segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

[#823][ARC] MARVEL SUPER HEROES [Outubro de 1995]

Tenho que dizer que não tankei esse Hulk másculo estivador capa de romance para donas de casa

Existem três, e apenas três, certezas certas, liquidas e inabalaveis sobre a vida: a morte, impostos, e que se um jogo fez sucesso a Capcom vai tentar transformar ele em uma franquia anual. Não é por acaso que hoje existem 29 jogos do Mega Man, 22 jogos de Street Fighter e 25 jogos de Resident Evil - mesmo suas franquias menos consagradas, como Devil May Cry, já somam um total de seis jogos.

Então com o grande sucesso de X-MEN CHILDREN OF THE ATOM no finalzinho de 1994, a Capcom olhou para o seu relojão maneiro e disse "olha a hora, hora de lançar um patch de atualização desse jogo na forma de um novo jogo!". Porque, você sabe, é assim que a Capcom rola.

MAS ISSO É UMA COISA RUIM?

domingo, 6 de fevereiro de 2022

[#822][JAG] FLIPOUT! [Julho de 1995]

Uma das lendas a respeito da indústria dos videogames é que a relação das revistas de videogames dos anos 90 com a Atari é que a empresa se recusava a pagar aquele cafezinho, molhar a mão, dar uma ajudinha pro uisque, sabe como é... e como quem quer rir tem que fazer rir, as revistas destruiam os jogos da empresa nos reviews sem motivo nenhum. 

sábado, 5 de fevereiro de 2022

[#821][3DO] SPACE HULK: Vengeance of the Blood Angels [Outubro de 1995]


820 jogos depois, quase cinco anos de blog, e eis algo inédito: um jogo que eu não consegui jogar ele. Mas não porque o jogo é indiscritivelmente dificil, ou pq ele não roda, nem nada do tipo, é por um motivo bem mais inusitado: eu não entendi o que tem que fazer. Para fazer sentido suponho que eu precise explicar que tipo de jogo é Space Hulk: Vengeance of Blood Angels, então vamos a isso. 

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

[#820][MULTI] EARTHWORM JIM 2 [Novembro de 1995]

A versão jogada para esta review foi a Saturn, eu estou ciente que outros ports podem ser menos... curiosos, vamos dizer assim

Se eu tivesse que eleger um jogo, um único jogo para representar tudo que havia de errado com os jogos de plataforma nos anos 90, esse jogo seria... bom, não tem como evitar, seria BUBSY in: CLAW ENCOUNTERS OF FURRED KIND... mas se não fosse apontar esse então o poster dos problemas dos anos 90... seria qualquer uma das adaptações lixo da Ocean... tá, esse começo do texto não está saindo como eu esperava. Então vamos pular essa parte e dizer que eu odeio EARTHWORM JIM.

A versão resumida é que o jogo do Tiago Minhoca é basicamente um jogo de Amiga: personagem floaty na tela, level design estilo europeu de "tanto faz, taca qualquer merda em qualquer lugar na tela", ataques que não dão um feedback satisfatório ao bater nos inimigos, dificuldade desenhada para ser "aha! te peguei!" a cada pixel da tela, saltos de fé... sério, eu já falei tanto o quanto eu odeio esse design europeu de jogos nesse blog que isso já se tornou uma entidade por si só.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

[#819][SAT] CLOKWORK KNIGHT 2: Pepperouchau's Adventure [Novembro de 1995]


A Sega é inacreditável. Sério, inacreditável. E eu não digo isso de uma forma elogiosa, é que eles tomam umas decisões que não tem como acreditar mesmo. Imagine o seguinte cenário: estamos indo pro final de 1995 e o Saturn está sendo destruído no ocidente. Quem diria que lançar o seu console "de surpresa" - ou seja, sem suporte de lojistas, marketing e sem os desenvolvedores com jogos prontos - seria uma ideia ruim?

