quarta-feira, 24 de março de 2021

[SNES] ANIMANIACS (Novembro de 1994) [#662]

Eu já comentei aqui algumas vezes, já que videogames e cartoons dos anos 90 são tão intimamente ligados, que a passagem dos anos 80 para os 90 trouxe uma série de mudanças a própria forma de pensar cartoons. Essa mudança de paradigma deu uma liberdade enorme a pessoas que você definitivamente não pode dar liberdade, como John Kricfalusi e seu doentio THE REN & STIMPY SHOW, mas por outro lado deu também espaço para gente talentosa que queria poder expandir os cartoons sem avacalhar com a porra toda.

Nesse aspecto, TINY TOON foi uma das primeiras tentativas de fazer um cartoon um passo além, algo que equilibrasse sensibilidade artistica, comédia pastelão e programação infantil. Teve sucesso? Err, você consegue ver um brilhareco aqui e ali, mas majoritariamente os escritores bateram muita cabeça com o estúdio porque a concepção conservadora americana de "para crianças" significa "para crianças em idade pré-escolar", então o cartoon teve que jogar muito mais seguro do que a equipe envolvida gostaria que fosse.

terça-feira, 23 de março de 2021

[SNES] BONKERS (Outubro de 1994) [#661]



Diferente do que acontece no Brasil, os canais americanos fazem apenas uma pequena parte da programação exibido em sua programação, especialmente telejornais. O resto da programação, especialmente séries, é adquirido diretamente de estúdios independentes. Por exemplo, Buffy foi na verdade feito pela Mutant Enemy Productions que pertence ao Joss Whedon, e então vendido para a Fox (na verdade a Fox compra o pitch meeting e então banca a produção, mas vc entendeu a ideia).

Na maior parte das vezes tais contratos são exclusivos; ou seja, uma produção pode ser exibida apenas em um canal. Mas nem sempre. É aqui que entra uma coisa chamada modelo de Syndication. Quando está em syndication uma série pode ser vendida para qualquer canal, as vezes passando em dois canais diferentes ao mesmo tempo.

Algumas séries eram feitas pensando diretamente ser feitas para serem syndication (como STAR TREK THE NEXT GENERATION que passou em vários canais diferentes ao mesmo tempo), mas a maioria ia pra syndication depois que a emissora original não tinha mais interesse nela. Por exemplo, a Fox vende as temporadas antigas para outras emissoras pra fazer uma grana extra com algo que não importa mais pra eles.

segunda-feira, 22 de março de 2021

[SNES/MD] AERO THE ACRO-BAT 2 (Abril de 1994) [#660]

Não. Apenas não. Vocês tem que estar de sacanagem comigo, mas só pode ser putaria para com a minha pessoa. Quer dizer, Aero The Acro-Bat  2? DOIS?

Olha caras da Sunsoft, eu realmente entendo, vocês fizeram uma piada prassódia e (sabe-se lá pq) tem muito orgulho dela. Eu entendi, é um bat acrobata, um Acro-Bat, saquei, sério. Só que isso realmente devia ter parado aí, alguém fez uma piada de tiozão no brainstorm, todo mundo dá um sorriso amarelo e vida que segue. Mas não, os caras foram e fizeram o jogo. E é claro que é um jogo bosta e lixoso, é óbvio que tem que ser! 

E como se não fosse o suficiente terem feito AERO THE ACRO-BAT só pra usar seu trocadilho infame, aí eles vão e fazem outro! OUTRO!?! Caras, o suficiente é o suficiente! Mas okay, vamos lá então né...

domingo, 21 de março de 2021

[SNES] MR. NUTZ (Novembro de 1993) [#659]


Novo dia, novo jogo! Que dia mais feliz! Vamos ver que fabulosas e espetaculares aventuras nos aguardam nesta empreitad...


É, okay. Esse jogo é uma merda, falou galera, até o próximo jogo!

