Quando você é uma empresa desconhecida tentando algo novo, eis uma dica que humildemente eu gostaria de compartilhar para aumentar suas chances de sucesso. É uma dica bastante simples, porém que se provaria capaz de se provar valiosissima. Então quando você tiver uma ideia inovadora que totalmente vai te fazer ganhar o mercado, siga estes dois passos simples:
a) diga sua ideia em voz alta;
b) ouça o que você acabou de dizer e perceba o quão ruim isso soa;
Esta simples prática, pouco difundida na industria dos games, é capaz de evitar acidentes termonucleares horríveis... como "Best of the Best: Championship Karate". Outra dica muito boa que eu posso dar é que se o título do seu jogo é grande o suficiente para estampar a capa de uma light novel, realmente comece a repensar suas escolhas comerciais.
Mas vamos lá: 1991 a desconhecida empresa francesa Loriciels decidiu que seria a bilhonésima tentante a entrar na modinha Street Fighter 2 com jogos de luta. Só que eles teriam uma abordagem diferente para isso, que os destacaria entre os literalmente bazilhões de jogos tentando criar um novo Ryu e companhia: seriam um jogo de luta realista.
Mas como fazer um jogo realista quando os videogames tinham tanta capacidade de emular fisica quanto eu tenho de passar um texto sem falar nas coxas da Rikka? Bem, comece primeiro escolhendo um titulo para o seu jogo que remeta a artes marciais.
"Best of the Best" é um filme de 1989 que foi lançado no Brasil como "Operação Kickbox: a nova era dos dragões" porque os subtituladores de VHS eram as pessoas com o melhor emprego do mundo. Para te dar uma ideia da CUALIDADE (sim, com C mesmo) da coisa, eis a sinopse do filme na capa do VHS:
A equipe americana de Kickbox se prepara para enfrentar seus rivais
coreanos. Durante o exaustivo treinamento, eles se unem cada vez mais,
mas também enfrentam dúvidas pessoais sobre a competição. O grupo
americano formado pelos melhores atletas deve competir representando seu
país nas fases finais do campeonato mundial de karatê em Las Vegas.
Você pode se perguntar, com justiça, se não seria melhor enviar a equipe americana de karatê para disputar o campeonato mundial de karatê. Mas se você espera que eles ao menos acertem o nome do esporte, obviamente suas expectativas para "Best of the best" são muito acima do que o filme pode entregar.
Enfim, a Loriciel decidiu aproveitar a onda de um filme absolutamente sucesso nenhum para lançar um jogo de luta baseado no esporte errado também. Porque apesa de se chamar "Championship Karate", tal qual o filme esse jogo é sobre kickboxing na verdade.
Mas e ae, como você faz um jogo realista de kickboxing nos 16 bits? Ah, eles tinham a resposta para isso também! Eles se inspiraram em Karateca e usaram a tecnica de rotoscopia para capturar movimentos precis... espera, eles o que?
Espera, deixa eu ver se eu entendi onde estamos indo com isso, rapazes: vocês se baseiam em um filme absolutamente bosta para fazer um jogo com mecanicas tiradas de um dos jogos mais bostas de todos os tempos da bostosidade bostial?
Creio que, nesta situação, nenhuma resposta será mais adequada do que as palavras deste grande pensador dos tempos modernos:
Mas enfim, vamo que vamo e vamo quicando... BotB então reproduziu o melhor que pode 55 golpes de kickboxing e os tornou disponiveis no jogo. Agora, como você pode executar 55 movimentos diferentes em um personagem? A resposta é, tenho que dizer, uma bastante criativa e que se tivesse sido bem executada daria em algo realmente grandioso.
... dada a escolha de inspirações para esse jogo, suponho que "boa execução" não é algo que deveriamos realmente esperar...
Existem 55 movimentos no jogo, e você pode configurar qualquer um deles para qualquer botão do direcional. Você pode, por exemplo, escolher o golpe 03 da imagem acima para ser o ataque de "frente+B" e o ataque 01 para ser o "cima+B". No papel, é realmente muito legal que você possa customizar os controles do seu personagem.
O que seria muito legal mesmo... não fosse o jogo cagar com isso. Aqui você não pode executar o mesmo golpe três vezes seguidas (o jogo mistura tantas artes marciais que eu não sei se isso é inventado ou é de algum tipo de luta). Em teoria, não ser capaz de repetir o mesmo ataque três vezes seguidas e ter adversários com diferentes táticas de luta deveria significar que de vez em quando os jogadores seriam forçados a adaptar a sua estratégia também.
Sua barra de vida são os holofotes que vão se apagando, ok isso foi um toque legal |
Só que não é assim que funciona. O pontapé básico, embora não seja o mais forte dos ataques, é muito rápido e pode forçar um adversário contra o canto muito eficazmente, assim, para a maioria dos adversários que basta chutar suas canelas duas vezes, use qualquer outro ataque rápido como terceiro movimento, e depois retomar a chutar. Excepto talvez dois ou três personagem, cada oponente pode fàcilmente ser derrotado essa maneira dada bastante tempo.
A IA é muito fácil de enganar, até chegar aos dois personagens finais. Nesse ponto, o computador começa a interromper seus ataques mesmo que nenhum outro adversário tenha feito isso antes, e pode levar um quarto de sua vida com um único hit, mesmo se você tem 99% em resiliência, força e reflexos. Para um jogo que tenta ser realista até esse ponto é muito triste ver de repente ser tomado pela síndrome do chefe SNK.
