quinta-feira, 22 de outubro de 2020

[3DO] JURASSIC PARK INTERACTIVE (Maio de 1994)[#531]



Jurassic Park Interactive, para o 3DO. Sério, eu podia realmente parar aqui e a review já estaria completa. Quer dizer, quando um jogo de Jurassic Park foi realmente bom? Best case scenario, pode-se dizer que ... não é terrível, como o JURASSIC PARK de Nintendinho... o que definitivamente é mais do que se pode dizer do JURASSIC PARK de Mega Drive, do  JURASSIC PARK   de Super Nintendo e puta que o pariu, definitivamente do JURASSIC PARK de Sega CD. 

Mas meu Kyubei do céu, é uma ilha repleta de DINOCÉROS tentando te comer, o quão dificil pode ser fazer um jogo disso que ninguém consegue acertar a mão? Não, sério, deve ser uma maldição Asteca ou algo do tipo, porque não tem outra explicação uma coisa dessas.

Capa japoensa do jogo

Bem, quer dizer, dessa vez tem um agravante sim: ele é um jogo para o 3DO e isso é um problema bem grande. Como eu já contei na história do 3DO (no texto de ESCAPE FROM MONSTER MANOR), ele foi um videogame criado com especificações monstruosamente altas para destronar a Sega e a Nintendo no mercado, tão altas de fato que os numeros dele são melhores até mesmo que o do Playstation.

Infelizmente ele foi feito por um bando de gente que nunca tinha feito um videogame na vida, tentando fazer coisas que nunca foram feitas antes - o que tornou o 3DO um excelente beta para a Sony saber o que NÃO fazer com o Playstation alguns meses depois. Isso resultou em um videogame absurdamente caro (700 dolares em 1993, pra vc ter uma ideia em 2020 o Playstation 5 será lançado por 500) SEM NENHUM JOGO. Alias, com um jogo apenas: CRASH'N BURN.


Isso fez com que os seus produtores corressem atrás desesperadamente de jogos para serem entregues no espaço de dois, três meses no máximo já que o aparelho estava no mercado e ninguém tinha nada pra jogar com ele.

Mas que tipo de jogo você pode realmente fazer no espaço de três meses? Quer dizer, não é como se eles fossem empacotar um bando de joguinhos de Atari com fases de tiro e FPS de uma tela apenas e chamar isso de "jogo", né? Quer dizer, mesmo desesperados eles não seriam tão sem vergonha assim... seriam?

Então...


O jogo não começa mal, veja só: o 3DO reproduz cenas inicias do filme muito, mas MUITO melhor do que o Sega CD era capaz de exibir (que era o topo de tecnologia até então), com uma qualidade de resolução e de cores anos luz a frente de qualquer coisa que qualquer um já havia visto num console doméstico. Adicione a isso uma narração cristalina e a música tema do filme e tenho que dizer que pare a época, era realmente uma qualidade impressionante.

Entretanto eu achei estranho que tenham utilizado apenas cenas sem os atores, já que os personagens são tão iconicos até hoje. É apenas quando o jogo explica a premissa do filme (os investidores querem que o parque seja endossado por um equipe isentona, então John Hammond trás dos profissionais mais conceituados de suas areas para inspecionar o parque) que você começa a perceber que alguma coisa errada não está certa aqui...

Espera, o que? 

Dr. Alan Grant? Dra. Ellie Sattler? Fucking Ian Malcom? Ei, caras, vocês parecem um pouco... eu não sei, diferentes? Pegaram coronga ou algo do tipo?


Então... o que acontece aqui é que eles pagaram pela licença da marca Jurassic Park e de cenas do filme, mas não das imagens ou vozes dos atores porque eles sempre são pagos a parte, os contratos dos atores especificam onde e em que midias a imagem deles poderá ser utilizada, não é "pagou pelo filme levou tudo". Quando você contrata o Keanu Reeves para John Wick 4, por exemplo, o contrato dele já preve que a imagem dele será utilizada para exibição no cinema por X tempo, para lançamento em DVD por X tempo, e para comercialização para TV por X tempo, além de lancheiras, capas de caderno e adesivos - algo nesse sentido.

Se você quiser fazer algo diferente disso - digamos colocar as imagens dele na Netflix ou num jogo, ou passar o filme na TV depois que passou o prazo previsto no contrato, os direitos de imagem dos atores tem que ser negociados novamente. Isso se chama "direitos conexos" e é uma coisa bem complicada, tanto que os grandes estúdios tem hordas e hordas de advogados para lidar com essas coisas.




A Universal Interactive, a produtora do jogo, não precisou pagar nada pela licença do filme ou os nomes dos personagens porque ela pertencia a dona do filme - a Universal. Mas para usar as imagens dos atores no jogo teria que pagar para eles e isso é algo que eles não queriam fazer. Claro que eles poderiam apenas criar personagens novos, mas isso eles também não queriam fazer. 

