quarta-feira, 28 de outubro de 2020

[SUPER NINTENDO] SPACE ACE (Maio de 1994) [#537]

 


Eu vou ser sincero com vocês, eu não estou sentindo boas energias desse aqui. Eu ainda carrego na alma as cicatrizes da versão doméstica de DRAGON'S LAIR, e provavelmente em meu leito de morte ainda terei flashes da experiencia pavorosa de jogar essa... coisa... de Nintendinho.

Então não tenho como não sentir a aura de trevas e dor emanando dessa versão de SPACE ACE, o jogo que sucedeu Dragon's Lair como o próximo jogo de animação interativa de Don Bluth. Recapitulando, Space Ace não é um jogo per se, é uma animação que vai rolando na tela e você tem que colocar comandos na hora certa para o filminho continuar rolando. O que não parece muito incrível, mas dadas as opções de diversão que tinhamos era ... aceitavel... ver uma animação de qualidade.


Assim, é bastante claro que não tinha como adaptar essa animação para um cartucho de Super Nintendo e dessa forma um jogo inteiramente novo apenas baseado no arcade tinha que ser feito. Bem, tecnicamente não TINHA, mas obviamente que seria porque a minha sorte é dessas.

Mas ok, vamos ver como isso se sai com a mente aberta, quer dizer, não tem como ser pior que o Dragon's Lair de Nintendinho... e por algum motivo eu sinto que não devia ter dito isso, né? Enfim... nossa história começa quando...


Que? Apenas... que? A backstory de introdução do jogo foi feita pelo diagramador da Ação Games? Mas... mas.. mas olha uma coisa dessas cara! Puta merda cara, mas vocês não me dão refresco nem na tela de introdução caralho! Olha uma coisa dessas! Não, olha uma coisa dessas! Me diz como eu posso possivelmente achar que esse jogo vai dar certo se eles jogam isso na tela!

Mas calma... calma... vamos lá que o jogo nem começou ainda... após essa introdução, seja lá o que ela dizer porque eu me recuso a ler isso, o herói e o vilão do jogo se encaram ameaçadoramente!


... hã, okay... então depois disso eles... se encaram mais um pouco...


... hã, gente, tá bom de se encarar? Sério caras, vocês estão me deixando um tanto desconfortável aqui, e eu não tenho muita ideia do que está acontecendo realmente, é muita tensão numa cena só. Alguém poderia por favor quebrar essa tensão toda?


... eeeehhh... essa piscadinha me deixou mais desconfortável ainda... ai, esse realmente vai ser um jogo daqueles...


A coisa que todo mundo sabe a respeito de Space Ace para SNES é que o JonTron fez um review desse jogo. Eu realmente gosto do JonTron; ele está em torno do 5º ou 6º (não consigo escolher entre ele e o Caleb Hyles) lugar na lista de homens que me fazem questionar se sou exclusivamente heterossexual (logo abaixo de Kurama de YUYU HAKUSHO 2: Kakuto no Sho e do Idris Elba). 

No entanto, como qualquer crítico que faz reviews engraçadas na Internet, Jon é propenso a exagerar em como algo é ruim para propositos de comédia. Bem, ao jogar esse jogo eu tenho que dizer que minha suspeita estava correta: Jon não passou a impressão correta sobre o jogo. Porque se qualquer coisa, ele undersell o quão ruim o Space Ace é.

Porque, veja, Space Ace não é apenas um jogo ruim. Ele não é um jogo de plataforma que pula ruim ou tem fases mal desenhadas. Quer dizer, ele é isso também, mas não é só esse o problema. Não, o buraco de ruindade que Space Ace cava para si mesmo é muito mais embaixo.

O que diabos era suposto eu ter feito aqui?!?

Eu vou tentar explicar o quão ruim esse jogo, mas não sei se estou equipado para tamanha tarefa. Em linguística, uma tradução "localizada" é o que acontece quando você adapta o significado e a estrutura da frase inicial para se adequar às convenções do idioma de destino, o que garante que o idioma de destino capte adequadamente o significado da frase original. 

Por exemplo, a frase "uma bicicleta verde" é traduzida em inglês como "a green bicycle". Essa tradução está certa, mas não é uma tradução literal. Se fosse literal, o resultado seria “um verde de bicicleta”, o que vai contra a convenção inglesa de colocar o adjetivo antes do substantivo. 

