sábado, 9 de março de 2019

[AÇÃO GAMES 020] SPIDER-MAN AND THE X-MEN: ARCADE'S REVENGE (SNES, 1992) [#194]


Um belo dia de verão de 1992, provavelmente numa terça-feira, alguém na temível e malfadada LJN teve uma ideia incrivelmente boa: hey, e se a gente fizesse um jogo com os heróis mais populares da Marvel nesse momento?

Obviamente que esse cara foi demitido no ato, porque a LJN tem um compromisso vitalicio de só lançar jogos merda, mas por um terrível acidente de logística essa ideia acabou indo para frente. Nascia assim "Spider-Man and the X-Men" e não tem como isso dar errado, certo? Quer dizer, é o fucking Homem-Aranha e os X-men juntos em um jogo, como isso POSSÍVELMENTE não seria épico?

Bem, a LJN... LJN never changes... Havia uma brecha para cagar tudo, e nessa brecha eles se agarrariam como se a sua vida dependesse disso, afinal uma reputação de jogos ruins eles tinham a zelar!

Ora, acontece que a Marvel tem uma galeria praticamente infinita de vilões a disposição para ser usada em seus jogos (isso se deu antes da distribuição de direitos dos personagens, isso é) e de todos os possíveis e incríveis vilões que eles poderiam escolher para antagonizar este jogo, é claro que a escolha obvia seria... ARCADE!

Espera, quem?


Arcade é um vilão dos quadrinhos tão bosta, mas tão bosta que sequer deram um nome para ele! Isso mesmo, "Arcade" não é o seu codinome de vilão, até onde consta é todo nome que esse personagem tem!

- Bom dia, eu gostari de registrar o nome do meu filho recem-nascido!
- Oh, parabéns senhor! Como vai ser o nome?
- Arcade.
- Arcade? Ok... mas Arcade ... o que? Qual o sobrenome?
- Hm, não. Só Arcade está bom mesmo.

Como você já pode esperar, Arcade não tem nenhum super poder realmente. Ele apenas gosta de construir armadilhas desnecessariamente elaboradas que sempre dão aos heróis uma chance desnecessariamente grande de escapar. Ou seja, na cabeça dele ele é um vilão do James Bond, na real ele é o primo sem graça do Dr. Evil.


Nossa história começa quando, de alguma forma, Arcade capturou vários X-men e os prendeu em celas onde eles lutarão por suas vidas em desafios exóticos. Então o amigão da vizinhança tem que salva-los porque o Professor Xavier estava ocupado trocando o oleo da cadeira de rodas ou alguma coisa assim.


Na primeira fase você joga um tipo de tutorial com o Homem-Aranha em uma fase que não tem lá muitos inimigos. Ainda sim os movimentos do cabeça-de-teia são legais: você dispara teias, balança em teias e escala paredes. Tudo muito spidey, entaõ ok.


Nesta fase, Arcade espalhou várias bombas na fase mas só algumas são de verdade. Você tem que seguir o sentido-aranha para identificar as reais e desarma-las... o que é um uso bem legal do sentido-aranha, o poder mais mal utilizado do Spider em todas as mídias.
 

Após terminar a primeira fase, o Homem-Aranha encontra os X-men no muro da vergonha e rapidamente os julga com sua melhor pose de "sério, gente, vocês foram capturados pelo Arcade? ARCADE?!?". Dá para sentir o constrangimento dos mutantes.

A partir deste ponto você pode escolher seu personagem, tendo que completar duas fases com cada um deles. Dito isso, vamos aos trabalhos!


Chame-me de paranoico se quiser, mas eu fortemente duvido que o fator de cura será um elemento neste jogo. 


Surpreendetemente, Logan não apenas TEM regeneração nesse jogo (sua barra de energia recupera BEM lentamente, mas ainda sim é melhor do que nada) como tem um botão para mostrar e recolher as garras. Não existe nenhum motivo pelo qual você não usaria as garras, apenas o botão está lá para você poder fazer o "snikt" legal do Wolverine. O que foi um toque bem bacana, tenho que dizer.


Na primeira fase você tem que chegar até o alto da fase enfrentando os brinquedos do Arcade, fazendo o que o canadense faz de melhor. A segunda, no entanto, é completamente diferente. Juggernaut sai correndo e você tem que ir batendo nele e avançando. Seu objetivo é derrota-lo antes dele chegar ao final da fase e se ele te ultrapassar você morre, então é bater e andar, bater e andar.


Ok, é diferente... vamos em frente.


Se você não acredita em você mesmo ou acha que seu corpo não é bonito o bastante para chegar nas coxas da Rikka, lembre-se: alguém cujo nome é Scot "Magrelo" Summers pegou a Jean Gray. Pense nisso. 


Ciclope não tem fator de cura, mas dispara raios dos olhos. Considerando que essa fase seu objetivo é chegar até o fundo dela usando um sistema de carrinhos de mina e que encostar nos trilhos te mata instantaneamente, talvez a cura fosse legal afinal.

Alias, me fez lembrar desse video de dez anos atrás que ensina uma valiosa lição de vida: se (por qualquer motivo) você tiver que escolher entre um dos poderes do Wolverine, sempre escolha o fator de cura. As garras podem parecer legais, mas acredite, você quer o fator de cura.