Então como você faz quando você pode usar o nome do personagem mas não a imagem do ator? Super simples: pegue um cara aleatório que estiver passando e bote ele pra fazer cosplay dos personagens, é claro! Vai parecer ridiculo? Vai. Mas você quer fazer um jogo bom ou cumprir o prazo absurdo de 3 meses de desenvolvimento que a falta de jogos no 3DO exigia? 

Pois é, foi o que eu pensei...



Então seu objetivo aqui é resgatar todas as pessoas na ilha, mas antes que possamos fazer isso é necessário tomar um passo: Denis Nedry travou os sistemas quando traiu o pessoal, então primeiramente precisamos "deshackear" o sistema... jogando joguinhos de Atari. Sério, essa é a "trava de segurança" que impede a retomada das funções do parque, jogar Atari... não me admira que os dinossauros tenham tomado conta de tudo - dinossauros estes que tem como fraqueza justamente garotas de 12 anos ginastas que provavelmente saberiam jogar Atari...


E saiba você que quando eu digo "jogar joguinhos de Atari", eu quero dizer literalmente isso: seu primeiro desafio é encarar uma partida de Space Invaders e fazer 20 mil pontos. Eu realmente gostaria que você refletisse sobre isso agora: você comprou um videogame de 700 dolares em 1993 que é mais poderoso que o Playstation... e está usando ele para jogar Space Invaders.

Eu não tenho palavras para descrever isso...


Após atingir 20 mil pontos no Space Invaders você pode ir para o segundo minigame... que é outro tipo de Space Invaders. Mais precisamente um clone de Space Invaders que fez algum sucesso na época chamado Galaga. Eu não to de sacanagem com vocês, é outro minigame saído diretamente de 1978! Mas vocês estão de sacanagem comigo, não pode ser sério um negócio desses!


O terceiro minigame ainda é um jogo de Atari, mas pelo menos esse tem um twist original. É o bom e velho Breakout, aquele jogo de rebater a bolinha só que aqui a visão é de trás da barra. 

Breakout, jogo da Atari de 1976

Ok, vá lá, tem um insight diferente, mas... eu retomo a pergunta anterior: você comprou um videogame de 700 dolares em 1993 que é mais poderoso que o Playstation... e está usando ele para jogar Breakout? Sério que isso é o melhor que dá pra fazer com Jurassic Park? De verdade?



Quarto e penultimo minigame, não perca as contas, e abrimos outro cláaaaassico da Atari: Asteroids! O jogo mais novo dessa lista é "apenas" de 1979, porém fique com o de 79: os controles aqui são horríveis. Cada acelerada faz seu caminhãozinho sair em disparada louca, então você realmente terá uma experiencia mais controlavel no Atari.

Porque não basta copiar um jogo de Atari, você tem que fazer pior que o Atari! Parabéns a todos os envolvidos! 



Quinto e ultimo minigame, finalmente, e agora temos... outro tipo de Asteroids! Claro que sim, como não! Um mais dificil e que o seu... o seu... puta merda, eu não sei o que é isso, mas sei que cada toque no controle faz o boneco voar mais rápido do que se você tivesse anunciado pra sua tia que ta passando o resultado da Tele-sina! (com a Libertadores agora passando no SBT eu descobri que coisas que eu nem imaginava ainda existem, como Tele-Sena e Casos de Família).

Esse é definitivamente o pior e mais mal programado jogo de Asteroids que eu já vi na minha vida. Ok caras, sério, eu sei que vocês estavam muito sem tempo para fazer esse jogo aqui, mas fracassar em reproduzir um jogo que tem 4k de tamanho? Veja, não são 4 giga, não são 4 mega, são 4k de tamanho, esse é o tamanho de um jogo de Atari e VOCÊS FALHARAM NISSO!!!

COMO ALGUÉM FALHA EM FAZER UM JOGO DE ATARI VINTE ANOS DEPOIS EM UM CONSOLE DE 700 DOLARES?!? APENAS COMO! MISÉRIA! PESTILENCIA! PATIFARIA! PLATELMINTOS!

Caso vocês sejam novos demais para fazer a mais remota ideia do que diabos seja Asteroids, vos apresento o clássico de 1979 em primeira mão

... mas puta que me pariu em chamas holísticas, isso não tá acontecendo comigo, eu não to jogando isso, é só um sonho e eu vou acordar jogando Persona 4 a qualquer momento, tem que ser um sonho...

Enfim, na altissima improbabilidade disso não ser um sonho, ou melhor um pesadelo, vamos seguir em frente. Uma vez terminados todos os minigames você pode finalmente salvar as pessoas no parque e... boy, oh boy... oooooooohhhhh boyyyyyy... eu nunca achei que diria isso, mas os joguinhos de Atari foram o ponto alto do jogo... deus... Jesus Cristo... Maomé...  Imperador Galáctico Xenu... alguém me ajude... qualquer um...tasukete...