Isso se aplica às barreiras culturais entre os idiomas também. A expressão "It's raining cats and dogs" significa literalmente "está chovendo gatos e cachorros", o que não faz sentido nenhum em portugues porque ninguém usa essa expressão. A tradução mais adequada seria "está chovendo canivete" ou algo assim, e que de igual modo não faria sentido em uma tradução literal em inglês.

Algumas tentativas depois, na mesma fase... NEM FAZ SENTIDO TER ACERTADO ESSE RAIO!

E porque eu estou falando de tradução? Porque adaptar o arcade FMV para um jogo de Super Nintendo é um tipo de tradução. E o problema é que Space Ace no SNES tenta ser uma tradução literal do jogo original, e é uma muito malfeita.

E é isso que faz Space Ace no SNES ser um jogo tão, tão ruim. Não, não é apenas ruim, é apenas ruim. É horrível. O que acontece é que o jogo tenta adaptar a mecânica de um jogo FMV de quick time events em um jogo de plataforma 2D. 

Eu entendo que o SNES não tinha como ter as cutscenes em vídeo e áudio de alta qualidade. Eu entendo que você tem que trabalhar dentro das limitações inerentes do console. O que eu não entendo é por que eles acharam que transformar um jogo de plataforma em um FMV de quick time event seria uma boa ideia. 

Alguns passos depois na mesma tela...

Basicamente, esse tipo de jogo se resume a apertar o botão na tela na hora certa e senão é fim de jogo. E é por isso que esses jogos são inevitavelmente ruins enquanto jogos. Um jogo de plataforma não é, não deveria pelo menos, ser uma sequencia de botões pré-decorada que você poderia programar um bot para jogar. 

O jogo tem que dar espaço para você reagir, te dar informações para você trabalhar, mas a única e eu digo a ÚNICA forma de você jogar esse jogo é decorar a sequencia de botões. Pule aos 3 segundos, segure para frente por 0,75 segundos, aperta para baixo por 0,14 segundos... e assim até o final da fase. Sério, é uma tentativa de traduzir literalmente o arcade FMV em jogo de plataforma e isso é hediondo porque você tem o pior dos dois mundos: o gameplay pavoroso do arcade mas sem as animações bonitas de cartoon!

Isso é loucura! Loucura, eu te digo!

Nova tentativa e... AH COME FUCKING ON!

Enfim, as fases de plataforma são injogaveis e ainda sim tem uma coisa pior que isso nesse jogo, que é o sistema de seleção de fases. A maioria dos jogos se contenta em dar um mapinha para você escolher a fase. Já Space Ace, que sequer consegue fazer fases jogaveis, tenta algo mais ousado!

Após terminar a primeira fase o jogo te joga em um labirinto, e por labirinto eu quero dizer do tipo "onde diabos eu estou" porque a tela gira aloucadamente. Mas ok, aí é só entrar nas fases que você encontrar no labirinto, certo?

Não.



Em algumas fases você consegue entrar, em outras passa direto. Qual é o critério? QUEM DIABOS VAI SABER?!? Sério, é aleatório ao ponto que eu não conseguia entrar em nenhuma fase e ficava andando a na porra do labirinto até morrer! Sim, porque o labirinto causa dano quando encosta na parede e o que mais tem nessa desgraça é parede! Que loucura é essa caralho! Loucura eu te digo!!!

Sério, normalmente eu tento jogar os jogos até o fim para poder falar sobre eles, mesmo que seja usando savestate ou gamegenie. Mas caralho, não tem santo que de jeito nessa desgraça de labirinto de seleção de fases!

Ok, última tentativa, acho que agora passo dessa fase na última vida e... AHVAPAPUTAQUEPARIU!!!

O que diabos tá acontecendo aqui? Como ninguém viu que esse jogo é um combo ultra master mega de ideias ruins? Mas é uma atrás da outra, não tem nada, mas nada de nadamesmo que se salve nesse jogo! Porca miséria sacripanta!

Não, sério, eu fico doido com um negócio desses! Vcs querem me enlouquecer que esse jogo sequer existe! Tá errado gente, para!

...