No texto do CLOCKWORK KNIGHT eu contei toda  história do catastrófico lançamento do Sega Saturn, mas o que importa é pra esse texto é que o Saturn deveria ter sido lançado em setembro, foi adiantado "de surpresa" na E3 pra sair em julho e causar geral (o que de fato causou, mas não da forma que a Sega esperava) e o que realmente importa é que até o final de novembro o Saturn tinha vendido menos unidades no ocidente nesses quatro meses "de adiantamento" (o console deveria ter sido lançado em setembro e saiu em julho pra pegar todo mundo "de surpresa") que o Playstation vendeu em um fim de semana. Quatro meses, um fim de semana. A coisa tava bem feia pra Sega.

Mas hey, nada como lançar um super jogo pra mudar isso, certo? Aquele titulo do balacobaco que vai vender seu console até para amishs, certo? E... espera, Sega... a ideia de vocês é lançar basicamente um DLC de CLOCKWORK KNIGHT

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

[#818][MEGA] VECTORMAN [Outubro de 1995]

 Hoje... é dia de falar da Sega. Faz tempo que não tinhamos um desses, heim? Sempre é bom voltar as raízes, é o que eu digo. Seja como for, nossa história começa no final de 1994 quando todo mundo já se preparava para a próxima geração de consoles e a Nintendo chutou a boca da barraca com DONKEY KONG COUNTRY.

domingo, 30 de janeiro de 2022

[#817][SNES] SPEEDY GONZALES: Los Gatos Bandidos [Agosto de 1995]


Okay, é assim que vai funcionar: normalmente quando eu falo de um jogo baseado em uma marca licenciada, eu falo sobre a história doo produto sendo videogamado. O que é legal, eu realmente aprendo coisas interessantes nesse processo como a história da HQ do THE MASK ou dos THE INCREDIBLE CRASH DUMMIES.

Isso sendo dito, seguindo a mesma lógica eu deveria falar sobre o Ligeirinho que é o tema do jogo de hoje. Deveria, porque cara a história desse personagem tem uma discussão grande sobre se é racismo ou não, sobre o que significa para as pessoas e representatividade e um monte de coisa que basicamente:

Então boa sorte pra quem quiser discutir isso, mas esse não é o escopo desse projeto (me senti tão chique agora). Isso sendo dito, vamos falar do joguetim então...

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

[#816][SNES] THE MASK [Outubro de 1995]

Para o jogo de hoje, vamos falar sobre o jogo baseado no filme que é a adaptação para cinema de um dos quadrinhos mais violentos, pesados e nervosos dos anos 90.

ESPERA, ESSE POST NÃO ERA SOBRE O JOGO DO MASCARA?

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

[#815][PC] Roberta Williams' PHANTASMAGORIA [Julho de 1995]


Vou começar hoje dizendo que eu tinha boas expectativas ruins para esse jogo. O que isso ao menos quer dizer? Bem, Phantasmagoria é um point'n click que usa cutscenes e atores digitalizados. Ou seja, não existe hipotese no mundo que isso tem como ser bom, é certo que vai ser ruim com atuações perturbadoramente ruins.

PARECE BEM RUIM ATÉ AQUI, QUAL É O LADO BOM?

O lado bom é que se tivermos sorte será um daqueles tão ruins, com atuações tão pavorosas que chega a ser bom. Se estivermos em um dia ruim, será apenas chato. Ou seja, o que queremos aqui é The Room, não Os Eternos. A boa noticia é que o último jogo que eu joguei do tipo não apenas era pavorosamente atuado, como abraçava com gosto sua tosquice e prosperava na própria vergonha. UNDER A KILLING MOON é um jogo louco. 

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

[#814][MEGA] THE OOZE [Setembro de 1995]

Foi essa semana mesmo que eu falei sobre SUPER MARIO WORLD 2: Yoshi's Island, que é quando um time tão criativo quanto competente é colocado contra a parede e precisa acertar o único tiro que tem. One shot, one opportunity, como diria o Eminem. É o que diferencia o gênio, o fora de série, do comum, quando você o encosta contra a parede e sabe que ele não tem mais chance de errar, é nesse momento que ele brilha. O vencedor se alimenta da pressão.

Agora, vamos tirar um momento e ver o outro lado da moeda, sim? Como é quando o comum, o medíocre é colocado contra a parede e precisa tirar um coelho da cartola por dia ou morrer. E como eu disse é nessas horas que o brilho do diferente eclipsa completamente o medíocre.