Vamos lá, existem 5 pessoas fazendo cosplays muito ruins dos personagens do filme na ilha que você precisa salvar, e para "salvar" uma pessoa você tem que completar três minigames na fase dela.


E que minigames são esses, você pergunta?

EU NÃO PERGUNTEI NADA, JÁ SEI QUE ELES SÃO HORRÍVEIS.

Que bom que você perguntou, Jorge. Pra começar, um dos minigames é a iconica cena da perseguição do T-Rex. Você dirige um jipe por sua vida e o bicho vem se aproximando no retrovisor. Parece uma escolha sólida, é uma das cenas mais famosas da história do cinema e dá pra tirar um bom videogame disso, certo?



Como alguém que já jogou centenas de videogames (provavelmente milhares), posso dizer com confiança que as sequências veiculares em Jurassic Park Interactive, com seus controles desajeitados e visuais granulados, estão entre as mais ineptas que eu já vi na minha vida. O carro acelera a um bilhão de quilometros por hora e não tem como você dirigir exatamente, só ir batendo nas coisas e acelerando. 

Alias não existe sequer "aceleração" nesse jogo, ou seu carro está parado ou ele está quebrando a velocidade da luz. Inacreditavel um negócio desses.

E embora seja divertido, por cerca de 20 segundos, ver a imagem de um T. Rex crescendo cada vez mais em seu espelho retrovisor, neste caso só serve para te lembrar que você está recebendo muito pouco DINÓCERO pelo seu dinheiro. O que não é uma escolha brilhante para um jogo de um filme cujo apelo repousa quase inteiramente em seus DINÓCEROS. 

Mas puta que me pariu mesmo, o que eu fiz pra merecer isso? Enfim, suponho que não seja surpresa pra vc se eu te disser que os outros minigames também são igualmente bostólicos


O segundo minigame é esse shooter on rais que vc dá choques em dilofossauros até a vida deles acabar. Ao contrário do anterior, ao menos ele é funcional... e não menos que isso. Quer dizer, essa tela acima é tudo que você tem desse gameplay. É isso. Eu digo, isso é TUDO.

E aí, já está se divertindo? Espero que sim, porque eu guardei o melhor para o final! Aha!


Eu sei o que você está pensando: "Espera, uma sessão de FPS com DINÓCEROS", isso parece realmente divertido!

NÃO, EU NÃO ESTOU PENSANDO ISSO. EU NUNCA ESTOU PENSANDO ISSO, POR FAVOR PARE DE ASSUMIR QUE EU ESTOU.

Então, ao contrário do que você poderia esperar... isso não é divertido.

VOCÊ REALMENTE VIVE NO SEU PRÓPRIO MUNDINHO, NÉ?

Isso porque essa não é uma sessão de "tiro em primeira pessoa" já que não tem armas aqui, é apenas um "labirinto em primeira pessoa". Então é isso, você corre por um labirinto fugindo de "dinossauros" que quando você se aproxima vê que são apenas recortes de papelão e tem uma inteligencia artificial tão perigosa quanto se papelão fossem.


Um labirinto sem armas, porque todo mundo adora labirintos é claro... e é isso o jogo. Eu quero dizer, eu falei sobre o jogo inteiro! Agora repita esses três minigames para cada um dos cosplayers que estão perdidos na ilha. Veja, eu não estou dizendo que são "variações desses minigames", estou dizendo que você joga A MESMA COISA CINCO VEZES REPETIDA!

Isso é insanidade! Isso é a definição de inferno na qual eu estou preso onde tarefas medonhas repetitivas se sucedem umas as outras infinitamente até sua sanidade não ser nada senão um borrão saudoso do que já foi um dia! Porque eu estou preso nesse inferno pessoal com DINÓCEROS de papelão e fases shooter on rail de uma tela só?!

POR QUE É TÃO DIFICIL FAZER UM JOGO DE JURASSIC PARK! SÃO A PORRA DE DINOCÉROS NUMA ILHA! COMO PODE SER TÃO DIFICIL FAZER UM JOGO DISSO?! E PORQUE TEM TANTO JOGO DESSA MERDA SE NINGUÉM ACERTA? MAS NÃO TEM UM, UM DESGRAÇADO QUE ACERTA ESSA MERDA VOCÊS QUEREM ME ENLOQUECER SEUS MISERAVEIS DO INFERNO SALTITANTE!


MAS VOCÊS NÃO VÃO CONSEGUIR, POR EU, DIO, REJEITO MINHA HUMANIDADE E JOGAREI ATÉ O ÚLTIMO DESSES JOGOS PESTILENTOS E FEDORENTOS, VOCÊS NÃO ME DERROTARÃO MWAHAHAHAHHA

...

...

...

COMUNICADO OFICIAL: A direção do C de Super Ação Gamers Power informa que excepcionalmente hoje, esta review será encerrada mais cedo devido a... indisposição de nosso redator. Ressaltamos que ele está bem e as atividades retomarão em breve. Possivelmente. Com alguma sorte.
MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 060



MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 004