segunda-feira, 19 de março de 2018

[AÇÃO GAMES 009] DEVIL'S CRUSH (Mega Drive, 1991) [#138]



É com grande alegria que eu anuncio que o jogo de hoje será um dos meus jogos favoritos! A insana história um homem em dúvida a respeito de abraçar de vez a vida adulta que é tentado por um demônio por quem se apaixona! Senhoras e senhores, eu vos apresento Cather... hã? Como é que é, produção? ... hm, então o crush pelo capiroto não é o jogo que eu to pensando? ... tá, sei... aham, um pinball lançado para PC-Engine e portado para o Mega Drive?

Bem, mudança de planos pessoal. Contrariando totalmente o inicialmente projetado, parece que o jogo terá bolas mas nenhuma teta! Provavelmente.



Globos oculares! Como sempre, globos oculares injetados de sangue significam horror além da compreensão humana, ou, nesse caso um jogo de pinball com tema de terror. Agora, aqui vai uma confissão para vocês: eu sou HORRÍVEL em pinbais. Mais horrível do que eu sou em determinar qual exatamente é o plural da palavra "pinball", o que é dizer alguma coisa. Com isso em mente, eu quase certamente deixei passar algumas partes de Devil's Crush devido a minha incompetência em lidar com a bolinha prateada. Espero que você consiga viver com um review não tão completo assim de um jogo de Mega Drive que foi lançado a 27 anos atrás.

DC infelizmente contem apenas uma mesa, mas é uma muito boa. Ei-la aqui em toda sua glória demoníaca:


Como referencia, a mesa toda ocupa três telas de altura, o que você pode deduzir pelos três pares de flipers e tal. Como é padrão nos jogos de pinball, você ativa o flipper da direita usando os botões do controle e o da esquerda usando os direcionais. O que sempre me pareceu estranho não fazer tudo só nos botões ou só nos direcionais, mas então eu sou um homem muito estranho e minhas opiniões devem ser desconsideradas. Após olhar a mesa trevosa, a primeira coisa que você perceberá é que a música é muito boa e merece todo respeito:


Parece o tipo de música ideal para rolar bolas de ferro após termos adentrado os portões do inferno. O que nos leva a uma curiosidade interessante: no Japão esse jogo se chama "Devil's Crash", no sentido que você tem que arrufiar com o mochila-de-criança. Só que "crash" em japonês se escreve "kurashu", então os americanos acharam que eles quiseram dizer "Devil's Crush". E é por isso que esse jogo parece ser sobre ter uma queda pelo tranca-rua.

Agora que já passamos por nossa trívia habitual e conhecemos a única música que nos acompanhará durante esse jogo, é hora de irmos a ele! Nós vamos ao encontro do mais tinhoso!



 1) Um dragão risonho, que continua sorrindo mesmo depois que você esmagou os ovos dela em uma massa gosmenta de dor com sua bola de ferro gelado e inclemente. Sério, a animação desse dragão é uma inspiração a todos nós.

2) A torre mais pistola do mundo. Enfiar a sua bola na boca dela a) soa muito errado e b) de tá um bloqueador temporário entre seus flippers. Obrigado, torrinha full pistola!

3)  Uma caveira de olhos esbugalhados (que também sorri, mas acho que isso é porque ela não tem pele para cobrir os dentes) que usa uma chamativa peruca feita de carne translucida. Os olhos dela seguem a bola e se você perder a bola, ela ri malignamente. Você não vai querê-la como publico nas suas partidas de golfe, disso temos certeza. E eu nem sei do que ele está rindo, ele é pior que eu no pinball! Ele nem sequer tem mãos, e mesmo que tivesse não teria a musculatura necessária para mover os dedos!

4) Aranhas de quatro patas que parecem bebês humanos avançando na sua direção, representando a pressão da sociedade em ser uma pessoa normal e encerrar seus sonhos e planos tendo filhos.

5) O mesmo que o número 4, mas com um capacete que tem ou uma boca muito grande, ou um bigodinho de Hitler nele. Eu voto pelos bebês aranha nazistas.

A segunda tela tem um rosto no meio, que se for atingido vezes o suficiente ...


... um belo rosto é revelado. Que pitoresco. Tenho certeza que, sendo um rosto sem corpo no meio d de um pinball com temática de inferno, nada senão gatinhos e unicórnios sairão disso. Então, continuarei acertando mais algumas vezes.


Aiminhanossa. Ela acordou e tem um olhar fanático, o mesmo olhar que as mulheres lançariam para mim se eu pegasse sol uma vez por semana, me alimentasse de qualquer coisa além de pizza e tomasse banho semestralmente. Imagino que ela seja uma vampira decapitada nesta mesa, arruinando a única certeza que temos na vida que decapitação pode resolver o problema com qualquer tranqueira do inferno. Bem, eu sei como resolver isso!

Dar com uma bola de ferro na cara dela mais algumas vezes com certeza só pode melhorar as coisas!


