quarta-feira, 3 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 021] RAMPAGE (Arcade, 1986) [#202]



Daqui a centenas de anos, quando as máquinas/alieníginas/silurianos investigarem as ruínas da nossa civilização, eles encontrarão estas lendas sobre um homem que fez o que nenhum outro jamais ousou sonhar. Com muito ceticismo, eles então debaterão a respeito do que foi fato ou ficção a respeito de Dwayne "The Rock" Johnson.

Mal suspeitarão eles que as partes mais inacreditáveis serão fatos, não ficção.


Como aquela vez que o The Rock decidiu que queria fazer um filme sobre um arcade sem história nenhuma e, não apenas ele fez esse filme, como o filme ficou bom! É um bom filme, de verdade!


O que as pessoas não-gamers, estranhos seres estes que desconhecem coisas como luz do sol e a sensação de não saber toda filmografia da Mia Khalifa, sequer imaginam é que Rampage não é apenas um jogo sem história, é um jogo praticamente sem gameplay também.

Isso porque, lançado em 1986, Rampage é um arcade que chegou dez anos atrasado para a festa. Ele seria um jogo totalmente ok se lançado junto com títulos primitivos como Space Invaders, Galaga ou Pac-Man cujo único objetivo do jogo era fazer a maior quantidade de pontos em um gameplay que se repete infinitamente.

Resumidamente, Rampage é um jogo dos anos 70 lançado muito fora do seu tempo.

Agora, de todas as pessoas na face da Terra, eu serei a última a reclamar de um jogo em que você controla monstros gigantes para socar prédios, helicopteros e tanques, mas... bem, nada do que as pessoas dizem antes do "mas" realmente importa, né?

No que se propõe a fazer, Rampage é legal. Você pode grudar nos prédios, meter soco neles e as vezes tem alguns pequenos Easter Eggs como você quebrar o prédio e ter uma torradeira gigante dentro dele que te dá  choque ou você socar a tampa do bueiro e ela sair quicando destruindo o exercito.

O problema não é exatamente o que Rampage se propõe a fazer e mais o quão pouco ele se propõe a fazer. Como eu disse, tirando um ou outro truque engraçadinho (como poder comer seu parça quando ele perde uma vida e reverte a forma humana), o jogo não tem muito mais do que pode ser visto em um gif de 10 segundos. 






Essa é uma das raras ocasiões que eu tenho que concordar com o texto da Ação Games sobre o jogo, porém isso torna um testemunho ao legado do The Rock ainda maior. Os aliens robos silurianos não vão acreditar quando descobrirem isso.