CALMA, VOCÊ TEM QUE DAR UMA CHANCE AO JOGO! TALVEZ NÃO SEJA TÃO RUIM ASSIM... DESSA VEZ!

Ai... suponho que sim, Jorge. Okay, vamos lá, deixa eu ler um pouco a respeito desse jogo talvez ele não seja TÃO ruim assim...


É isso, to dando o fora. Te vira aí, Jorge, larguei!

NÃO, ESPERA, VOLTA AQUI... SE TU FIZER ESSE REVIEW EU PROMETO DEIXAR PASSAR SEUS, HÃ, GOSTOS PECULIARES ...

Nah, não estou tão desesperado assim.

VOCÊ REALMENTE NÃO ME DEIXA ESCOLHA...


Jorge, por favor. Você realmente acha que eu sou tão fácil de manipular assim? Você realmente deveria me conhecer melh...



Pensando bem, acho que eu vou ficar por aqui mesmo. Eu tenho um compromisso ético e moral com esse blog, afinal.

sábado, 20 de março de 2021

[MD] GENERATIONS LOST (Dezembro de 1994) [#658]


Eu sei que normalmente eu começo o texto com a capa do jogo, mas antes de mostrar a capa de hoje eu queria ter uma conversa com vocês. Sabe, uma das coisas que mais me constrange sobre os anos 90 é sobre o quão abertamente homofóbicas as coisas eram. Não que o problema tenha sido resolvido hoje, mas nem de perto era a abominação que eram os anos 90 quando insinuar que alguém era homossexual como piada (ou seja, como se tivesse algo errado e vergonhoso nisso) era algo que rolava comumente na TV aberta.

Como eu disse, o problema não foi inteiramente sanado mas pelo menos ninguém minimamente civilizado faz mais essas coisas a níveis institucionais desse tamanho (eu disse civilizado, a Record e a Rede TV não contam). Agora o engraçado disso é que mais frequentemente sim do que não as capas americanas do jogo estavam tão preocupadas, tão preocupadas em não parecer "coisa de frutinha" que colocavam o machão mais machozo que eles conseguiam pensar pra mostrar que seu jogo era macho pra caralho. O que significava um homão da porra mostrando o peitoral malhado, com sua barba rústica por fazer e besuntado em suor viril.

Considerando o objetivo dos criadores de tais capas, tenho certeza que você é esperto o suficiente para perceber a ironia aqui. Mas bem, porque eu estou falando disso? Ora, porque Generation Lost tem a capa mais machona machante machovisca que eu já vi na minha vida. Tenho certeza que a intenção dos criadores era urrar "aqui não é jogo de bichinhas (argh), aqui é jogo de homem (duplo argh) porra!", mas veja essa capa e me diga para qual publico parece que esse jogo se destina:

sexta-feira, 19 de março de 2021

[SNES/MD] SHAQ FU (Outubro de 1994) [#657]



Se você perguntar a um gamemaníaco qual é o pior jogo de todos os tempos, alguns nomes surgirão unanimente de imediato: ET do Atari, Bubsy 3D do PS1, Sonic 2006 do XBOX 360/PS3, Daikatana do PC e, é claro, Shaq Fu do Super Nintendo/Mega Drive. Isso é algo tão estabelecido na cultura gamer que esses jogos são recitados muitas vezes por pessoas que nunca jogaram esses jogos, ou no máximo jogaram para "provar que são ruins mesmo" sem dar uma chance a eles. 

Não é o que fazemos aqui. Em primeiro lugar porque eu estou cagando pra opinião de vocês, então eu não tenho que provar nada - muito menos que um jogo é ruim. Segundo que mesmo que eu quisesse fazer isso, bem, eu já tenho uma lista de 165 jogos que não são nada senão sofrimento e dor. SOFRIMENTO. E DOR. 

