sábado, 17 de julho de 2021

[ARCADE/PS1] TEKKEN (Dezembro de 1994) [#726]


Quando a Sony começou a mexer os pauzinhos para levar a cabo o projeto do Playstation, se deparou com um problema que pode parecer obvio mas de alguma forma acometeu sem solução todas as empresas que se meteram nessa coisa de fazer um console (como a Apple com o Pippin ou a Philips com o CD-I) que era o não irrelevante fato que... bem, eles não entendiam nada sobre fazer jogos realmente.

A Sony Imagesoft (a divisão de distribuição da Sony) lançou alguns jogos mas eles não sabiam muito realmente sobre por a mão na massa e fazer seus jogos do zero. Então como garantir que o PS1 teria jogos exclusivos que convessecem as pessoas a comprar o seu console e não o da concorrencia?

sexta-feira, 16 de julho de 2021

[SNES/MEGA] WARLOCK (Março de 1995) [#725]

Esse é mais um daqueles jogos que eu vi um milhão de vezes na prateleira da locadora, mas nunca aluguei pq meh, essa capa não me dizia nada realmente

A LJN, então a LJN... como eu posso colocar de uma forma simples e elegante? Bem, a LJN tem coisinha na cabeça. Yep, acho que essa é uma boa analise tecnica da coisa toda.

Porque veja, a LJN era uma fabricante de brinquedos que se meteu a distribuir outro tipo de brinquedo, esses tais de VIGDIJZIGUEIMZ e sua única diretriz como publisher é que ela entregaria o jogo com o nome mais famoso possível da forma mais barata possível. Assim na era do Nintendinho 8 bits ela era um buraco negro sugando todas as licenças de filmes famosos que poderia por as mãos para entregar a quem prometesse fazer o jogo mais barato e rápido possível. Nos 16 bits eles perderam espaço para a não menos hedionda Ocean, mas eles cometeram o crime primeiro. 

LJN não conhece limites

quinta-feira, 15 de julho de 2021

[NEO GEO] DOUBLE DRAGON (Março de 1995) [#724]

Hollywood, ah, Hollywood! Terra dos sonhos, da magia e dos milhões de dolares jogados na busca eldoradica em tentar fazer mais milhões de dolares!

Como não é segredo para ninguém a este ponto, por meados de 1994 Hollywood descobriu que não apenas as crianças realmente gostavam desse tal de VIDJAGUEIMS como encheriam o saco dos seus pais para verem seus personagens favoritos em um filme. O que quer dizer que começou uma mini-corrida do outro para adaptar os titulos mais populares em filmes.

É muito anos 90 que alguém em alguém olhou pra isso e disse: "Tá show! Bota nos cinemas!"

quarta-feira, 14 de julho de 2021

[32X] METAL HEAD (Fevereiro de 1995) [#723]

Existe no mundo dos videojogos, além da classificação normal de generos dos jogos, uma coisa que a gente costuma chamar de "jogo de demo tecnica". Normalmente são jogos lançados logo nos primeiros momentos da vida de um console com o único objetivo de mostrar ao público o que aquele sistema é capaz de fazer.

O que o difere dos jogos normais é que o objetivo dele não é ser um sucesso de vendas, não é sequer ser um jogo bom na verdade e sim vender o console mostrando o que ele pode fazer. Um exemplo muito icônico disso é Knack que foi lançado pela Sony junto com o PS4, justamente porque o jogo foi dirigido pelo designer de hardware do PS4 Mark Cerny e seu único proposito era mostrar do que o sistema era capaz.

segunda-feira, 12 de julho de 2021

[SEGA CD] POPFUL MAIL: Magical Fantasy Adventure (Fevereiro de 1995) [#722]


Sabe aquela sensação você está lá fazendo suas coisas, cuidando da sua vida e do nada te passa um pensamento de "putz, por onde será que anda o contatinho? Faz anos que não penso nessa pessoa!"? Pois bem, eu não tenho esse tipo de coisa porque minha lista de relacionamentos humanos é menor que os títulos da seleção inglesa mas o mais perto disso é que as vezes eu lembro de uns animes que foram muito relevantes nos anos 90 e hoje ninguém mais lembra deles, por onde será que eles andam?

Hoje ninguém mais nem lembra que coisas como Serial Experiments Lain ou Record of Lodoss War existitiram um dia por maior que tenham sido em sua época, porém sabe o mais ninguém lembra a respeito e foi algo realmente grande back then? Slayers.


domingo, 11 de julho de 2021

[PC/PS1] STAR WARS: Dark Forces (Fevereiro de 1995) [#721]


Você sabia que hoje o que nós chamamos de jogos de Tiro em Primeira Pessoa (FPS) no começo eram simplesmente chamados de "Doom Clones"? Pois é, era assim que nós chamavamos esse tipo de jogo.

O que é engraçado quando você pensa sobre isso, porque hoje existem inumeras discussões até mesmo academicas sobre o que define um genero, mas a grande verdade é que essas coisas nascem simplesmente quando alguém decide chamar de alguma coisa apenas para resumir a explicação.

