segunda-feira, 26 de outubro de 2020

[ARCADE/NEO GEO] FIGHTER'S HISTORY DYNAMITE (ou Karnov's Reveng no ocidente) [#535]


Seguindo com nossa epopeica saga de jogos de luta que receberam uma versão "patch de update", como era comum na primeira metade dos anos noventa, o jogo de luta que dessa vez recebeu uma "versão Super Turbo" foi nada menos que Fighter's History... você lembra de Fighter's History?

NÃO POSSO DIZER QUE LEMBRE. OU QUE QUALQUER UM LEMBRE, NA VERDADE.

FIGHTER'S HISTORY, mais conhecido (na verdade exclusivamente conhecido) por ser o clone de Street Fighter 2 que a Capcom pegou como bode expiatório em sua tentativa de conseguir uma sentença judicial que lhe daria monopolio sobre os jogos de luta - o que felizmente não deu certo e FH foi liberado para continuar kibando todos jogos de luta que o seu coração desejasse.

Ao contrário do que a intro do jogo mostra, vencedores não socam o fliperama

E que forma melhor de comemorar isso do que lançando um update para seu jogo de luta chamado "Fighter History Dynamite"? Sei lá da onde eles tiraram que tinha demanda para isso, esses caras tão lavando dinheiro da máfia só pode...

E como safadeza pouca é bobagem, fora do Japão o jogo foi rebatizado como "Karnov's Revenge" para ver se enganava alguém como um jogo novo e não apenas um update, because safadeza never ends. Se o Brasil nunca teve um jogo de luta 100% BR para chamar de seu, esse é o jogo de luta mais abrasileirado que vamos encontrar.

E o que a HISTÓRIA DOS LUTADORES DINAMITE adiciona ao jogo anterior? Bem, esse jogo é definitivamente uma melhoria em relação ao original. O update adiciona chefes jogáveis (Clown e Karnov) e dois personagens completamente novos: Zazie e Yungmie. O jogo também adiciona um chefe secreto opcional - como era moda na época - que é um boi. 

Mas para além disso o jogo em si realmente não mudou muito tanto visualmente ou em termos de jogabilidade. Isso sendo dito, vamos dar uma olhada nessa galerinha nova muito louca!

KARNOV

Então comecemos pelo personagem que dá nome ao título ocidental do jogo, o chefão final do jogo original que agora é jogavel. Por mais estranho que possa parecer, Karnov é na verdade meio que o mascote da desenvolvedora do jogo - a Data East. Quer dizer, até onde mascotes vão o mercado para mongóis com sobrepeso não é exatamente farto nessa area, então eu suponho que valha pontos pela originalidade... eu acho?

De qualquer forma, Karnov foi primeiro chefe em um dos primeiros jogos da Data East que fez sucesso: Bad Dudes. Sim, tem um jogo chamado Bad Dudes - que não apenas tem esse nome, mas que conta com uma das telas de carregamento mais anos 80 de todos os tempos:

É necessário muita badasseria, de fato

Depois disso nosso mongol pançudinho favorito apareceu em vários outros jogos da Data East até ganhar o seu próprio jogo de Nintendo ... um clone de Contra que é um jogo terrível. Isso não desanimou a Data East, que continuou usando o Karnov nos seus jogos até que ele tornou o último chefe de Fighter's History e personagem jogavel nesse update.

Mas o que Karnolicia quer? O mesmo que todo chefe de jogo de luta realmente: fazer um torneio de luta para encontrar o lutador mais forte do mundo e desafia-lo.





Um homem simples com gostos simples, eu posso respeitar isso.

ZAZIE MUHABA


Para quem não lembra, a coisa de Fighter's History é kibar Street Fighter misturando o visual de um personagem com o conceito de outro - de modo que os jogadores tenham a sensação de familiaridade de Street Fighter mas sem o risco de tomar um processinho por isso e Zazie é um bom exemplo disso.

Tal com Dhalsim, Zazie não luta porque ele é um psicopata que nem o Ryu que sai por aí batendo nas pessoas porque gosta de ouvir o som de ossos quebrando, e sim porque ele quer usar o dinheiro para uma causa nobre. Só que ao invés de alimentar sua vila, o Zazie quer aqui é dinheiro para a Sociedade Africana de Proteção à Natureza para proteger os animais de caçadores ilegais em seu Quênia natal. 

Eu definitivamente posso respeitar um homem que resolve o problema da caça ilegal com o som de ossos quebrando, o que mostra como tudo nessa vida é relativo. Visualmente ele lembra o Dee Jay de SUPER STREET FIGHTER 2: The New Challengers e tal qual seu colega jamaicano, também é o único personagem negro do jogo.





Zazie não apenas é um defensor dos animais, como um grande discipulo do filosofo moderno Rocky Balboa. Respeito. 


Entretanto eu tenho que observar que Zazie começa a formular sua resposta quando ainda está na sala do chefe, e termina a resposta apenas quando já está de volta no Quenia cercado pelos animais. O que deve ter feito bem pouco sentido para qualquer um outro que não fosse ele mesmo.

LIU YUNGMIE


Uma coisa que eu comentei sobre o FH original é que me surpreendeu que o jogo não apelava com a sexualidade das lutadoras, todas estavam inesperadamente bem vestidas para um jogo de luta da época. Pois bem, a Data East também achou isso e decidiu "corrigir" o problema dando ao jogo a sua "musa" (ou "gata" ou "gostosa" ou como vc quiser imaginar o Capitão Ninja adjetivando). 


Yungmie não é apenas uma lutador de Taekwondo com os pernões de fora e um shortinho que mostra a bunda, como é uma chinesa investigando o desaparecimento do seu pai. Se há uma forma de dizer "eu quero fazer uma nova Chun Li" mais escancarada que essa, a Data East não soube pensar. Pq senão estaria no jogo.








Honestamente amiga, essa familia não te merece. Puta pais irresponsaveis! Saia por aí ostentando sua poderosa bunda de fora e não se preocupe mais com isso, liberdade ainda que tardia!

CLOWN


O Coringa, o bobo, o palhaço, o joker era um chefe no jogo anterior e agora é um personagem selecionável, Mas quem se esconde por debaixo da máscara do palhaço? Bem, aí que é fica complicado... Clown é um homem bem feio que gosta de atrair a companhia de garotinhos, se é que me entende, e entra no torneio para ficar popular com os menininhos porque... hã...


Então em seu final... ao vencer o torneio... ele usa sua fama para ir atrás de mais garotinhos e... quer dizer, sério, Japão? Really? É a esse ponto que chegamos, de verdade? Alguém, de verdade, genuinamente, realmente sentou e pensou "hmm, e se a gente fizesse um jogo de luta que é tão desconfortável para todos quanto assistir Eromanga Sensei?".




Pois bem, se esse era o objetivo, parabéns vocês conseguiram. Aproveitem para comemorar enquanto o FBI não vem pegar vocês, porque pra mim chega dessa merda. É isso, eu to fora, pra mim deu.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 60



Edição 088


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 022