sexta-feira, 9 de março de 2018

[AÇÃO GAMES 005] TIME SOLDIERS (Master System, 1987) [#131]


Essa capa me faz perguntar o que pode ser tão terrível que o cara laranja decidiu atirar nisso ao invés de UM DINOSSAURO MONTADO NUM TANQUE atravessando o portal. Suponho que apenas H.P. Lovecraft pode responder isso adequadamente.

Durante todos estes muitos, muitos, muitos, muitos e muitos anos jogando VIDJEGAMES, eu já muita coisa. Tipo muita mesmo. Entretanto hoje foi o dia em que a SNK me apresentou algo completamente novo, veja só você.

Você sabe a SNK, certo? Mais conhecida por seus jogos de luta apelões como King of Fighters e seus shooters sem noção como Metal Slug, pouco crédito é dado a façanha incrível, inimaginavel, épica do dia em que eles conseguiram fazer a versão de Master System de um jogo ser melhor que a de Arcade.

QUE?!?



Nossa história começa quando o maligno conquistador galáctico Gylend decide dominar a Terra e prontamente os cavaleiros de Athena partem para impedi-lo. Agora, a respeito disso eu tenho uma notícia boa e uma notícia ruim.



A notícia ruim é que, como você pode esperar se já assistiu Cavaleiros do Zodíaco alguma vez na vida, nossos heróis apanharam até embaixo da língua em sua primeira tentativa. A noticia boa é que Gylend é um daqueles vilões entediados pouco pragmáticos, e decide brincar com suas presas. Assim, Gylend os espalha através do tempo - exceto por Seiya e Hyoga.



Agora o Pegasus e o Cisne terão que viajar através das eras para recuperar seus colegas e então mais uma vez tentar despertar o sétimo sentido e derrotar o vilão galactico. Minha maior surpresa com esse plot é o fato do Kurumada nunca ter pensa... nah, lembrei que esse é basicamente a trama de Saint Seiya: Next Dimension. Kurumada sempre pensa em tudo, que bobagem a minha.

O problema com essa introdução no arcade é que ela dura tipo 2 segundos. Inicialmente eu pensei que fosse uma daquelas mensagens subliminares da MTV até entender que essa era a "história" do jogo. Apenas a título de comparação, vamos ver como isso funciona no Master System:





 Ok, agora a abertura é exibida em uma velocidade na qual você não precisa ser o Barry Allen para entender, Gylend tem uma forma definida (que seria ser o Villy de Mega Man X que não sabe como comer macarrão corretamente) e sua missão está dada.

Master System 1x0 Arcade.

Oh boy, esse vai ser um dia daqueles...

Na fase de Roma Antiga,  uma coisa que eu não esperava encontrar era... Anubis? Mas bem,  o que eu sei de história?

Em Time Soldiers, você viaja para diferentes períodos da história, a fim de salvar seus amigos de serem eternamente torrturados por um robô gigante de guerra do futuro (parece conceito de álbum do Iron Maiden, eh?). Viajar entre as eras e lugares na história faz com que você se sinta investido na recuperação dos cinco prisioneiros de guerra capturados, mas a jogabilidade de top down runner é prejudicada por dificuldades bipolares e ação genérica.

Antes mesmo de começar um nível, Time Soldiers irá informá-lo onde seu amigo está localizado. Mesmo que o texto indique que seu amigo está na Roma Antiga, o jogo começará em Guerras Mundiais ou Pré-Históra - em qualquer lugar menos a Roma Antiga. Para chegar a este, você tem que abrir seu caminho atraves de um curto pedaço de um nível, derrotar o meio-chefe que aparece após cerca de 30-60 segundos de jogo e passar por um túnel de tempo que o transportará para o próximo período... que pode ser qualquer um na verdade.

Em cada era existem dois ou três portais do tempo que levam eras diferentes e o único modo de saber qual leva ao que é testando. Então digamos que você está na Guerras Mundiais e quer ir para a Roma antiga, mas o portal o teleportou para a Pré-História. O que você tem que fazer é jogar metade da fase da Pré-História para pegar um portal que TALVEZ te leve de volta as Guerras Mundiais para você poder tentar o próximo portal da fase na base da tentativa e erro.

