E então no sétimo dia, Deus descansou. Ele contemplou toda sua criação e viu que era bom (especialmente a diabetes, ele tem moh orgulho de ter inventado essa). E aí quando ele tava quase cochilando, as palpebras pesadas e aquele estado de torpor gostoso jogado na sua sala celestial, ele lembrou que precisa adicionar uma coisa rapidão para sua criação estar realmente completa: "Não haverás um jogo foda de DINÓCEROS". E aí sim, satisfeito ele foi puxar um ronco.
Porque sério, é a única explicação que eu consigo imaginar pra o quão dificil, impossível e misantrópico é fazer a porcaria de um jogo bom sobre DINÓCEROS. Caralho maluco, são lagartos de cinco metros de altura que comem pessoas, o quão dificil pode ser fazer um jogo disso? Ou melhor ainda, galinhas carnívoras de 5 metros de altura se você pegar o take moderno sobre DINÓCEROS, o que torna melhor ainda!
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I dont speak car, mas isso parece um anuncio muito importante sobre Cadillacs... eu acho... |
Mas... não. Nada. É impressionante como nunca, nunca, nunca mesmo sai um jogo foda disso. Jurassic Park okay, são jogos feitos pela Ocean e não tem como sair algo com a minima decencia humana disso. Todos os 59 jogos de JP feitos até agora, isso é. PRIMAL RAGE é o que mais perto chega de ser um jogo decente de DINÓCEROS, certamente tinha os recursos, a intenção e o timing certo... mas então tudo é cagado pelo ódio do SENHOR porque nada senão fúria divina explica esses comandos de golpes especiais.
E agora então temos CADILLACS E DINÓCEROS! Feito pela Capcom! Mas puta que me pariu nas chamas holisticas do monte himalaia verdejante, NÃO TEM como isso dar errado! De um lado temos carros que são feitos de 915 toneladas de metal com segurança zero para o motorista (daquele tempo em que era mais importante o carro "estragar pouco" em um acidente do que a lataria absorver o dano e não matar todo mundo a bordo), que lança oito quilos de poluentes na atmosfera toda vez que você olha pra chave dele e faz 15 cm por litro de gasolina.
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Um homem de punhos insanos contra um DINÓCERO magnético, sexta no Globo Reporter |
Do outro, temos os já citados lagartos (ou galinhas) de 5 metros de altura comedores de gente. Aí você tem os dois juntos no jogo feito pela Capcom, que nessa época não sabia como fazer um jogo ruim. Como possivelmente isso daria errado? COMO?!
Bem, a resposta simples é que não deu errado. A resposta não tão simples assim é que também não deu muito certo. Meio que apenas deu, e meio que é isso, pois tal é a força da maldição dos DINÓCEROS, tá louco um negócio desses.
Mas vamos começar do começo...
Cadillacs e DINÓCEROS é uma HQ dos anos 80 que era sobre, bem, cadilaques e dinossauros. O que mais você esperava? A história aqui é que por causa da poluição a Terra se tornou inabitável e a humanidade foi forçada a se refugiar em cidades-bunker subterraneas até a coisa lá fora dar uma melhorada.
O que, quinhentos anos depois, aconteceu. A natureza não apenas se recuperou integralmente, como se recuperou até demais ao ponto que espécies extintas voltaram - daí os DINÓCEROS. Olha gente, eu não sou um phd em biologia nem nada, mas eu desconfio, apenas ACHO que não é assim que funciona. Apenas um palpite, sei lá.
De qualquer jeito, a grande surpresa é que ao contrário do que Steven Spielberg e os jogos da Ocean me prometeram, os DINÓCEROS são super de boas e pacificos, convivendo tranquilamente com os seres humanos. O que significa que é claro que ALGUÉM vai ter ir lá inticar com os bichos pra emputece-los e transforma-los em feras incontroláveis. Cadillacs and Dinosaurs pode não entender nada de biologia, mas tem uma noçaõ surpreendentemente precisa de como o ser humano rola.
Sério Mercadeiros Negros, pq vcs fazem isso?
Sério caras, vocês ao menos sabem porque fazem o que fazem?
