terça-feira, 16 de março de 2021

[SNES] KID KLOWN In CRAZY CHASE (Setembro de 1994) [#654]



No jogo de hoje vamos dar uma olhada em Kid Klown em Crazy Chase, o segundo na tetralogia Kid Klown da Kemco. O que é interessante porque de alguma forma eu faço uma ideia de que essa franquia existe, mas tenho certeza absoluta que nunca joguei, li ou assisti nada a respeito de nenhum jogo do menino palhaço. Como esse conhecimento de jogos com palhaços como protagonistas chegou até o meu cérebro? Talvez eu seja mesmo o chosen one dos videogames.

Tenho que admitir que não sou um grande fã de palhaços, mas eu realmente gostei da fonte utilizada e da escolha de cores nesse jogo. Acho que é um dos logos mais bonitos que eu já vi em um jogo de SNES, então adoro essa tela de título, se a direção de arte é indicativo de alguma coisa creio que podemos ter alguma esperança pra esse jogo.

... se bem que não tenho tanta certeza a respeito de "a perseguição mais louca NA SUA CARA ever". Hã, okay...


Hã, um planeta inteiro de palhaços governado por uma familia real de palhações. Acho que esse é o primeiro jogo que eu jogo que se passa no Brasil, olha só. Mas verdade seja dita, eu já joguei muitos jogos sobre resgatar uma princesa, mas é a primeira vez que eu tenho que resgatar uma princesa com nariz de palhaço.

Essa princesa me lembra a Geninha de CHIP'N DALE RESCUE RANGERS. Ela tem um certo ar de ratinha antropomórfica. Apenas com orelhas melhores e esse teria sido um dos maiores jogos de todos os tempos, eu te digo. Ainda sim é uma princesa bem bonitinha. 

E o Blackjack tem um navio pirata em forma de baleia, o que é cool. Se o jogo usar essa qualidade de design e arte realmente pode dar certo. 


O rei tem seu próprio plano de resgate, entretanto, enviando Kid Klown em uma missão para deter o vilão pirata punk. Tem que ser uma missão solo, já que ele é o único Klown desajeitado o suficiente para o trabalho, aparentemente. Ele está apostando que o fator Jar-Jar Binks lhe dara uma vantagem sobre palhaços mais competentes.

É um plano de resgate ousado, ainda que não necessariamente eficiente.


 Bem, ao contrário do esperado nosso herói parece levar bem a sério sua missão. Embora eu tenho minhas dúvidas do quão intimidadora é a frase "or face the wrath of Kid Klown". Uau, você vai fazer o que? Estacionar um fusquinha e tirar 28 outros palhaços de dentro dele?


Oh wow wow wow podemos tirar um momento para apreciar que se não tivesse apertado o botão errado, nosso herói teria disparado o De-stabilizar Laser Beam Demolisher Ray na princesa que ele supostamente deveria resgatar? Sabe, realmente desconfio que Star Wars é o único lugar onde mandar o Jar Jar Binks numa missão de resgate não vai acabar em tragédia.

Mas bem,  nave de nosso herói (nosso?) caiu e agora começa sua verdadeira jornada para resgar a princesa almost-furrie. Também conhecido como jogar o jogo.


Blackjack de alguma forma já tinha tudo esquematizado, porque plantou uma bomba bomba nesta ponte que parece realmente insegura. Pelo que eu posso deduzir, ele está planejando explodir a ponte para bloquear o caminho de Kid Klown e impedi-lo de resgatar a princesa. A princesa que está atualmente em uma nave espacial em órbita. E por algum motivo ele precisa de um pavio de 8km para isso. Tenho certeza que fará mais sentido mais tarde.

... quem eu estou querendo enganar? Eu conheço meus 16 bits, se tiver uma explicação pra isso eu mudo meu nome pra Emiliano Barbosa Quincas de Oliveira.


Jogando o Menino Palhaço em busca da princesa semi-furrie, você vai notar duas coisas imediatamente. A primeira é muito boa: esse jogo é realmente bonito. Muito bem animado, não só tudo é muito bonito como eles desenharam animações para todos os obstáculos que você vai encontrar no caminho, e frequentemente são animações muito bonitas:


A outra coisa que você vai notar de imediato é que, bem, PUTA QUE PARIU COMO EU ODEIO ESSE MENINO-PALHAÇO!

Como você pode imaginar, o objetivo de cada fase é chegar até o final antes do pavio então nosso Kid Clown move suas pernas loucas ladeira abaixo ou sempre algo nesse sentido. Não muito diferente de PEPSIMAAAAAAAAAAAANNNNN ou algumas fases de Crash Bandicoot. Os comandos são até curiosos: você segura para baixo para acelerar e para cima para frear.