A boot to the head! |
Isto é, a IA é fácil de enganar uma vez que você começa a entender os controles quebrados. Estamos falando de um jogo inspirado em Karateka, então seria estranho você não esperar que os controles respondessem com lag.
Mesmo que você tenha os reflexos suficientes para defender os golpes, isso não faz diferença porque o lag de input dos comandos é maior do que os quadros de animação para o computador de bater. Isso quer dizer que MESMO QUE você consiga apertar o botão na hora que o bonequinho adversário começou a se mexer, o jogo não vai respoder a tempo.
Alguém anotou a placa? |
O que você tem que fazer para conseguir defender um golpe é apertar o botão ANTES do computador atacar, ou seja, é só na sorte mesmo. Parabens a todos os envolvidos. Muitos parabains. Adicionalmente, qualquer golpe que dependa de apertar mais de um botão ao mesmo tempo também é pura sorte porque o jogo pode simplesmente decidir que não está afim de computar o seu comando e é isso. Foda-se na margarina.
Às vezes eles funcionam como pretendido, às vezes eles não saem como eu queria e resultam em um ataque regular, e às vezes nada acontece. No início, eu pensei que isso iria corrigir se eu treinasse o meu personagem e maxeimizasse seus reflexos. Mas mesmo com todas as estatísticas em 99% o problema prevalece. Então, ou você está descontroladamente triturando botões e esperando que qualquer coisa vai acontecer, ou você vai reverter para a tática dos dois pontapés rápidos seguido de um terceiro golpe rápido.
JUIZ: Bunda! Bunda! Ali uma bunda! |
Quando a única forma de vencer o jogo é explorar um vulnerabilidade da programação e nunca poder sair disso, você sabe que encontrou uma obra de arte.
Falando de treinamento, aqui está outra característica que soa interessante no conceito, mas é mal executada aqui. Somente treinando você pode aumentar suas estatísticas. Vá mal e você não aumenta o seu stat ; treine bem, e seu stat pode subir até 4% até um máximo de 99%.
Cada vez que você treina, você repete as mesmas três rotinas. Primeiro, tem um sparring (ou seja, você luta contra um oponente que não reage) que ajuda você a acumular resiliência.
Isso é por não se chamar Jorge, Jorge! |
Depois disso, você precisa acertar um saco de areia tão rapidamente quanto você pode para aumentar a sua força.
E isso é por você ser um saco! |
Finalmente, você treina seus reflexos alternando entre chute baixo, médio e alto para acertar gongos. Esta rotina é, de longe, a mais irritante, pois devido aos controles ligeiramente atrasados, é difícil reagir e acertar o alvo certo no curto espaço de tempo que o jogo lhe concede.
Isso vai te ensinar uma lição, sino! |
O problema é que não há variedade. Se você quiser ter uma chance contra os adversários mais difíceis, você tem que passar pelas mesmas rotinas de novo e de novo repetidas vezes. Se você perder uma luta, você também perde alguns pontos de suas estatísticas, por isso tem que voltar para o treino para mais duas ou três repetições. Então, o que soa como um toque agradável no início logo se transforma em um grinding chato. Curiosamente, não há limite real sobre o quanto você pode realmente treinar antes de cada luta, então tecnicamente você pode apenas treinat até maximizar suas estatísticas antes mesmo de lutar contra um único adversário. Por que você faria isso está além de mim explicar, já que isso é mais tedioso do que grindar nos piores RPGs.
Finalmente, tem todas as pequenas coisas que não funcionam, estão faltando polimento ou são simplesmente erradas. Todos seus adversários tem o mesmo corpo e só mudam a cabeça, o que é preguiçoso mesmo para a época. Você pode configurar para a luta ter até 12 rounds, mas o jogo só conta até 09 e depois volta para 00. E de alguma forma eles conseguiram errar a bandeira da Alemanha!
Ou a bandeira da Alemanha invertida pode ser um estratagema para tentar ressuscitar Hitler, esses nazistas estão em toda parte |
E a lista vai e vai. Estes são problemas comparativamente menores, mas adicionam em cima dos problemas gritantes do gameplay. É óbvio que esse joguim sequer foi testado.
Melhor dos melhores: Campeonato Karate tem um conceito interessante, com certeza, e em um primeiro olhar superficial pode parecer que poderia ser divertido. Não é. É sem-brilho, repetitivo, chato, quebrado, barato e repetitivo (e também é repetitivo). A IA pode ser derrotada com os mesmos movimentos repetidamente até ela começar a trapacear na cara dura
Claro, os gráficos são bonitos, mas depois da primeira hora só olhando os mesmos três estágios e os mesmos dois lutadores repetidamente, os gráficos começam a parecer menos atraentes.
A única coisa realmente legal sobre esse jogo é que ele é compatível com o Sega Activator, mas eu realmente duvido muito que isso funcione (porque nada meio que funciona nessa coisa). Quer dizer, não funciona nem com joystick, quanto mais com um detector de movimento de 1991! A menos que o activator detecte o chutinho na canela, que é o único golpe que realmente faz diferença nesse jogo.
MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
VERSÃO PARA MEGA DRIVE
Edição 004