domingo, 21 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 022] UNIVERSAL SOLDIER (SNES, 1992) [#211]

 

O primeiro Turricão é um jogo absolutamente bosta cuja única diversão dele pode ser extraída tentando adivinhar de onde os criadores roubaram os sprites, mecanicas e efeitos sonoros que eles usam no jogo. Sem mentira, o jogo é tão safado que eles usam a trilha sonora do filme de Transformers (a animação de 1986 que traumatizou uma geração inteira) como se fosse deles e fica por isso mesmo. 

Então, para a continuação Manfred Trenz resolveu mudar algumas coisas. Hmm, quem sabe resolver problemas que tornam o jogo injogavel como os inimigos drenarem sua vida porque não tem knockback nem invencibilidade temporária depois de tomar um hit? Nah, trabalho demais. É claro que Manfred estava trabalhando em novas formas de ganhar dinheiro fácil em cima do trabalho dos outros. A única real questão é... mas como?

sexta-feira, 19 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 022] CAPTAIN COMMANDO (Arcade, 1992)[#210]

 

O Capitão Commando é o personagem mais antigo da Capcom, tendo sido criado como mascote para ilustrar os manuais da empresa. O nome vem justamente de CAPtain COMmando.


Em 1991 a Capcom estava morrendo de vontade de lançar uma continuação de Final Fight (seu maior sucesso dos Beat'm ups lançado em 1989) para os arcades, mas eles não podiam faze-lo já que tinham um contrato de exclusividade com a Nintendo: Final Fight 2 seria exclusivo do SNES.

O que fazer então? Ora, tirar seu antigo mascote do armário em uma aventura radical e ultrafuturista!



quarta-feira, 17 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 015] TWO CRUDE DUDES (Arcade, Mega Drive) [#209]



A história de hoje começa no ano do Senhor de 2010, mais precisamente em Nova York. Uma época de paz e harmonia na Grande Maçã: Friends acabou e não tem perspectiva de voltar, e a única série de super-heróis da Netflix é a primeira temporada de Demolidor. Um tempo bom aos homens de boa vontade.

O que poderia dar errado em dias tão idílicos assim?

domingo, 14 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 014] BUBBLE BOBBLE (Dragon Maze) [#208]



Fukio Mitsuji era um visionário. Mentes menores dirão que Cristovão Colombo era um visionário, ou Isaac Newton, mas não, eu digo que Fukio Mitsuji é que foi o verdadeiro visionário da raça humana. Nossa história começa quando Fukio, então funcionário da desenvolvedora de jogos japonesa Taito nos anos 80, estava fazendo uma ronda pelos fliperamas de Hokkaido - para onde o Jaspion despachava todo mundo que não ia mais aparecer na série - quando ele teve uma epifania. Uma revelação.

Se um fodendo anjo do Senhor tivesse descido até ele e lhe dito palavras divinas de sabedoria, não seria uma revelação tão profunda, tão fundamentalmente humana. O que Fukio viu, vocês perguntam? Simples: ele olhou o fliperama onde a Taito lançava seus arcades...


... e entendeu tudo.


Antes dos shoppings dominarem o cenário de arcades, os fliperamas eram antros mal iluminados, sem janelas que cozinhavam um indistinto aroma de maconha, caras suando a 5 horas e a 3 dias sem tomar banho e mijo (pq onde houverem homens sem fiscalização, haverá um canto mijado, essa é uma verdade fundamental da vida). Fukio viu aquela cena que faria até o cast de Mad Max sair correndo, um antro onde poucas eram as chances de você sair com seus dois rins de tal incursão, e pensou as mais sábias palavras de sabedoria jamais proferidas antes:

"Ta faltando mulher nessa porra, caralho!!!" - Mitsuii, F.

Gênio. Sublime. Arte.

sábado, 13 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 022] QUATTRO ARCADE (Nintendo, 1992) [#207][#359 a #361]



De todas as coisas que a Codemasters pode ser acusada, não conhecer o seu publico-alvo jamais será uma delas. Veja sua série Quattro, por exemplo: você pode justamente argumentar que com o trabalho de fazer quatro jogos merda, eles poderiam usar esses recursos para fazer um jogo bom.

É um argumento válido, porém outro mais razoavel é que sabendo que eles não fariam um grande jogo mesmo que suas vidas dependessem disso, então melhor ficar com a propaganda quatro jogos pelo preço de um, os pais mão de vaca pira!