Nesse caso, Doom foi o primeiro grande sucesso do genero (embora não o primeiro jogo do tipo), e como naquela época não existia tecnologia para fazer jogos 3D rodarem satisfatoriamente todo mundo que podia copiava a formula de John Carmac para fazer um jogo 2D que pareça ser 3D. 

Como resultado, todos os jogos de tiro em primeira pessoa meio que pareciam com Doom no fim das contas - daí o motivo das pessoas chamarem assim. Claro, todos os jogos tentavam dar o seu próprio twist, fazer a sua prória coisa para apenas não soar como "descobrimos como copiar Doom então tomaaa" com maior ou menor grau de sucesso. Seja nas armas, no objetivo da fase, no level design ou alguma coisa que seja.

Bem, "todos" exceto Dark Forces. 

sexta-feira, 9 de julho de 2021

[SEGA CD] BOUNCERS (Janeiro de 1995) [#720]


Eu fiquei bastante em dúvida se iria realmente falar sobre esse jogo, porque via de regra eu não falo sobre jogos de esporte - depois de certo ponto é muito dificil ter o que falar de interessante como o NHLPA 96 é diferente do NHLPA 95. A questão é que enquanto tecnicamente Bouncers é um jogo de esporte, eu não tenho muita certeza se classificaria ele assim... ou classificaria de qualquer maneira.

E se ele é esquisito o suficiente para não se ter certeza, então é algo que vale falar a pena. Infelizmente, mais falar sobre ele do que jogar.

terça-feira, 6 de julho de 2021

[SNES/MEGA/SCD] RADICAL REX (Outubro de 1994) [#719]

 Radical Rex. Radical. Rex. Ele é radical. E é Rex. Isso é o que ele é, Radical Rex. Pois é. Então agora, a você que está me lendo eu tenho um pedido para fazer: imagine, se puder, apenas imagine no melhor das suas faculdades mentais um único universo entre todos os possíveis em que isso dá certo. Eu te peço, não, eu te DESAFIO a imaginar uma única realidade onde um jogo chamado RADICAL REX tem alguma chance de ser bom.

Eu sei que eu não consigo.

sábado, 3 de julho de 2021

[SNES] MEGA MAN 7 (Março de 1995) [#718]

Considerando que Mega Man é um robo, não podemos deixar de nos perguntar do pq exatamente o Dr. Light se deu ao trabalho de passar noites em claro esculpindo um peitoral de fisiculturista no que é basicamente o corpo de uma criança. Levanta questões bem preocupantes, na verdade...

Era véspera de Natal, e nada no estúdio da Capcom se movia,
Nenhuma criatura, nem mesmo um camundongo;
As meias com cuidado foram penduradas na lareira,
Na esperança de que Papai Noel logo chegasse;
Peter CAP e John COM aconchegados, quentinhas em suas pilhas de sacos de dinheiro,
Enquanto cifras de royalties das continuações dançavam em seus sonhos;

Então eis que de repente, não mais que de repente, Peter CAP acorda com um grito "TEMOS QUE GANHAR MAIS DINHEIRO!", ao que John COM responde com "A GENTE NEM SABE MAIS NO QUE GASTAR, PRA QUE?" e então ambos riam. Era uma piada recorrente entre eles, é claro que a Capcom queria ganhar mais dinheiro apenas porque sim.

sexta-feira, 2 de julho de 2021

[MEGA DRIVE] PHANTASY STAR 4: The End of Millenium (Dezembro de 1993) [#717]

Eu não sei que jogo é esse da capa, mas posso garantir que não foi o jogo que eu joguei

Sabe, eu já estou nessa vida de escrever sobre jogos a mais de quatro anos e eu posso dizer seguramente que nunca encontrei um jogo como Phantasy Star 4. Eu estou achando incrivelmente dificil falar sobre PS4, só que não pelos motivos usuais. Alguns jogos eu acho particularmente dificil de escrever sobre eles porque, na real, não tem muito realmente o que dizer sobre ele porque o jogo não me dá muito com o que trabalhar (como é o caso de CLOCKWORK KNIGHT, Deus como esse jogo dá pouco com o que trabalhar), mas esse não é o caso aqui.

Phantasy Star 4 é um jogo grande, com uma história ampla e até ambiciosa pra sua época, um world building interessante e um sistema de combate que naõ é ruim. Ou seja, eu tenho bastante sobre o que falar dele. O real problema para falar desse jogo, e é um problema que eu nunca tive antes nessa industria vital é que... bem, eu não tenho muita certeza do que eu penso sobre PS4.

Quer dizer, o jogo é legal, definitivamente é bom, mas falta algo, alguma coisa para o jogo ser realmente grande épico e lendário e eu não consigo colocar exatamente o meu dedo sobre o que falta. Eu sinto que esse jogo precisaria ser mais 20% cooler, mas estou tendo dificuldade em explicar o motivo.