quinta-feira, 15 de julho de 2021

[NEO GEO] DOUBLE DRAGON (Março de 1995) [#724]

Hollywood, ah, Hollywood! Terra dos sonhos, da magia e dos milhões de dolares jogados na busca eldoradica em tentar fazer mais milhões de dolares!

Como não é segredo para ninguém a este ponto, por meados de 1994 Hollywood descobriu que não apenas as crianças realmente gostavam desse tal de VIDJAGUEIMS como encheriam o saco dos seus pais para verem seus personagens favoritos em um filme. O que quer dizer que começou uma mini-corrida do outro para adaptar os titulos mais populares em filmes.

É muito anos 90 que alguém em alguém olhou pra isso e disse: "Tá show! Bota nos cinemas!"

O problema é que os executivos de cinema não entendiam absolutamente nada de videogames... nem de crianças... e muito frequentemente nem mesmo de filmes, nos levando a desastres termonucleares como o filme do Mario - que é muito, muito, muito ruim. Disso variam uma gama de filmes que orbitam entre o apenas ruim (como STREET FIGHTER: THE MOVIE) ao "okay, poderia ser pior até" como o filme do Mortal Kombat - chegando até mesmo ao "excuse me, o que vocês fumaram?" que é o filme do Final Fantasy, mas cruzaremos essa ponte quando chegarmos lá.

Porém essa era de sonhos e magia em que executivos achavam que poderiam meter qualquer merda na tela de qualquer jeito e se safar com isso tem uma entrada particularmente estranha mesmo para os anos 90: Double Dragon.

O que nos leva a questão fundamental... PRA QUE?

"Podemos desenhar um vilão onde absolutamente todas as partes visíveis de seu corpo parecem testiculos com veias?" - Alguém que trabalhou neste filme

Double Dragon é um arcade de 1987 que, embora tenha o mérito de ser um dos primeiros sucessos do genero beat'm up, em 1994 não era muito mais popular do que "ah, teve isso uma época, né?". Sério, era um jogo que em 94 já estava esquecido e datado. Eu entendo as crianças perdendo suas merdas por um filme do SONIC THE HEDGEHOG, ou de SUPER METROID (esse seria eu, especificamente), e até mesmo quem sabe um filme de DONKEY KONG COUNTRY, mas ninguém - e eu digo ninguém mesmo, ligaria para um filme de Double Dragon. Tanto é que esse filme teve uma bilheteria de 4 milhões de dolares e meio... no mundo inteiro. Para um orçamento de quase 10. Pois é.

Então isso nos remete novamente a questão... pra que esse filme existe?

Essa é uma das temíveis gangues que aterroriza as noites pós-apocalipticas de ... Beverly Hills? Ok, até que faz sentido

Bem, além da sempre presente opção de lavagem de dinheiro da mafia, tinha o fato de que a) Todo fliperama do mundo tinha um arcade Double Dragon abandonado em um canto, fazendo os executivos acharem que isso era popular; b) a Technos (criadora do jogo) licenciava a sua marca para quem oferecesse um toblerone e um high five.

Não, sério, se chegasse na Technos e dissesse "cara, te dou cincão pra ter Double Dragon no meu jogo, bora?" eles aceitavam, tanto que temos BATTLETOADS AND DOUBLE DRAGON: THE ULTIMATE TEAM. E como esquecer do infame cartoon fracassado que deu origem a DOUBLE DRAGON 5: The Shadow Falls?


Então quando a Technos vendeu os direitos para fazer o filme de Double Dragon a próxima coisa que a equipe de produção do filme ouviu foi um "uhul, até mais trouxas!" enquanto o jatinho desaparecia em direção ao Japão. O resultado é que ninguém no set de filmagens tinha muita ideia do que era esse tal de Double Dragon, eles sabiam apenas que tinha algo haver com punks e um vilão tinha haver com sombras (já que no cartoon o vilão é literalmente o "The Shadow"). Hã, isso deve ser suficiente para fazer um filme, certo?

Bem, MESMO que eles soubessem do que se trata a verdade é que não tem muito o que tirar de um filme de Double Dragon pq a "história" do jogo é basicamente isso:


Ou se você preferir a "trama" de Double Dragon 2:


Então vc pode escolher se Marian é sequestrada por punks e os irmãos Lee saem socando tudo que encontram na frente para resgata-la, ou se ela é morta por punks e os irmãos Lee saem socando tudo que encontram na frente para vinga-la. Ah, e tem DOUBLE DRAGON 3: The Rosetta Stone onde Marian é sequestrada e os vilões exigem que os irmãos Lee recuperem pedras mágicas ao redor do mundo para... ter o cadaver dela de volta, eu acho? Bem, não é como se a Technos estivesse se importando a essa altura.

Ou seja, não tinha como essa ideia dar certo desde o começo. E passou a dar menos certo ainda quando aconteceu a pior coisa que pode acontecer com um filme: ele teve não um, nem dois produtores. Ele teve cinco. E é claro que os cinco caras que mandavam no filme não chegaram a um consenso de que filme eles queriam fazer em primeiro lugar, pq desgraça pouca é bobagem, afinal. 