A boa noticia é que os outros jogos da série Quattro já foram resenhados pelo AVGN, restando a mim apenas the cream de la cream: Quattro Arcade!

sexta-feira, 12 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 022] GEORGE FOREMAN'S KO BOXING (SNES, 1992) [#206]

E esse Photoshop de estagiário aí na capa, seu Jorge?

Provavelmente hoje você conheça o George Foreman como o tiozinho que vende grelhas na Polishop, mas acredite ou não isso não é tudo que ele foi.

quarta-feira, 10 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 022] RACE DRIVIN (SNES, 1992) [#205]


E então, como profetizado em eras a muito perdidas, chegou o dia em que as nuvens se abriram. Era a tão aguardada mensagem do Criador as suas criaturas. "Que mensagem o Senhor terá a todos nós?", muitos se indagaram, muitos espetacularam.

Enigmaticamente, um facho de luz celestial desceu dos céus. Ao tocar o solo um cartucho de Super Nintendo foi formado. Era Race Drivin. Sim, "Drivin", sem o G mesmo. Mas o que isso significa? O que o criador quis dizer com isso, o que possivelmente um cartucho de SNES significaria?

Curiosos, colocamos o jogo e então tudo ficou claro. A mensagem era bastante simples, na verdade: "FODAM SEUS TROUXAS E SUAS MÃES MANCAS, EU ODEIO TODOS VOCÊS!". Porque se algum jogo na história da humanidade transmite essa mensagem, é Race Drivin.

terça-feira, 9 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 023] BEST OF THE BEST: Championship Karate (SNES, 1992) [#204]

 

Quando você é uma empresa desconhecida tentando algo novo, eis uma dica que humildemente eu gostaria de compartilhar para aumentar suas chances de sucesso. É uma dica bastante simples, porém que se provaria capaz de se provar valiosissima. Então quando você tiver uma ideia inovadora que totalmente vai te fazer ganhar o mercado, siga estes dois passos simples:

a) diga sua ideia em voz alta; 
b) ouça o que você acabou de dizer e perceba o quão ruim isso soa;

Esta simples prática, pouco difundida na industria dos games, é capaz de evitar acidentes termonucleares horríveis... como "Best of the Best: Championship Karate". Outra dica muito boa que eu posso dar é que se o título do seu jogo é grande o suficiente para estampar a capa de uma light novel, realmente comece a repensar suas escolhas comerciais.

domingo, 7 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 022] MAGICAL QUEST STARRING MICKEY MOUSE (SNES, 1992) [#203]



Sabe no que videogames são essencialmente diferentes de qualquer outra midia criativa? Até mesmo únicos, eu diria? Continuações.

Quando um diretor faz um grande filme, a última pessoa que as pessoas querem é "ok, agora queremos outro filme exatamente igual só melhorando algumas coisinhas" porque essa é uma ideia bem preguiçosa. Por isso tão poucas continuações de filmes são melhores que o original, porque quando um filme está pronto, bem, ele está pronto.

Videojogos não são assim. Fazer um videogame é bem mais complicado e depende de varias partes que voce pode visualizar a vontade na sua cabeça, mas não vai saber como vai ficar na prática até colocar seus dedinhos para escrever as linhas de programação. Um quadro a mais ou a menos de movimentação de um personagem pode mudar inteiramente a experiencia do gameplay (Shaq-fu que o diga) e, honestamente, você só tem como descobrir fazendo. Por isso experiencia conta muito, já que a maioria dos jogos não tem o dinheiro disponível para ficar começando do zero toda hora (a menos que você seja um Final Fantasy... que é meio como eles fazem esses jogos agora e deus nos ajude...).

Então quando um jogo é bom, quando ele tem uma boa ideia ou conceitos bacanas é muito provavel que a continuação será melhor ainda. Ao contrário do cinema, são inumeros casos em que a continuação de um jogo é melhor que a original - eu nunca coloquei na ponta do lápis, mas minha sensação pessoal é que é a maioria.

Mas isso nos leva a uma questão: se é só fazendo que se aprende... então como ganhar experiencia nisso?

quarta-feira, 3 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 021] RAMPAGE (Arcade, 1986) [#202]



Daqui a centenas de anos, quando as máquinas/alieníginas/silurianos investigarem as ruínas da nossa civilização, eles encontrarão estas lendas sobre um homem que fez o que nenhum outro jamais ousou sonhar. Com muito ceticismo, eles então debaterão a respeito do que foi fato ou ficção a respeito de Dwayne "The Rock" Johnson.

Mal suspeitarão eles que as partes mais inacreditáveis serão fatos, não ficção.