domingo, 13 de junho de 2021

[PC] SIMON THE SORCERER (Setembro de 1993) [#705]



Era uma vez, em uma terra distante e mistica chamada Inglaterra, uma pequena empresa de jogos chamada Horrorsoft. Ano após ano, Horrorsoft trabalhou duro em pequenos jogos de adventure que ficaram relativamente conhecidos no Reino Unido mas não muito além disso. Na verdade nada além disso, é o tipo de coisa que os locais cresceram com ele mas os estrangeiros provavelmente nunca ouviram falar - tipo a Turma da Monica. 

Estou falando de jogos do calibre de Elvira 1 e 2, Waxworks e Personal Nightmare. Como eu disse, não se sinta mal se você nunca ouviu falar deles. Os invernos vieram e passaram, e a pequena Horrorsoft em seu feudo local, sem medo dos poderosos juggernauts americanos do genero como os point'n click da LucasArts ou da Sierra On-Line. Mas um dia a pequena Horrorsoft se tornou ambiciosa, cansou do conforto oferecido pelo pequeno mercado local e passou a ansiar por algo novo para seu povo, um jogo com coragem, engenhosidade e resiliencia suficientes para sair por aí e conquistar o mundo. 

Alguns jogos já nascem clássicos, já diria a Ação Games

sábado, 12 de junho de 2021

[PC] SOLAR WINDS: THE ESCAPE (Dezembro de 1993) [#704]

 

No nosso jogo de número 700 (indo audaciosamente rumo ao milão, onde nenhum gamemaníaco jamais esteve), tiraremos um momento para falar sobre a revista Gamers.

sexta-feira, 11 de junho de 2021

[PC] SID MEIER'S COLONIZATION (Dezembro de 1994) [#703]


Alguns diretores de jogos tem assinaturas narrativas tão são suas, tão intrinsecas ao seu trabalho que você pode dizer que é um jogo dele mesmo sem ter lido na capa do jogo. Sejam os filmes interativos do David Cage, a necessidade quase patólogica de ter um sistema interligado complexo que não afeta realmente tanto assim ou nada no gameplay do Peter Molyneux ou o "essa história fazia sentido quando eu comecei a explicar ela mas agora que eu to falando em voz alta puta merda alguém tomou chá de fita aqui heim" animezisticamente brega do Hideo Kojima.

Nesse sentido, identificar um jogo do canadense Sid Meier é bastante fácil.

quarta-feira, 9 de junho de 2021

[ARCADE] CADILLACS AND DINOSAURS (Maio de 1993) [#702]


E então no sétimo dia, Deus descansou. Ele contemplou toda sua criação e viu que era bom (especialmente a diabetes, ele tem moh orgulho de ter inventado essa). E aí quando ele tava quase cochilando, as palpebras pesadas e aquele estado de torpor gostoso jogado na sua sala celestial, ele lembrou que precisa adicionar uma coisa rapidão para sua criação estar realmente completa: "Não haverás um jogo foda de DINÓCEROS". E aí sim, satisfeito ele foi puxar um ronco.

Porque sério, é a única explicação que eu consigo imaginar pra o quão dificil, impossível e misantrópico é fazer a porcaria de um jogo bom sobre DINÓCEROS. Caralho maluco, são lagartos de cinco metros de altura que comem pessoas, o quão dificil pode ser fazer um jogo disso? Ou melhor ainda, galinhas carnívoras de 5 metros de altura se você pegar o take moderno sobre DINÓCEROS, o que torna melhor ainda!

terça-feira, 8 de junho de 2021

[SEGA CD] KIDS ON SITE (Novembro de 1994) [#701]


Como Voltaire disse certa feita, "Se Tom Zito não existisse, ele precisaria ser inventado".

Bem, não foi exatamente isso que ele disse, mas como ele falou de alguém bem menos importante que o mago dos FMV eu tomei a liberdade de melhorar a frase dele. De qualquer forma, o ponto é que Tom Zito era o homem por trás da Digital Pictures, a empresa cuja missão na Terra era fazer com os jogos em filme interativo (full motion video, daí o nome FMV) fossem a próxima grande coisa dos videogames.

