sábado, 31 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 048] SUPER STREET FIGHTER 2: The New Challengers (Arcade, 1993)[#540]




Seguindo nossa programação normal de 1993, eu comentei que uma prática que a Capcom praticamente inventou com base no sucesso de Street Fighter 2 foi lançar pequenos patches aperfeiçoando o jogo.

Só que como em 1993 não havia internet, ao invés das pessoas baixarem um update do jogo ela fazia era vender o jogo de novo. Assim tinhamos Street Fighter 2 Turbo, Street Fighter 2 Champion Edition e por aí vai. O próximo da lista de updates então seria Super Street Fighter 2, só que esse aqui é muito mais um DLC inteiro do que apenas um patch, e é uma das versões do jogo que mais apresentou atualizações.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

[SUPER NINTENDO] RANMA 1/2: Chougi Rambu Hen (Abril de 1994)[#539]



Então chegamos ao terceiro jogo de Ranma 1/2 para Super Nintendo, e definitivamente é o melhor dos três: os golpes saem mais suavemente, os personagens tem ataques especiais e modos de combate diferentes conforme a forma que eles estão, os gráficos são os maiores e mais bonitos e a dificuldade está na medida certa.

Sendo o melhor jogo da série, é claro que esse foi o único que nunca foi lançado fora do Japão porque tomate cru é vitamina. Como de costume, sacumé...

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 041] MANIAC MANSION: Day of Tentacle (PC, 1993) [#538]




George Lucas pode ter todos os defeitos como diretor ou roteirista, mas a visão comercial dele era impecável e ele achou que seria melhor ter o seu próprio estúdio para fazer os jogos baseados nas suas IPs como Indiana Jones e Star Wars. Considerando que a opção era deixar empresas como a Ocean ou a LJN mancharem a sua marca, foi uma decisão acertadíssima.

Então ele reuniu um bando de nerds muito criativos e criou a Lucas Arts, empresa que entrou para a história dos videogames menos pelos jogos de Star Wars, e mais por outro motivo: em 1986 esses nerds maravilhosos que saem tabelando tocando tiveram a ideia de fazer um adventure de texto com interface gráfica. Nascia assim o genero Point'n Click - como você pode imaginar, não é todo dia que alguém cria todo um novo genero de videojogos.

Foi lançado então Maniac Mansion, o primeiro Point'n Click ever.

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

[SUPER NINTENDO] SPACE ACE (Maio de 1994) [#537]

 


Eu vou ser sincero com vocês, eu não estou sentindo boas energias desse aqui. Eu ainda carrego na alma as cicatrizes da versão doméstica de DRAGON'S LAIR, e provavelmente em meu leito de morte ainda terei flashes da experiencia pavorosa de jogar essa... coisa... de Nintendinho.

Então não tenho como não sentir a aura de trevas e dor emanando dessa versão de SPACE ACE, o jogo que sucedeu Dragon's Lair como o próximo jogo de animação interativa de Don Bluth. Recapitulando, Space Ace não é um jogo per se, é uma animação que vai rolando na tela e você tem que colocar comandos na hora certa para o filminho continuar rolando. O que não parece muito incrível, mas dadas as opções de diversão que tinhamos era ... aceitavel... ver uma animação de qualidade.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

[ARCADE/NEO GEO] FIGHTER'S HISTORY DYNAMITE (ou Karnov's Reveng no ocidente) [#535]


Seguindo com nossa epopeica saga de jogos de luta que receberam uma versão "patch de update", como era comum na primeira metade dos anos noventa, o jogo de luta que dessa vez recebeu uma "versão Super Turbo" foi nada menos que Fighter's History... você lembra de Fighter's History?

NÃO POSSO DIZER QUE LEMBRE. OU QUE QUALQUER UM LEMBRE, NA VERDADE.

FIGHTER'S HISTORY, mais conhecido (na verdade exclusivamente conhecido) por ser o clone de Street Fighter 2 que a Capcom pegou como bode expiatório em sua tentativa de conseguir uma sentença judicial que lhe daria monopolio sobre os jogos de luta - o que felizmente não deu certo e FH foi liberado para continuar kibando todos jogos de luta que o seu coração desejasse.

domingo, 25 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 048] EQUINOX (ou Solstice II, no Japão) [SNES, 1993][#534]

 


Nossa história começa em 1990, quando a Software Creations (responsavel por perolas do mais baixo calibre como Spider-Man and the X-Men: Arcade's Revange e Terminator 2 ) fez um puzzle isometrico para Nintendinho chamado Solstice: The Quest for the Staff of Demons. Como este jogo é a continuação, acho prudente saber o que rola aqui.

Na véspera do solstício de inverno, Morbius, o Malevolente (com esse nome seus pais certamente esperavam grandes coisas dele) sequestra Eleanor, princesa de Arcádia, para sacrificá-la em um ritual se tornar o Barão das Trevas do Mal. De "o Malevolente" para "Barão das Trevas do Mal", eis um homem destinado ao bom caminho.

sábado, 24 de outubro de 2020

[SUPER NINTENDO] SOS (ou Septentrion, no Japão)[#533]


Taí um jogo que marcou muito minha infancia, só que diferente do que você pode imaginar ele marcou justamente por ser um jogo que eu nunca joguei na vida. Quando eu vi na locadora achei o conceito muito interessante: você tem uma hora para sair de um navio afundando, salvando o máximo de pessoas que puder no caminho.

Entretanto enquanto isso de fato soa interessante, a ideia de me afogar com limite de tempo me dava uma ansiedade incrível. Com efeito ele chegou a figurar várias vezes na lista de "jogos para alugar" que eu preparava na sexta feira (com ordem de preferencia, eu sempre tinha preparado pelo menos 4 opções de jogo), mas a verdade é que eu nunca tive coragem de alugar esse jogo quando era criança.

Terei eu errado e perdido uma perola oculta do Super Nintendo, ou isso foi para o melhor? É o que veremos a seguir.

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 048] THE INCREDIBLE CRASH DUMMIES (SNES e Mega Drive, 1993)[#532]

 


Do modo que eu vejo as coisas, existem apenas quatro tipos de videojogos no mundo. Existem os jogos bons e os ruins, claro, tem também os que não são ruins mas são completamente esquecíveis (o que é pior que ser ruim, na minha opinião), e então existem os jogos que fazem você parar, colocar a mão no queixo e se verdadeira se perguntar:



O jogo de hoje é um desses. Mas vamos começar do começo.

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

[3DO] JURASSIC PARK INTERACTIVE (Maio de 1994)[#531]



Jurassic Park Interactive, para o 3DO. Sério, eu podia realmente parar aqui e a review já estaria completa. Quer dizer, quando um jogo de Jurassic Park foi realmente bom? Best case scenario, pode-se dizer que ... não é terrível, como o JURASSIC PARK de Nintendinho... o que definitivamente é mais do que se pode dizer do JURASSIC PARK de Mega Drive, do  JURASSIC PARK   de Super Nintendo e puta que o pariu, definitivamente do JURASSIC PARK de Sega CD. 

Mas meu Kyubei do céu, é uma ilha repleta de DINOCÉROS tentando te comer, o quão dificil pode ser fazer um jogo disso que ninguém consegue acertar a mão? Não, sério, deve ser uma maldição Asteca ou algo do tipo, porque não tem outra explicação uma coisa dessas.