Antes da internet, pesquisar coisas envolvia literalmente levantar e ir até um livro (que você podia nem ter em casa). Então pra evitar a fadiga, vamos apenas dizer que se passa em algum lugar da China ao invés de pesquisar um nome real de lugar

Alguns queriam uma coisa futurista distopica cyberpunk, outros queriam uma filme de kung fu familia aos moldes de 3 NINJAS KICK BACK. O resultado é que Double Dragon tenta ser os dois ao mesmo tempo e o resultado - para surpresa de absolutamente zero pessoas - fracassa miseravelmente em ambas as frentes.

É só ver o cast desse filme: Mark Dacascos é um ator com formação marcial, filho de atores marciais que passou a vida inteira fazendo filmes de luta e sendo dublê. O outro "Double Dragon", Scott Wolff, estava ali para fazer cenas "Esqueceram de mim" pegando os bandidos com altas traquinagens. Some a isso um diretor que nunca tinha dirigido um filme na vida e temos... isso:


Pra vc ter uma ideia de como a produção desse filme é toda esculhambada, no roteiro original o vilão deveria ser algum tipo de vilão oriental because. Mas parte dos produtores conseguiram o T1000 (que parece o Johny Depp nesse filme) pra ser o vilão. Como resolve? Simples, ele é um cara alemão que agora decidi que se chama Koga Shuko pq é legal. Problema resolvido.

O mais bizarro disso tudo é que realmente tem pessoas envolvidas nesse projeto que mais tarde se provaram serem bem talentosas. O roteiro original do filme foi escrito por Paul Dini, que a esse ponto era co-criador da ótima série animada do Batman. O roteiro original foi completamente reescrito por Michal Davis e Peter Gould, sendo que anos mais tarde Davis escreveu e dirigiu o idiotamente divertido "Mandando Bala" e e Gould mais tarde se tornaria produtor de Breaking Bad and Better Call Saul.

Para dar uma apimentada no roteiro ainda foi contratado o humorista Mark Brazil para escrever piadinhas nos dialogos, o mesmo Mark Brazil que posteriormente criou o "That's 70's Show". Era gente competenten, eles apenas não estavam fazendo o mesmo filme.


Bem, verdade seja dita, ao menos o filme não é chato (como é o caso do filme de Street Fighter). Ele é tão ruim, tão desconjuntado, tão sem noção que chega ser interessante ver que tipo de coisa hedionda eles farão na cena a seguir. Serão os punks vampiros que por alguma razão não atacam durante o dia? Robert Patrick terá outra das falas mais vergonhosas da história do cinema? Mais um close desnecessário na bunda da Alyssa Milano? Tudo isso na mesma cena? Quem poderá realmente dizer?
Porém tem algo que dá pra dizer sim e que é claro que um filme catastrófico baseado em um jogo vai gerar um jogo igualmente catastrófico baseado no filme que é baseado no jogo, certo? Bem, talvez não  em parte porque nem eu entendi o que eu acabei de escrever... mas principalmente porque o jogo do filme de Double Dragon é surpreendentemente... bom.

Vou ser sincero com vocês, eu não estava preparado pra uma dessas.

E eu digo que é bom não apenas porque eles se deram ao trabalho de fazer animação dos peitos da Marian balançando. Majoritariamente.


Vamos lá: à primeira vista, Double Dragon parece mais um aspirante a mais um clone de Street Fighter 2, dos quais não faltavam candidatos nos anos 90 ... e na maior parte do tempo, é exatamente isso que ele é. Exceto que é uma versão supersimplificada disso.

A maioria dos jogos de luta funciona de uma forma padronizada: faça um comando no direcional e aperte um botão especifico. Double Dragon revoluciona isso fazendo com que os golpes saiam com QUALQUER botão, sendo que para os golpes especiais de diferente é que você aperta dois botões ao mesmo tempo.

Já vi hentão o suficiente pra saber como isso termina =/

Isso quer dizer que os personagens em apenas dois comandos cada um, e adicionalmente o jogo reconhece os golpes superfacilmente - fazendo desse o jogo mais simples de ser jogado que eu já vi na vida. Se você nunca jogou um jogo de luta antes, comece por Double Dragon.

Adicionalmente, esse é um jogo muito bonito de se ver como os jogos de luta do Neo Geo normalmente são, com personagens grandes na tela e a camera dando zoom out quando eles se afastam. Cada cenário tem muitos objetos destrutíveis e outros truques visuais, como por exemplo, se um lutador é jogado contra o teto na fase do Abobo, um vagão do metrô cai de cima. A fase mais impressionante é a do ninja Amon, que se passa nas asas de um avião durante o voo por um desfiladeiro com as paredes de rocha de ambos os lados passando. 

Tenho que dizer, essa introdução com cenas do filme não ajudando a vender esse jogo não

Todos os combatentes também têm animações de entrada individuais para seus próprios cenário - no dojo dos irmãos Lee, o anfitrião é visto lutando com um sparring antes de o desafiante pular e chutá-lo para longe, e é claro que Abobo vem quebrando uma parede.

Os combos funcionam bem, a detecção de colisão funciona bem e, mais importante, ele basicamente só usa o nome dos personagens do filme já que o visual se difere bastante. Double Dragon é um bom jogo que faz o que pode para se dissociar da tragédia de filme que o inspirou.

Eita Billy, segura esse fogo aí champz

Se não tivesse sido associado com um filme tão ruim, ter sido lançado em um sistema menos obscuro e tivesse investido um pouco mais em ter personagens mais interessantes poderia ter sido um grande jogo. Da forma que é, é um jogo solidamente bom e ideal para novatos no genero - o que já é muito mais do que você poderia esperar de algo envolvido com esse filme.

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