Suponho que você saiba como isso termina, tho.

domingo, 6 de junho de 2021

[MEGA DRIVE] LEMMINGS 2: THE TRIBES (Outubro de 1993) [#700]


Seus punhos estavam ensanguentados, mas ele continuava socando ritmicamente contra a rocha. Ele não tinha escolha, estava literalmente no inferno e a única forma de escapar dessa maldição era quebrar vários metros de rocha pura usando nada senão apenas suas as mãos nuas. Pior ainda, o destino dos amigos, de sua família atrás dele também dependia de sua provação torturante. 

Finalmente, suas mãos nuas atravessaram a rocha, o ar fresco fluiu para o túnel apertado que ele havia cavado meticulosamente, mas seu alívio durou pouco. Do outro lado da rocha havia, de fato, a saída, a passagem a terra prometida. Para seu horror, entretanto, entre o Eden contado por incontáveis gerações de mamães Lemmings aos seus filhotes Lemminguinhos e o túnel de fuga recém-cavado no qual ele depositara todas as suas esperanças não havia uma inclinação gradual rumo a liberdade. Em vez disso, à sua frente havia uma queda uma dúzia de vezes maior que sua própria altura. 

sábado, 5 de junho de 2021

[MULTI] PRIMAL RAGE (Agosto de 1994) [#699]


Durante esse projeto (estamos no jogo 694 com esse, saiba você) eu joguei muitos jogos que eu não conhecia, revisitei alguns que eu amava e confirmei que outros são nitroglicerina de ódio puro. Alguns jogos eu gostava até que bastante, e apenas rejogando eu descobri que na verdade são bostas fedegosas inerciais, como DOUBLE DRAGON 3 do Nintendinho ou PRINCE OF PERSIA, por exemplo. Porém algo menos recorrente assim é jogos que eu achava que eram ruins se revelarem... bem, ao menos não tão ruins assim.

Até porque não existem muitos jogos que eu realmente não gostava quando era criança, eu nunca fui muito critico com joguinhos nessa fase e só depois de velho que eu fiquei chato. Mas o jogo de hoje é um desses raros casos que eu não gostava mesmo na época, e rejogando ele decadas depois descobri que... bem, não é tão ruim assim, na verdade. Eu não usaria uma palavra como "bom" para descreve-lo, mas não é a pior coisa possível também.

sexta-feira, 4 de junho de 2021

[MD] MEGA MAN: THE WILY WARS [ou ROCKMAN MEGA WORLD no Japão] (Outubro de 1994) [#698]

Alguns anos depois essa também foi a arte da capa da versão europeia do jogo

Ok gente, eu tenho confessar uma coisa que vai soar como uma revelação chocante para todos vocês, mas sinto que a este ponto que precisamos estar completamente claros a respeito disso: a Sega me diverte. Não da forma que você possa estar imaginando, entretanto. As pataquadas da Sega me divertem, seu fracasso me entretem, suas lágrimas me dão forças e sua dor é meu viver.

QUE REVELAÇÃO SURPREENDENTE...


quinta-feira, 3 de junho de 2021

[SNES] NOSFERATU (Outubro de 1994) [#697]

Em uma virada surpreendente de eventos, dessa vez a arte da capa japonesa é a mesma da capa americana, veja só você...

Nosferatu, taí uma palavra interessante. A palavra "nosferatu" é como os romenos (não confundir com os romanos) chamam vampiros, mas por qualquer motivo que seja em seu clássico de 1897 Bram Stoker, Drácula, se referiu a nosferatu como um nome próprio e dado a popularidade do livro esse sentido da palavra pegou. No original romeno não existe um cara chamado Nosferatu, mas agora é assim que se usa essa palavra.

terça-feira, 1 de junho de 2021

[PS1] BATTLE ARENA TOSHINDEN (Janeiro de 1995) [#696]

O sistema muda, a geração muda, mas as capas feias americanas estão lá, firmes e fortes

Hoje, meninos e menians do meu Brasil baronil, é um dia muito especial nesse blog. Um dia que eu esperei muito, na verdade, porque esse dia representa a realização de um sonho. Não de hoje, em que eu posso ter qualquer videogame que eu quiser graças a mim mesmo obrigado, mas um sonho de vinte e cinco verões atrás.