Então eis o que faremos aqui: vamos responder a fatídica questão se Sesses jogos merecem realmente toda infamia a eles destinada, tendo como convidado de (dubitavel) honra... SHAQ FU!

quinta-feira, 18 de março de 2021

[SNES] CLAYFIGHTER 2: Judgement Clay (Janeiro de 1995) [#656]


Se você está procurando franquias de jogos de luta esquecidas que provavelmente deveriam permanecer esquecidas, é difícil pensar um nome mais adequado que ClayFighter. A série tem algum valor devido à sua direção de arte única, que usou fotos digitalizadas para os personagens como em Mortal Kombat, mas ao invés de fotos de pessoas usou bonecos de animação em argila. O que é muito, muito mais trabalhoso do que mandar um mané aleatório colocar uma fantasia de Halloween (sim, WAY OF THE WARRIOR, estou olhando pra vc) e merece ser aplaudido pelo esforço.

Mas tire esse atributo e uma coisa fica clara: ClayFighter é muito esquecível enquanto jogo. E ClayFighter 2: Judgment Clay - uma paródia não tão esforçada assim de Terminator 2: Judgment Day - pode não ser o pior jogo da série, mas faz um bom trabalho em resumir suas muitas deficiências.

quarta-feira, 17 de março de 2021

[SNES] DRAGON BALL Z: SUPER BUTOUDEN 3 (Setembro de 1994) [#655]


Então, Dragon Ball Z 3 para Super Nintendo e eu vou ser bem direto com vocês: esse jogo é basicamente um patch de DRAGON BALL Z: SUPER BUTOUDEN 2. Alguns personagens foram trocados, o modo história foi pro espaço e agora é só torneiozinho versus sem cutscenes.

Ou seja, é um cash-in barato feito de qualquer jeito because money. Como não tem realmente muito o que falar, porque esse jogo é realmente DRAGON BALL Z: SUPER BUTOUDEN 2 versão 2.01 eu vou fazer algo bem mais interessante: vou postar aqui um texto que eu traduzi em mil oitocentos e antigamente que eu achei jogado por aqui. Com certeza é algo mais interessante do que apenas encher linguiça aqui. Dito isso, vamos aos trabalhos!

terça-feira, 16 de março de 2021

[SNES] KID KLOWN In CRAZY CHASE (Setembro de 1994) [#654]



No jogo de hoje vamos dar uma olhada em Kid Klown em Crazy Chase, o segundo na tetralogia Kid Klown da Kemco. O que é interessante porque de alguma forma eu faço uma ideia de que essa franquia existe, mas tenho certeza absoluta que nunca joguei, li ou assisti nada a respeito de nenhum jogo do menino palhaço. Como esse conhecimento de jogos com palhaços como protagonistas chegou até o meu cérebro? Talvez eu seja mesmo o chosen one dos videogames.

Tenho que admitir que não sou um grande fã de palhaços, mas eu realmente gostei da fonte utilizada e da escolha de cores nesse jogo. Acho que é um dos logos mais bonitos que eu já vi em um jogo de SNES, então adoro essa tela de título, se a direção de arte é indicativo de alguma coisa creio que podemos ter alguma esperança pra esse jogo.

... se bem que não tenho tanta certeza a respeito de "a perseguição mais louca NA SUA CARA ever". Hã, okay...

segunda-feira, 15 de março de 2021

[PC] DOOM 2: Hell on Earth (Novembro de 1994) [#653]


Então, Doom 2: Inferno na Terra. Tenho que dizer que eu estava bastante ansioso por esse jogo, já que Doom é um dos mais importantes (e melhores) jogos dos anos 90. Então agora imagine Doom em ambientes urbanos, não é algo realmente legal? Eu acho de um potencial enorme! Agora vai!

Nossa história segue o seguinte: a humanidade encontrou ruínas alieniginas em Marte e resolveu fuxicar nisso - apenas para descobrir que era um portal para o Inferno. O que nossas (nossas?) inteligentsia viram uma excelente oportunidade aí em usar o Inferno como fonte de energia infinita. O que possivelmente poderia dar errado, né?