O primeiro problema é que o jogo tem essa perspectiva isométrica, de modo que a camera na diagonal não é a melhor coisa do mundo para determinar onde seu personagem está. Sim, verdade que dá pra se orientar pela sombra, mas qual é, você realmente está me dizendo que eu deveria ignorar o jogo inteiro e jogar pela bolinha da sombra especialmente quando tem um bazilhão de coisas na tela e você não tem muito tempo a perder? "Meio" ruim.

Você tem que pular duas barreiras de chamas com um hit detection meio zoado e ainda cai pedras do céu em você que, se já não fossem overkill o suficiente, ainda escondem a sua sombra

E você saber onde você está não é apenas útil, é uma ferramenta vital nesse jogo pelo motivo que não basta chegar até a parte de baixo da tela antes da bomba, você ainda tem que pegar quatro naipes toda fase e eles são super fáceis de perder.


Se você perder apenas um único desses balões de naipes, ao chegar ao final da fase você simplesmente é mandado fazer a fase de novo do começo. Pelo menos os naipes que você já pegou são salvos, então você só precisa pegar o que faltou. Mas ainda sim é um saco porque você vai ter que refazer a fase as vezes duas, três, até mais vezes pra pegar um naipe que faltou já que, como eu disse, a visão de angulo torna fácil perder eles


Ah come fucking on! Porém isso nem a coisa que mais me irrita nesse jogo. Essa glória vai para o fato que tudo, e eu quero dizer TUDO MESMO interrompe o nosso patetinha. E puta merda, eu to falando de qualquer porcaria na tela!

Tipo arbustos...


... uma lata de Coca-cola...


... meu deus, o quão pateta vc tem que ser para cair DENTRO  de uma lata de Coca-Cola... 


... e uma poça d'água, uma porcaria de poça d´água! Meu deus, vc realmente precisa parar esse tempo todo por ter pisado numa poça d'água. Ah qualé seu projeto de Jar Jar Binks, é a porcaria de uma poça d'água!

Vê, esse é o problema com esse jogo: ele é realmente bonito, a música é agradavel, as animações foram feitas com carinho, mas ele tem tantas, tantas coisas irritantes nele que argh, eu me sinto quase jogando SONIC THE HEDGEHOG nesse arranca e para arranca e para arranca e para, faz a fase de novo e tem só uma chance de pegar o item na corrida com esse angulo ruim de camera, argh!

Pra que mesmo é que eu to me submetendo a isso?


Ah, okay. É por uma causa justa. Mas ainda não o suficiente pra recomendar esse jogo tho. Porque falando sério agora, as gags de tomar dano são bonitinhas mas a piada deixa de ser engraçada quando você percebe que está mexendo com a mecânica e os objetivos. A quantidade de obstáculos que entram em seu caminho por estágio é absolutamente ridicula, seja desviar de tiros de canhão entre arbustos, saltar sobre buracos enquanto toras de madeira perseguem seu personagem ou saltar sobre poços de lava enquanto projéteis de fogo saltam em sua direção em um viaduto estreito. Não há frames de invencibilidade depois de tomar dano. Forçar seu Klown a uma parada completa é possível, mas você só pode fazer isso poucas vezes antes que o fuse ganhe uma vantagem considerável.

E em muitos casos você nem sabe da onde está tomando a porrada, o que significa que esse jogo é muito mais sobre decorar a fase do que reagir ao jogo. Parece genuinamente que os desenvolvedores pararam de tentar fazer um jogo e apenas queriam colocar as gags animadas que eles fizeram. Quando isso ocorre às custas de mesmo quando os jogadores estão realmente jogando bem! Um tronco rolando veio sobre você? Você acertou o timing nessa visão horrível, poxa parabéns isso foi um belo feito! Como recompensa você ganha um passeio rápido e gratuito sobre o tronco. Mas não realmente, porque o jogo manda um "AHÁ TE PEGUEI!"  e você é esmagado pelo tronco que você estava em cima.


Mas sério, esse jogo é muito bonito e muito bem animado para um jogo de SNES

E eu nem entrei no mérito de coisas normais de videogame, como dificuldade aumentar a cada fase; o "êxtase" de correr sobre lava em plataformas estreitas, onde cair pela lateral é muito fácil; o "regozijo" de atravessar plataformas escorregadias em uma fase do gelo enquanto se desvia de enormes blocos de gelo. Áreas típicas em um jogo de ação, mas absolutamente irritantes quando combinadas com as falhas acima mencionadas do Crazy Chase. Alegria. 

Tenho certeza de que a equipe de desenvolvimento teve boas intenções ao criar um jogo "cômico" onde o herói improvável vence tudo, mas a execução é horrível. Em vez de rir com a piada, em Kid Klown in Crazy Chase a piada é você, e todos estão apontando e rindo.

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 009