A segunda fase do Ciclope é bem mais linear, em que você avança até o chefe e dispara todas as rajas opticas do mundo na Sentinela. E por todas eu digo todas mesmo, esse chefe leva vários minutos para morrer. Vários. Oh boy... as coisas vão começar a degringolar daqui para frente, né?


Tempestade é, fácilmente, a mutante mais poderosa desse jogo. Claro, escalar paredes é legal e ter fator de cura pode ser útil, mas eu fico com a habilidade de conjurar descargas elétricas de 300 kWh (o consumo de uma casa durante um mês inteiro) e fucking tornados, obrigado. Então como eles podem possivelmente retratar alguém tão mais poderosa que os outros personagens sem parecer estranho?


Então, como se resolve isso? Simples: colocando ela em uma fase de água.

Espera, o que?


Para Tempestade as duas fases são mais ou menos iguais: você tem que destruir valvulas e fazer o nivel da agua subir... porque apesar de ser capaz de voar, Tempestade só consegue avançar se a agua subir ela... por algum motivo... enfim, nessa fase você não tem energia e sim uma quantidade de bolhas de ar que gastam enquanto você está submerso e/ou se você tomar dano.

É uma fase da agua, não precisa dizer muito para explicar que você já odeia ela.


Uma coisa que eu percebi sobre o Gambit é que a maioria das pessoas acha que o poder dele tem alguma coisa haver com as cartas. Na verdade não, ele não o Super Tarologo nem nada do tipo, ele pode fazer qualquer coisa explodir - ele escolhe cartas porque é algo incrivelmente fácil de carregar centenas no bolso sem peso nenhum, e são coisas boas de se arremessar. Além de combinar com a personalidade dele.

Supostamente moedas seriam mais letais, dado o peso, mas a menos que ele faça uma parceria com o cara que dispara moedas de um centavo das mãos, não é muito jogo andar com o bolso forrado com milhares de moedinhas. Faça o teste, apenas por diversão.

Adicionalmente, uma vez que você sabe o que faz, arremessar cartas se torna uma arte bastante precisa.



Na primeira fase do Gambit você tem que correr por sua vida de uma bola com espinhos gigante (acho que os espinhos mais atrapalhariam o rolamento da bola do que ajudariam, mas o que eu sei?) e na segunda é uma plataforma que vai subindo e você tem que não ser esmagado enquanto o nível sobe.

Achei um toque interessante que as cartas tem sua barrinha de munição (felizmente os inimigos dropam cartas para você reabastecer... por algum motivo) mas no geral é uma fase apenas ok.


Repare que todos os X-men tem como ocupação "aventureiro", enquanto Peter Parker é o único que tem um emprego de verdade. Seu maior inimigo são os boletos, e é por coisas assim que ele é o mais popular de todos os heróis. #somostodosspiderman


As duas fases do escalador de paredes é bastante regular, apenas seguir o caminho entre as plataformas até chegar no chefe ao final da segunda parte. Aqui você enfrenta Carnificina e Rhino, e por algum motivo Rhino só pode ser derrotado se balançando na teia e dando uma voadora nele. Eu não sei, talvez ele tenha um pouco de DNA de velociraptor em sua armadura de rinoceronte...

Como você descobriu minha única fraqueza? NOOOOOOOOO!!!
Após completar todos os estágios... os X-Men são capturados pelo Arcade DE NOVO!  

AH C'MON GUYS! Vocês nunca vão entrar no MCU fazendo merdas como essa! Quero dizer, DE NOVO? PUTA MERDA! QUAL É O PROBLEMA DE VOCÊS?! Aposto que o cara que dispara centavos não seria capturado pelo Arcade duas vezes no mesmo jogo!


Tá, ok, esse cara ainda é pior... mas enfim, para qualquer um que não seja o ALMIGHT DOLAR, ainda sim é uma grande vergonha ser capturado pelo Arcade duas vezes. Mas calma que piora.

Durante a luta contra os robos-clones do Arcade, os X-men conseguem se libertar durante alguns segundos e ajudam dando um ataque antes de serem imobilizados  novamente. O que pode ser útil, disparar uma rajada optica, uma carta explosiva ou um raio... a menos que você seja o Wolverine.



Ah, qual é Logan! Eu vi esse soquinho aí de "só pra não dizer que não contribui com nada", puta merda! Depois não sabe porque tu perdeu a Jean para um cara chamado "Magrelo"! Vão se foderem com paçoca, na moral.

Mas enfim, esse foi Spider-Man and the X-Man: Arcade's Revenge. Um jogo que, alem de ter um título grande o bastante para ser título de light novel, alterna entre o apenas mediano e o terrivelmente ruim. Quero dizer, a dificuldade é exagerada em alguns pontos, os personagens respondem com aquela jogabilidade esperada da LJN e o vilão do jogo é o Arcade. Eu não consigo conceber em que mundo possível o Carnificina e o Juggernaut seriam subchefes para o Arcade, mas aparentemente a LJN consegue.



Como esperado da LJN!