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WHY WULD U DO DIS?! |
Bem, sejam quais forem os motivos, isso não pode ficar assim! Um homem jurou impedi-los e você sabe que ele está falando realmente sério pq ele teve até um AVC de tanta raiva impedidora de malignidades que ele ficou!
Não é uma simples paralisia facial que vai deter nosso herói e seus amigos de lutarem pela paz e harmonia dinossaureirica e os quais conheceremos agora!
Zé Tenrec é nosso herói com paralisia facial, e como sua descrição ele é parte mecanico, parte xamã, todo boa habilidade. O que isso significa em termos de gameplay? Nada, a Capcom só jogou palavras aí para parecer legal - o que ainda sim é uma forma mais coerente do que como o J.J. Abrams planeja suas histórias.
Bem, essas capas de revistas dos anos 90 não vão se ilustrar sozinhas, e esse era meio que o modus operandi da Capcom na época: a gostosona obrigatória para fanarts e capas de revistas. Se bem que dessa vez a ideia nem foi da Capcom, a personagem é assim até mesmo no cartoon que passava sabado e de manhã isso é algo bem raro para os padrões moralistas gringos.
Embora eu recomendaria ela dar uma olhada nesse cancer de costela aí, esse inchaço não é normal não amiga...
Mustapha Cairo tem apenas dois defining traits na vida: ser engenheiro e ser amigo do Zé. Quié isso, o Zé é o Jorel que todas as pessoas do mundo são definidas a partir dele? Impressionante ele fazer isso tendo paralisia facial, uma história de luta e superação esses cadilaques e dinossauros eu te digo.
Mas pelo menos eu gosto de como a roupa dele é do mesmo estilo da Hannah, então todo mundo se veste assim nesse cenário e não uma coisa feita só pelo fan service. Claro que na versão do Zack Snyder ele teria o peito super peludão, mas felizmente creio que o Cadillacs and Dinossaurs's Snyder Cut é algo jamais veremos.
E por último, um beat'm up da Capcom não é um beat'm up da Capcom se não tiver o obrigatório personagem grande e lento, com golpes de wrestling. Aqui o papel Hagar-like é desempenhado por Bagunça O'Bradovsk, um personagem de passado misterioso criado pela Capcom para esse jogo.
Qual passado você pergunta? A resposta é que jamais saberemos, seu passado é tão elusivo que ele sequer foi incluído no jogo!
Bem, esses são os personagens do jogo mas na realidade, todos jogam da mesma forma, com suas estatísticas não fazendo diferença para a jogabilidade. Você pode argumentar que Bagunça é um tantinho mais lento que Hannah, ou que ela precisa de um hit a mais contra alguns inimigos, ou que o alcançe do Mustapha é dois pixels maior, mas honestamente não é algo qualquer ser humanos seja realmente capaz de discernir.
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Hoje não, Farossauro |
Este é um Beat ‘Em Up da Capcom, então você rola para os lados e soca coisas até que elas morram. É muito parecido com TODOS os beat 'em ups da época: os inimigos são grandes e de aparência robusta e têm barras de saúde amarelas que ficam vermelhas à medida que morrem. Algumas coisas terão vuda branca/azul/verde/roxa, mas apenas dê um soco nelas e elas morrem.
O grande diferencial da época é que a Capcom já sabia disso e sempre que possível incluía mecanicas diferentes para dar uma apimentada nas coisas em seus jogos.
THE PUNISHER tem armas de fogo,
CAPTAIN COMMANDO usa os cenários mais do que era comum nos jogos da época,
ALIEN VS PREDATOR se destaca pela quantidade de inimigos na tela e por aí vai...
Nesse aspecto, o que chama atenção em C&D é... hã... tem o... então... bem, não tem nada realmente.