Se jogar uma fase DE NOVO apenas para voltar a estaca zero não parece divertido, me permita te lembrar que O JOGO NÃO TE EXPLICA NADA DISSO. Isso tem que ser descoberto na tentativa e erro, e acho que todos sabem que nada pode ser mais divertido em um videogame do que rejogar a mesma fase a troco de nada... NOT!

Após alguns níveis diferentes na era errada, você será levado para a era correta. Uma vez aqui, NÃO ENTRE EM PORTAL NENHUM até resgatar o seu colega. Continue em frente até encontrar o chefe principal. Derrote-o, e você receberá seu amigo de volta. Repita isso até que você tenha adquirido os cinco guerreiros perdidos.

Esse conceito de jogo, que com certeza pareceu genial na hora que o cara pos isso no papel, é igual na versão de arcade e Master System, de modo que nenhum dos dois marca ponto nesse quesito.

Ainda Master System 1x0 Arcade.

Você não sente falta do tempo em que um jogo podia colocar dinossauros vivendo na mesma época que os homens das cavernas e ninguém ia encher o saco pela "inacuridade histórica"? A ignorancia era de fato uma benção...

Na maioria dos shooters run-and-gun como - como Ikari Warriors, Guerilla War, ou P.O.W. - você é forçado a matar tantos inimigos quanto possível, o mais rápido que puder. Não é assim, aqui. A colocação dos inimigo não é apenas esporádica, mas muitos deles não se importam se o protagonista está lá ou não. Como tal, é completamente possível (e recomendado) caminhar pelos níveis rapidamente sem parar para matar mais do que alguns inimigos PORQUE MATAR OS INIMIGOS NÃO ESTÁ RELACIONADO COM O SEU PROGRESSO.

Apenas ignore eles e corra como o vento!

Isso não significa, claro, que os níveis são fáceis. Dependendo da época em que você estiver, os inimigos podem disparar até quatro projéteis em você ao mesmo tempo; mais uma razão porque muitas vezes é mais sábio ignora-los. Sim, você pode perder o poder ocasional que eles soltam, mas não morrer vale muito mais a pena.

Infelizmente, isso faz os níveis serem chatos onde tudo o que você faz é manobrar em torno de rochas e edifícios e atirar no inimigo ocasional no seu caminho. É certo que quanto mais você progredir no jogo, mais você terá que participar ativamente da guerra em torno de você. Mas sempre apenas o suficiente para continuar correndo pela tela.

Nesse aspecto, o Master System leva vantagem. Como ele consegue renderizar menos inimigos ao mesmo tempo, o jogo é mais gerenciavel. O Arcade é um bullet hell safado para te comer fichas apenas. Então, mais um ponto para o console do menino Alex.

 Master System 2x0 Arcade.

Sabe, Seiya, já te ocorreu que cada homem das cavernas que tu está matando é uma linhagem inteira que pode desaparecer para sempre? Opa, lá se foi o antepassado do inventor da penicilina... MUITO OBRIGADO, PEGASUS!

Apenas uma curiosidade: Time Soldiers também é um jogo onde os mid-bosses podem ser mais difíceis do que os chefes principais. Os chefes principais geralmente são lentos, têm uma arma ou ataque que pode ser facilmente evitado e pode ser eliminado sem muito problema. Mid-bosses correm pela tela, vomitam toneladas de projéteis, e não tem como derrota-los sem perder vidas. Na verdade, a menos que você use uma arma secundária (mísseis, armas de energia e pistolas trifásicas são fantásticos e necessários contra os meandros), você perderá mais vidas nos mid-bosses do que nos chefes finais de fase.

Isso me lembra outro aspecto importante: o Arcade, obviamente, foi desenhado para comer tantas fichas quanto for fisicamente possível no menor tempo possível. Não é roubado como Gain Ground, mas tem lá seus momentos de bullet hell. A versão do Master System, no entanto, tem um sistema curioso: você tem três vidas e um continue... MAS jogando de dois jogadores, você só perde vida se os dois jogadores morrerem ao mesmo tempo. Enquanto um dos dois estiver vivo, o outro apenas respawna depois de abatido.

Isso é um sistema interessante que possibilita um coop mais livre e até mesmo estratégico do que apenas ficar socando fichas na máquina because fuck you.

