grande filosofo moderno, Ninja Jiraya sucessor de Togakuri, "não o perdoo!". Triffix, você é uma vergonha para o bom e idilico nome canadense.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 061