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Paree o Bowser e o Yoshi do filme do Mario, talvez eles tenham googleado o jogo errado na hora de fazer o filme... |
Para ser honesto, eu esperava que 90% do jogo fossem dinossauros e, infelizmente, esse sonho nunca se concretizou. Você poderia apenas sonhar em dar suplex em um tiranossauro, mas Sabin's crazy adventure isso não é. Os dinossauros são criaturas indefesas que precisam ser resgatadas. Ocasionalmente, aparecem como criaturas furiosas, mas você realmente dá meia duzia de tapas neles antes deles "voltarem ao normal" e só. Em vez disso, você está lutando contra todos os gângsteres genéricos já conhecidos dos beat'm ups: Fat Dude, um cara magro com uma faca, caras com jaquetas de cores diferentes para distinguir o quão dificeis eles são, e então os chefões de tamanho normal. Nada que você já não tenha visto em qualquer beat'm up milhões de vezes, eu tenho bastante certeza que eles até reaproveitaram sprites do
FINAL FIGHT (só que sem a Poison, até se fosse esse o caso você não me veria reclamando desse jogo)
Os chefes não são particularmente inspirados também, e eu realmente não posso enfatizar o suficiente o quão desapontado eu fiquei por não poder dar socos em T-Rexes até a morte, a coisa mais próxima que o jogo tem é o chefe final. Este cara (Dr. Fessenden) se injeta com um soro que o transforma em um dinossauro de 3 cabeças com um feto bebê estranho embutido no estômago, pena que o jogo inteiro não tem ideias loucas assim.
E se o jogo é fraco em DINÓCEROS, em cadilaques muito mais ainda. Tem apenas uma fase com o carro nesse jogo e ela é toda borrada e dura tipo 30 segundos, meio que meteram no meio só porque é obrigação contratual ou algo do tipo.
Não que atropelar punks com seu bólido seja uma ideia ruim, mas quando você tem trinta segundos disso em um jogo de uma hora quase meio que não conta. E sério, essa fase é muito borrada de qualquer jeito:
Sendo um jogo da Capcom, é claro que ele não é sem qualidades redentoras entretanto: os gráficos são suficientemente bonitos como era o padrão dos beat'm up deles na época e de forma surpreendente, esse é um dos raros beat'm ups que eu lembro de ter visto que tem sangue. Claro, não é algo que se diga "minha noooooossa que massacre da serra elétrica que é esse jogo", mas tem um sanguinho afinal.
Os controles respondem bem com o padrão Capcom de qualidade e a hit detection funciona igualmente bem, como esperado. E eu tenho que dizer que gostei da mecanica das armas de fogo, embora como tudo mais nesse jogo ela é bastante incipiente. C&D foi lançado alguns meses antes de
THE PUNISHER, e naquele jogo a mecânica seria realmente bem utilizada e polida. Aqui tem umas arminhas com munição, mas o jogo não é muito sobre isso.
Ah, e o jogo tem uma grande variedade de comidas para recuperar HP que dropam dos inimigos, acho que até a maior que eu já vi em um jogo do genero. Claro, alguém poderia se perguntar se é realmente sanitário pegar uma salada que caiu do bolso desse cara:
... mas então é um genero conhecido por se alimentar de pernis fumegantes dentro de tambores de oleo na rua. O Blanka desnutrido é o menor dos seus problemas. Então yay para a Capcom por ter usado todo seu asset de comidas em 2D, o que é bom, e boo por não poder jogar os inimigos em buracos mesmo tendo uma fase do elevador onde isso seria perfeitamente possível mas de alguma forma eles quicam em uma parede invisivel.
Cadillacs and Dinosaurs é ok. É bastante sólido no que faz, os gráficos parecem decentes e a premissa é boa. Eu só desapontado que o jogo realmente não tente ser mais que isso. Ele nunca realmente se esforça além de fazer o básico e para um jogo da Capcom dessa época isso é incomum.
Talvez um dia, quem sabe, veremos o lendário jogo foda pra caralho sobre DINÓCEROS, mas a verdade é que se até a Capcom entregou um jogo no máximo "é, okay..." então eu temo que não possa ser feito.
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Você veio a zona dos gordões fumantes, WE DONT TAKE KINDLY YOUR TYPES IN HERE! |
E ah, antes de terminar: foi também feito uma versão de C&D para Sega CD e é dessa versão que as revistas falam. Pq eu falei da versão de arcade e não dela? Bem, por isso:
Se você quer jogar uma hora disso e escrever a respeito, não sou eu que vou te impedir, meu consagrado. E adicionalmente, ESSA é a Hannah da versão do Sega CD:
Eu não sei, eu diria que falta alguma coisa em comparação com a versão do Arcade, vocês não acham? Ou duas, mais especificamente.
MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 081
MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 011