sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

[#1032][Nov/96] VS COLLECTION


O fim da vida normalmente não é uma visão muito bonita. E por isso eu não quero dizer morrer lutando contra hordas de esquilos-licantropos-zumbis em chamas com uma metralhadora embaixo de cada braço, não é esse fim da vida que eu me refiro e sim natural da vida. Vc sabe, velhice, senilidade, incontinencia urinária, todos os sinais claros que o seu corpo já dobrou o cabo da boa esperança e vc tá só fazendo hora extra nesse mundo. É definitivamente uma visão triste.

E o mesmo vale para os videogames. Parece que foi ontem que o Super Nintendo era cheio de vida e energia, era um sonho, era o ápice da tecnologia. E agora, a esse ponto de 1997, olha ao que ele se reduziu. Essa figura triste que precisa usar fralda geriatrica e não tá só fazendo hora nesse mundo

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

[#1031][Jan/97] ARKANOID: Doh It Again

 

Então hoje é dia de falar de nada menos que Breakout!


É BREAKOUT, NÃO BREAKDOWN... NÃO QUE SEJA SOBRE JOJO DE QUALQUER MANEIRA

Tudo é sempre Jojo, as vezes apenas nós falhamos em fazer a conexão. E eu esperei seis anos para fazer essa piada... de qualquer maneira, hoje vamos falar sobre um jogo de 1976 que foi portado para Super Nintendo em 1997... isso que é resistir ao teste do tempo, eu te digo.

Seja como for, nossa história de hoje começa beeem antes disso. Mais precisamente, em 1972. E sabe o que era moda em 1972? 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

[#1030][Mar/97] TUROK: Dinosaur Hunter

Em 1994, a Acclaim teve uma ideia supimpa genial rocambolica para ganhar muitos dinheiros e o mundo dominares! Ela comprou uma editora de quadrinhos da prateleira do meio (obviamente que não foi a Marvel nem a DC), a Valiant Comics, por 65 milhões de dolares.

A ideia era simples, mas parecia eficiente na teoria: eles fariam jogos baseados em quadrinhos marromenos, e aí a molecada passaria a conhecer essas marcas, o que impulsionaria os quadrinhos, o que retroalimentaria uma demanda por jogos desses personagens, venderia bonequinhos por tabela e até mesmo séries animadas não estavam descartadas. Parece incrível e muito bom para todos os envolvidos, certo?

domingo, 8 de janeiro de 2023

[#1029][Dez/96] ENEMY ZERO


Para quem acompanha a história dos VIDJIAGAIMES através desse blog, sabe que a vida do Saturn nunca foi fácil ou, sinceramente, boa. O console praticamente improgramavel que matou a Sega (graças aos esforços da própria nesse sentido) tem algumas histórias interessantes, entretanto e essa é uma delas - temo, contudo, que a história a respeito da criação do jogo é mais interessante do que o jogo em si. 

Mas vamos começar do começo...

sábado, 7 de janeiro de 2023

[#1028][Set/96] SAKURA TAISEN (ou "Sakura Wars" no ocidente)


Em 1995, um evento daqueles que acontece apenas uma vez a cada geração aconteceu no Japão. Estou falando, é claro, da Tese do Anjo Cruel.


Eu precisaria de bem mais de um artigo para explicar todas as consequencias do impacto cultural de Neon Genesis Evangelion na cultura japonesa e por tabela no mundo, e é claro que Evangelion influenciou muito os videogames também - como eu já citei nos casos de SUPER MARIO RPG: Legend of the Seven Stars e FINAL FANTASY 7.

O episódio de hoje envolve ela, a mais bela e querida desse blog, ninguém menos que dona Sega Segolicia da Silva, que vendo os números avassaladores do sucesso de Evangelion pensou que deveria fazer o seu também.

VOCÊ QUER DIZER UMA OBRA SOBRE DEPRESSÃO E AS CONSQUENCIAS REALISTAS DE COLOCAR CRIANÇAS DE 14 ANOS PARA ENFRENTAR ABOMINAÇÕES LOVECRAFTIANAS EM UMA HISTÓRIA BASEADA NAS CABALAS PROTO-JUDAICAS?

Hã, não... eu só quis dizer uma história com robos gigantes e waifus. Não é sobre isso que Evangelion é?

... BEM, NÃO ESTÁ TOTALMENTE ERRADO...

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

[#1027][Jan/97] SHINREI JUSATSUSHI TAROMARU

Hoje, falaremos do jogo mais raro da biblioteca do Sega Saturn. E quando eu digo que é o mais raro, eu não estou falando no sentido figurado:


Holy Guacamole, 13 quilo de picanha por esse jogo, isso que é realmente ser raro!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

[#1026][Jul/96] DIE HARD ARCADE (ou "Dynamite Deka" no Japão)

No inicio de 2022, o famoso ator Bruce Willis - que mudou para sempre os filmes de ação, como eu comentei em DIE HARD TRILOGY - se aposentou após ter diagnosticado um quadro de afasia, que é uma degeneração cerebral que torna dificil se expressar e/ou compreender qualquer forma de comunicação. Definitivamente não é uma coisa legal, isso não precisa ser dito.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

[#1025][Fev/97] SPIDER: The Video Game

Okay, antes de começar eu REALMENTE preciso perguntar isso: pq "Spider: The Video Game"? Sério, é pras pessoas saberem que esse é o jogo baseado em "Spider: The Movie" ou "Spider: The Broadway Musical"? Acho que esse é o subtitulo mais desnecessário desde TECMO SECRET OF THE STARS: A Fantasy, mas enfim...

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

[#1024][Nov/96] PERFECT WEAPON


2023 não começou mal nesse blog. Quer dizer, STREET FIGHTER 3 foi de fato uma grande decepção na época, mas de forma alguma serve pra ser um jogo ruim. Pelo contrário, é um jogo que não faz nada de errado... só não faz nada de incrível exceto por ser bonito, e para um jogo que foi aguardado por seis anos isso é poucos.

Porém, não satisfeito, 2023 respirou fundo, olhou bem no fundo dos olhos e disse "não, espera, eu consigo fazer melhor que isso!". E por melhor, é claro, entenda-se muito pior. Mas vamos começar do começo...

domingo, 1 de janeiro de 2023

[#1023][Fev/97] STREET FIGHTER 3: The New Generation


E pra abrir 2023, nada melhor que uma continuação que foi agurdada durante seis anos!

Isso pq se tem algo inútil que eu posso fazer nesse blog, é mais uma vez explicar o tamanho do fenomeno cultural que foi STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR. O jogo que deu origem ao genero mais popular no ocidente tomou o mundo de assalto e virou mania mundial com filmes, revistas em quadrinhos, chaveiros, camisinhas... não que alguém que ande com uma camisinha do Honda na carteira corra o risco de precisar usar uma... e saporra toda. Ou seja, Street Fighter 2 era a coisa das coisas.

E em 2008, Street Fighter 4 teve um efeito quase parecido, praticamente sozinho ressucitando os jogos de luta que após isso até hoje são uma coisa que movimenta multidões e milhões (especialmente como e-sport na cena competitiva). Um dia chegaremos a isso, mas foi SF4 foi uma grande, grande coisa.


E esse trailer ser bonito pra porra ajuda muito

Então, se você é um biscoitinho esperto e aprendeu os números, percebeu que tem uma coisa faltando aqui. Quer dizer, SF2, fenomeno, SF4, o messias dos jogos de luta... então cadê o Street Fighter 3? Pq ninguém fala nele? Essa é a história que contaremos hoje.