quarta-feira, 14 de março de 2018

[AÇÃO GAMES 009] SKATE OR DIE (NES, 1988) [#135]



Quem está afim de mais um daqueles joguinhos que são uma coleção de minigames que ficavam repetitivos antes que você consiga dizer "ragatanga"? Bem, você não tem muita escolha porque estamos em 1988 e o jogo que tornou essa definição legal, Warioware só será inventado daqui a QUINZE anos! 

Então é hora de preparar o mohawk mais respeitavel que você conseguir, porque é hora de ser totalmente radical e conhecer o precessor de Antonio Gavião! É hora de andar de skate ou morrer!


Embora o manual do jogo não tenha uma história propriamente dita, eu tenho um bom palpite do que acontece aqui. 

Você é um alien que está tentando se passar por humano mas não sabe muito bem como se faz isso, por isso esqueceu de fazer um rosto. Sua primeira parada nesta área genérica da California é uma loja de skate para ter uma ideia geral do que rola na cena local. No interior da loja tem um Zé Orelha puta feio com um mohawk que não vai parar de tagarelar sobre suas boppers ou o que quer que isso seja. 

Hey, esse jogo tem só 256k de tamanho... então vamos gastar espaço brincando de point'n click que não leva a nada! 10/10 GOTY


A partir deste lugar você pode se inscrever para uma competição, praticar os eventos de forma individual, ou ver os high scores. Como você não é um cabeça oca, inscreva-se imediatamente. Saindo da loja de skate, de repente você percebe que seus pés foram substituídos por uma prancha de aço. É hora de se misturar com os nativos.

Embora não seja indicado diretamente no manual do jogo que foi isso que aconteceu, obviamente essa é a única explicação porque mover seu personagem é como tentar dobrar o metal com suas mãos nuas. Como você pode chegar na horizontal com qualquer broto quando tu desliza como um manezão? Nada maneiro, desenvolvedores de jogos, nada maneiro. 



Do lado de fora, você pode tentar todos os eventos, praticar ou simplesmente ir direto para a competição. Aperte firme seu walkman, coloque "Hip to be Square" no último volume, porque é hora de se dirigir para o primeiro evento. 

O jogo começa com a competição de estilo livre. Neste evento você deve mostrar a este half-pipe e o público seu estilo trippendicular executando 360 rotações, trituradas, agasas de ar e plantas de pés. Eu tenho que admitir que não sei o nome de nenuma manobra de skate e estou apenas inventando, Tony Hawk está me olhando desapontado do céu.


Isso era a definição do que ser descolado significava na minha época

Mas observe que eu disse "você deve", mas não "você vai" Se controlar um skate de verdade é tão difícil, isso explica completamente por que eu vi tantos manezões se estabacando quando tentavam fazer um ollie durante o recreio no colégio. Eu acho que ollie é o nome de manobra, eu não sei - usualmente a essa hora eu estava ocupado sentado sozinho escrevendo fanfics de pokemon no fim do meu caderno. 

Após o estilo livre, você passa para a competição de saltar mais alto. Tenha cuidado, porque os controles mudam completamente do estilo livre para o salto em altura. Eu não consigo expressar o suficiente o quão ruim é ter uma mudança de controle de 100% sem um mínimo aviso antes, OBRIGADO JOGO! Especialmente uma mudança de controle como essa no salto de estilo livre que exige que você mova seu d-pad em um movimento circular. Fazer isso em um teclado é hediondo. No fim eu descobri que apertar para frente e para trás como um condenado e isso é o que faz você saltar mais alto

Enquanto o salto e altura e o estilo livre são visualmente parecidos, OS CONTROLES SÃO ABSOLUTAMENTE DIFERENTES UM DO OUTRO!


Jam e Race são dois eventos bem semelhantes, com a única diferença entre os dois é que o Jam você tem que dividir a pista com outro skate boarder e você pode tropeçar em mais coisas.

"Race" não é uma corrida realmente, apenas um time attack onde você compete contra o tempo de ... ninguém...
 Esses dois eventos são os mais divertidinhos do jogo, já que contam com uma variedade interessante de tombos que você pode tomar, com animações diferentes. Não é "minha nossa, que coisa incrível", mas tem um feeling meio paperboy de videocassetadas diferentes a serem experimentadas. O que é mais do que pode ser dito sobre o resto desse jogo...