Ah, o velho golpe do demonio-naga, não é? Bem, eu realmente espero que minhas repetidas boladas de ferro na sua cara não tenham tido uma grande parte nisso. Ela parece tão animada quanto o dragão, então acho que uma vida como saco de pancadas no pinball do Satã acaba sendo uma vida boa. Ela tem alguns amiguinhos ao redor dela também:



6) Esqueletos com escudos que descobrem do modo difícil que sua proteção não tem eficiência nenhuma contra o ataque mais padrão deste mundo (no caso, boladas de ferro na cara). Ou seja, tão os Stormtroopers do inferno.

7) Esqueletinhos, meu amigo, milhares deles. Nenhuma informação pode ser recolhida a respeito do nível de felicidade deles, mas tenho bastante convicção de que eles são tão felizes quanto você pode ser no inferno quando você não tem nenhuma pele.

Se você enfiar a bola na boca da moça demonio-naga quando ela está full naga, você vai para um pequeno estágio bônus:




Aqui temos uma hidra-aranha do inferno, o que mostra que o pessoal do Bad Place pode ser acusado de tudo, menos de ser criativo. Ou talvez as hidras sempre tiveram corpos de aranhas mutantes, quando você é um dragão de cinco cabeças que cospe fogo e gelo é normal os pequenos detalhes se perderem ao longo do tempo

Outro estágio bonus possível é jogar a bola dentro da caveira sorridente, o que nos leva a algo que parece ter saído da capa de um disco do Iron Maiden:


Claramente eu perdi algumas fases bônus, porque essa daqui diz "Estágio Bonus 4" (ou os programadores são muito trolls, pode ser isso também), mas eu acredito que deve ser a melhor delas porque afinal mostra três caveiras gigantes e contentes com olhos injetados de sangue que seguem sua bola pela tela. Isso é o que há de melhor na vida, Conan. Eu gosto também das coisas que parecem células em carne-viva, dá a coisa toda um senso de escala bem único.


Se você for tão ruim quanto eu, a terceira tela de cima é a que você menos verá. Ela tem seu próprio conjunto de residentes monstruosos:

8) O tema desse jogo é caveiras. Ou a ideia era realmente tentar vender como um produto licenciado do Iron Maiden que não deu certo na última hora. Aqui temos uma caveira-terminator que tem bracinhos prontos a apalpar suas bolas de ferro.

9) Nenhum pinball infernal está completo se a sua bola não for devolvida após as fases de bonus por um sfincter/falo celular inferna, e é isso que acontece aqui.

10) Falando em jogo infernal, que espécie de abominação interdimenional não possui seu proprio conjunto de cultistas, não é mesmo? Aqui nossos incautos que acham que não serão devorados quando Stellballus, Deus do Pinball, despertar do seu sono eterno fazem suas práticas. Ou acham que serão devorados mais rápido e indolormente do que os demais, você nunca pode dizer com certeza com esses caras.

Ou isso, ou eles estão fazendo uma boa e velha fila de conga demoníaca.

E esse é o Crush do Cramulhão, basicamente. Aparentemente tem um modo de completar o jogo, embora eu não precise dizer que não faço nem ideia de como se faz isso e mesmo qeu souesse como, muito provavelmente não conseguiria. Pelo que eu olhei na internet, tem alguma coisa haver com essa moça aparecer no final do jogo:



Como as coisas se relacionam, jamais saberemos. Se você já leu Lovecraft, sabe que algumas perguntas realmente são melhores deixadas sem serem feitas. E sem algo que eu aprendi com MiB é que se tem uma menininha bonitinha no meio de um monte de monstros, ela é o problema ali. Uma lição que Song of Saya confirma magnificamente.

Uma coisa interessante é que como o jogo tem DEVIL no nome, ele foi originalmente lançado com outros nomes because people are stupid. Por exemplo, no Turbografx-16 (eu adoro como eles ficaram com preguiça de terminar de escrever "graphics"), o jogo se chama "Alien Crush"


 Oh, uau, MUITO melhor. Com certeza dormirei a noite porque a coisa perturbadora na capa desse jogo era a palavra "Devil", isso mesmo.

No Mega Drive ele foi lançado como "Dragon's Fury" no Japão e nos Estados Unidos, só a Europa e o Brasil tiveram BOLAS DE FERRO para lançar o jogo com seu nome original. Entenderam? Bolas de ferro? Hã? Hã?

De qualquer forma a capa é bem legal:


Até onde pinbais vão, Devil's Crush não é nada ruim. Tem bastante variedade e objetivos para te manter interessado por algum tempo. Minha única reclamação com esse jogo é que ele tem uma mesa só, o que é um pouco desapontante quando você investe 60 Trumps em  um videojogo. Mas bem, suponho que era assim que as coisas ROLAVAM na época.

Entenderam? ROLAR, pq é um jogo que tem bolas! Ahahahaha... é por essas coisas que eu não tenho amigos, viu...


E para não dizer que sai da minha tradição e não falei mal da Sega nesse jogo, porra, ter que usar cheat pra abrir a tela de opções é foda, viu!