  Master System 3x0 Arcade.

Esou me sentindo assistindo uma cena tirada de Saint Seiya Omega


 Vamos falar agora de gráficos e som. Acho que é óbvio  ululante que os gráficos do arcade limpam o chão com os do Master System, não tem nem como sonhar em ser diferente. Já no quesito som... bem, tem algo interessante aqui.

O Master System não é conhecido por sua placa de som generosa e seus sons que parecem como se o Optimus Prime tivesse comido um daqueles celulares de brinquedo que faz "amiritaque, i love you!", e isso não é diferente aqui.

PORÉM, todavida, contudo entretanto, a versão de Arcade consegue ser pior. Porque toda vez que seu personagem é atingido, e isso acontece o tempo todo nesse meio bullet hell, ele solta um berro que aquele episódio do pica-pau nas cataratas. Mas puta merda, é um baita de um berro. Considere que os arcades costumavam deixar seu som no talo e eu consegui ouvir nitidamente quando as cabines desse jogo foram instaladas na Africa do Sul.

Para adicionar ofensa a injúria, o narrador do jogo fica gritando MOVE ON o tempo todo de forma tão irritante quando, então a trilha sonora do arcade constitui basicamente de uma hora disso:

AUUUUUUUUUUUUUEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIMMMMMMMMMMM
MOVE ON!
AUUUUUUUUUUUUUEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIMMMMMMMMMMM
MOVE ON!
AUUUUUUUUUUUUUEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIMMMMMMMMMMM
MOVE ON!
AUUUUUUUUUUUUUEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIMMMMMMMMMMM
MOVE ON!
AUUUUUUUUUUUUUEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIMMMMMMMMMMM
MOVE ON!

Eu queria muito estar brincando:


Caralho, alguém testou essa coisa antes de lançar?

Master System 4x1 Arcade.

 Por fim, vamos falar dos controles. A versão de Master System é bastante simples: você atira para o lado que seu personagem está andando. Antes de inventarem os analogicos duplos, era o melhor que um controle de videogame podia fazer. Prático, simples, elegante.

Já a versão de arcade usa de uma bizarrice que era moda na época: o analogico giratório.


Então, como funciona isso?

Você move seu bonequinho com o analogico mas ele sempre atira na mesma direção. Para mudar o angulo que ele atira você tem que rotacionar o analogico no sentido horário ou antihorário, o que torna o seu personagem muito mais lento de manobrar e mais burocrático do que ele precisa ser! Pra que? Não, sério, me diz pra que um negócio desses?!?

Master System 5x1 Arcade.

Então, quando você acha que não pode ser adicionada ofensa a injúria, você descobre que Time Soldier é um daqueles arcades que dá game over na última fase não importa quantas fichas você tenha. Because pau no seu cu se você colocou fichas na máquina, esse jogo não vai ser terminado não, bonitão!

O Master System não tem essa palhaçada.


 Master System 6x1 Arcade.

 
 E então temos o final do jogo. Eu não vou mentir para vocês o do Master System é uma sonora bosta. Após derrotar Gylend tudo que você ganha é essa telinha mixuruca antes dos créditos:


Então você pode estar se perguntando: ok, isso é ruim, mas como é  o final do Arcade? Ora, muito simples: pior ainda. Quer dizer, sério mesmo.


 Bem, no Arcade tão logo a luta com o chefe termina aparece essa mensagem na tela e era isso. Eles nem se dão ao trabalho de trocar de tela, parece aqueles filmes chumbregas que passam na Sessão da Tarde que o final a tela só congela e aparece as logos. Meus Deus, SNK, o final do Master system é porco e vocês fazem algo mais preguiçoso ainda! COMO?!?


 Então aconteceu, senhores, senhoras e senhorio felinos não reconhecerás o inacreditavel dia em que o modestíssimo Sega Master System deu de 7x1 em um Arcade! Isso não quer dizer que a versão do Master Systema seja um jogo inacreditavel, é divertidinho pelos seus próprios mérito, mas essa é a lição que fica do jogo de hoje: não o tamanho do hardware que importa, mas sim o gameplay que ele proporciona.

Profundo, hã?