Enfim, essa review parece desorganizada para você? Com certeza parece pra mim. Levei uma eternidade para escrevê-la e ainda está curta pra caralho. Sabe por que? Porque eu não  consigo explicar como você pode cagar tanto um jogo! 

JonTron naileou os problemas de apresentação da versão SNES, mas ele não tocou o suficiente na jogabilidade - no que o torna tão ... errado. Já disse que Space Ace de SNES é um jogo de plataforma 2D que tenta imitar os elementos da versão original. Não há nada inerentemente errado com esse conceito. Quer dizer, existem jogos de plataforma "cinematográficas", mesmo no Super Nintendo como OUT OF THIS WORLD e FLASHBACK: Quest for Identity e esses jogos são jogos muito bons!

É claroq que o chão desaparece...

Com um pequeno esforço, a arte poderiam ter sido estilizada a lembrar o original - como a adaptação de SNES de DRAGON'S LAIR faz e não é um jogo terrível. O som não é dos melhores, mas não é ruim; é mais preguiçoso que ruim. Se o Super Nintendo não consegue exibir uma animação de alta qualidade, faça cutscenes com imagens paradas, mas bonitas. Realisticamente era possível fazer um jogo de plataforma inspirado em Space Ace, porque foi o que eles fizeram com Dragon's Lair nesse mesmo Super Nintendo.

Só que os desenvolvedores tentaram adaptar as coisas erradas - especialemente, a jogabilidade do original. Como disse uma review da IGN: “Space Ace no SNES não manteve a mecânica de tentativa e erro - ele a ampliou.” 



Esse Space Ace não gosta de você e não quer que você vença o jogo. Ele sequer quer você jogue. É tão cruel quanto mal projetado. Você recebe cinco vidas, leva um tapa na bunda e é dito para sair e tentar o seu melhor - e você então é enviado para um mundo onde tudo o mata com um hit, pixels na tela que não podem ser tocados te cercam como vermes em um cadáver, os controles são quase inexistentes de tão ruins e você só pode confiar na sorte. 

Se você morrer, é enviado de volta ao início da fase. Se você morrer, será forçado a assistir a tela escurecer, mostrar uma cutscene da sua morte, escurecer novamente, mostrar o logo com o nome da fase e então lentamente te colocar no inicio da fase. É um processo longo, lento e tedioso, e você sentirá o seu corpo ficar tenso e todo o sangue do seu cérebro coagular sempre que você errar um pulo ou tocar no que eu sei lá o que.

Olha que beleza esse chefes desenhados no Paint...

O que me deixa triste nisso tudo é que você está basicamente pagando pelos pecados dos desenvolvedores. Supõe-se que Space Ace seja um jogo de tentativa e erro, mas a maioria dos erros que você cometerá não serão seus, são os erros cometidos pelos desenvolvedores. 

Erros como a perspectiva isométrica enviesada que torna difícil julgar a localização do seu personagem em relação a outro objeto. Erros como a rançosa mecânica de pulos que só funcionam se você fizer movimentos lentos, metódicos e calculados - o que é impossível neste tipo de jogo onde você tem frações de segundos para reagir. Erros como a precisão perfeita de pixels de onde sua hit box pode passar sem morrer, as fases em que a tela de rolagem automática param e começam sem qualquer aviso, o comportamento imprevisível dos inimigos, a menos que você tenha jogado dezoito vezes, os inimigos que avançam contra você fora da tela, a falta de qualquer senso de direção lógica (PARA ONDE EU VOU?), os saltos de fé... 

Erros como o fato de que, apesar de toda a velocidade e reflexos afiados necessários para passar por esse lixo, os níveis ainda se movem em um ritmo terrivelmente lento. Nunca joguei nada tão frustrante na minha vida. Eu realmente não tenho como descrever isso. A última vez que eu fiquei tão puto com um jogo foi JIM POWER: THE LOST DIMENSION IN 3-D porém pelo menos naquele jogo eu estava ocupado tentando não vomitar por causa do efeito 3D fracassado. Eu não posso nem, tipo ... eu não posso. Eu não tenho nenhum final inteligente pra terminar esse texto. O jogo é uma bagunça. Essa review é uma bagunça. Estou apenas pondo pra fora da minha alma essa sujeira. Eu nunca vou jogar essa desgraça de novo. Terminei. Acabou. Tchau.

MATERIA NA AÇÃO GAMES
Edição 061