"Jam" parece visualmente com "Race", mas adivinhe só... os controles são completamente diferente. Também seria divertido poder jogar contra outro jogador aqui, mas é claro que não rola. Era mais importante colocar o point'n click no começo do jogo!

O evento entre estes dois é o Joust, que te põe NA HORA DO DUELO contra um de três skatistas possíveis. O objetivo aqui é simples: aquele que tiver o porrete tem que derrubar o adversário, o outro tem que cantar Pumped up Kicks e correr faster than a bullet. Depois de 5 half-pipes o porrete troca de mãos e é a vez do caçador se tornar a presa. Aquele que derrubar o adversário mais rápido vence.

Volta aqui, Lester! Vou te acertar por todas as vezes que tu interrompeu o Beakman!

E... é isso. Vença esses últimos eventos com estilo e você será um master blaster, o novo sanduíche McRib do mundo do skate. Ou jogado de volta na tela inicial. Lame. 

Inimigos: seus inimigos incluem cascalho, cantos, solavancos, laços de sapato no chão, cercas, rajadas repentinas de ar e seu pai cuzão que nunca deu apoio a sua carreira de skatista e sempre quis que você soubesse coisas como trigonometria ou alfabetização. Talvez o maior inimigo desse jogo seja mesmo controles que ficam mudando toda hora sem aviso

Armas: as únicas armas que você possui ou precisa é o seu skate. Você não tem power-ups, nenhum item de escudo especial, itens para colecionar ou mesmo aqueles robôs pequenos de "O Milagre que Veio do Espaço" para ajudar a aumentar as habilidades da sua prancha. Na verdade, este jogo é completamente estéril de qualquer motivo para jogar ele novamente. Embora eu aprecie a autenticidade da pesquisa da Ultra na cena de skate da década de 80, onde está o replay value?

Qualé coroa, me mostra os torrones aí!Quero dizer, vamos cara, onde está a carne?


Chefões: A coisa mais próxima de chefes em Skate or Die são os caras que você enfrenta no Jousting: Poseur Pete, Aggro Eddie, Lester e Lester. Esses três caras são os únicos corajosos o suficiente para desafiá-lo neste jogo mortal de cotonetes e piscinas. O resto estava muito ocupado jogando Call of Duty e choramingando para suas mamães. Poser Pete é um pequeno punk que "está apenas começando a aprender", então você naturalmente pode soca-lo muito facilmente. Aggro Eddie é um pouco mais difícil de rachar, enquanto Lester é super duper e uma respiração total de penis. 

Momento definidor do jogo: quando eu descobri que não faço a menor ideia de como se usa girias descoladas dos anos 80. Malditos sejam, anos 80! Malditos sejam!



Uma vez que você jogou todos os cinco eventos, o que, com toda a honestidade, deve levar você no máximo dez minutos, você ficará se perguntando o que exatamente há mais para fazer em Skate Or Die. Infelizmente para você e o fim de semana que você desperdiçou alugando Skate Or Die, isso é tudo. Além do modo de prática, você pode entrar em uma competição que é exatamente como o modo de prática. Mas desta vez o evento gravará sua pontuação no final para que você e seus amigos possam lutar pelo primeiro lugar alternando o controle, eu acho. O "campeonato" não é nada mais do que, sim, você adivinhou, competir nos cinco eventos em ordem. Seu desempenho parece colocá-lo na frente no de cada evento, mas nunca é claro com quem você está competindo, ou quanto melhor você precisa fazer. Isso teria sido muito legal se fosse uma competição real contra outros skatistas nomeados. Mas mesmo assim não seria mais do que outra maneira de jogar os mesmos cinco eventos outra e outra vez, sem uma recompensa real por fazê-lo.

Para além disso, Skate Or Die espera que goste de jogar os eventos o suficiente para que você os jogue repetidamente. Mas com apenas dois eventos sendo moderadamente divertidos, você provavelmente estará cansado de Skate Or Die em menos de vinte minutos.



Nenhum evento leva mais de um minuto ou dois para bater, e o salto não dura mais de 30 segundos. Portanto, não há muito aqui para afundar seus dentes por mais de alguns minutos, na melhor das hipóteses. Não há o suficiente aqui para justificar um jogo completo. Nem mesmo por padrões NES. Ele tem alguns pontos altos aqui e ali. Mas não há desculpa para o quão pouca jogabilidade realmente existe. Infelizmente, Skate Or Die simplesmente não vale a pena o seu tempo. Mesmo com o pouco tempo que ocupa.

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
EDIÇÃO 076 (Julho de 2000)