sexta-feira, 12 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 022] GEORGE FOREMAN'S KO BOXING (SNES, 1992) [#206]

E esse Photoshop de estagiário aí na capa, seu Jorge?

Provavelmente hoje você conheça o George Foreman como o tiozinho que vende grelhas na Polishop, mas acredite ou não isso não é tudo que ele foi.


Espera, isso é uma grelha de PIZZA?! Esse homem é um gênio louco!

Em sua juventude, Foreman participou do que muitos consideram a maior luta de boxe do século XX: o "Rumble in the Jungle" com Muhamad Ali. Nos anos 60, o campeão do mundo Muhamad Ali havia sido suspenso das competições e seu título revogado após ele recusar a se alistar para lutar na guerra do Vietnam. Conforme a guerra foi perdendo popularidade (o que era para ser só um passeio no parque da maior potencia do mundo contra um paíseco que a maioria das pessoas nunca tinha sequer ouvido falar antes acabou se arrastando por 17 anos e custou mais de 60 mil vidas americanas e mais de 300 mil feridos), Ali se tornou uma personalidade muito influente.

Por isso quando Ali retornou aos ringues nos anos 70, já com mais de trinta anos de idade e longe da sua condição fisica ideal como atleta, foi um enorme evento o seu desafio pelo título contra o então jovem e no topo das pica toda campeão mundial, George Foreman.

A luta foi transmitida para mais de um bilhão de pessoas ao vivo de Kinshasa no Zaire e provavelmente é a única coisa pela qual você vai lembrar de Kinshasa além de ser uma cidade no Pandemic. Ali venceu a luta e se tornou campeão mais uma vez nos braços do povo.

Que puxa, seu Jorge...

Entretanto a história de Foreman não se encerra com coadjuvante em uma derrota muito famosa, seria uma razão estranha para fazer um jogo dele por causa disso. Acontece que Foreman se aposentou dos ringues em 1977... mas decidiu voltar depois de dez anos parado. Já não tão jovenzinho, Foreman teve uma carreira bastante impressionante lutando contra jovenzinhos até que em 1994, aos 45 anos de idade Foreman se tornou campeão mundial novamente - até hoje o lutador mais velho a ser campeão de todos os tempos.

É uma história de vida esportiva realmente impressionante, e que forma melhor de celebrar isso do que  um videogame absolutamente bosta?

George Foreman KO Boxing é um jogo que não tem a menor vergonha de imitar outro jogo de boxe muito melhor: "Myke Tyson's Punch Out". Que foi um jogo lançado cinco anos antes lançado para um console muito inferior ao Super Nintendo. Então, como você consegue piorar um jogo que todo mundo conhece de trás para frente?

Myke Tyson's Punch Out - Nintendinho, 1987

George Foreman KO Boxing - Super Nintendo, 1992

Então, GFKOB funciona exatamente como Punch Out. E com isso eu quero dizer os mesmos comandos: você pode dar um passinho para os lados para desviar, apertar para baixo para defender, socar baixo ou socar alto. Um botão soca com a direita e outro com a esquerda, tudo igual.

A grande diferença é que, ao contrário do jogo de 1987, os adversários não telegrafam os golpes então você não tem como reagir de acordo. Aqui tem um exemplo muito bom de como isso funciona:

Oh mama mia fettucine!
Isso torna o jogo, bem, jogavel. Você não apenas aperta os botões desesperadamente e torce pelo melhor, há um timing, há coisas a serem observadas no comportamento do seu oponente. O que é exatamente o que NÃO acontece em GFKOB. Aqui sim, sua única chance é apertar os botões como o maluco da madeira e que as coxas da Rikka nos ajudem!


Não há uma estratégia aqui, você apenas fica desviando aleatoriamente e torcendo para escapar do golpe para conseguir contra-atacar. Adicionalmente, nenhum dos adversários faz uma cara de "oh mama mia" quando é atingido, o que conta muitos pontos contra.

Porém, se eu for totalmente honesto, ao menos esse jogo é bastante fiel ao seu nome, se alguma coisa. George Foreman's KO Boxing respeita seu titulo da seguinte forma:

a) Você joga com George Foreman - George Foreman check
b) O jogo elimina totalmente a coisa dos "boxeadores adversários não telegrafam seus movimentos", fazendo esse jogo impossível de ser jogado senão através de sorte, o que resulta em você sendo nocauteado - KO check
c) Tem boxe - Boxing check 

Adicionalmente, os lutadores não tem um pingo do carisma do jogo no qual esse foi copiado. Ao invés de lutar com figuras como "Joe Queixo de Vidro" (excelente nome para ser boxeador, filho), você luta com caras que parecem ex-presidentes americanos... por algum motivo.

Se, por algum motivo, você cresceu alimentando rancor do ex-presidente Richard Nixon e sempre quis a chance de socar a cara dele... bem, você é o brasileiro mais estranho que eu conheço. Sério.
Então esse é um jogo nada divertido de se jogar e na rara impossibilidade de você ganhar vai ser por mera sorte do que algum esforço seu. Que bela bosta. A única coisa realmente interessante é a primeira aparição da Ana Hickman no mundo dos videogames


Que bosta.