Okay, antes de começar eu REALMENTE preciso perguntar isso: pq "Spider: The Video Game"? Sério, é pras pessoas saberem que esse é o jogo baseado em "Spider: The Movie" ou "Spider: The Broadway Musical"? Acho que esse é o subtitulo mais desnecessário desde TECMO SECRET OF THE STARS: A Fantasy, mas enfim...
Outra curiosidade sobre esse jogo é que ele foi publicado pela BMG, aqueeeeela gravadora de música dos anos 90 (que ainda existe hoje) e que se meteu a publicar uns jogos pq todo mundo tava tentando fazer um diñero com VIDJAGAIMES.
Esse jogo, lançado em 1997, se passa no futurista ano de 2018 onde o mais brilhante cientista do mundo, dr. Michael Gene Kelly está trabalhando em... cybernanorobótica. Hã, estranhamente específico, mas não é como se daqui a um ano e meio ele não fosse ter que largar tudo pra ajudar a desenvolver uma vacina em tempo emergencial. E sim, tecnicamente o nome dele é apenas Michael Kelly, mas realmente seria um desperdício o geneticista não se chamar Gene Kelly.
ARANHAS NÃO SÃO INSETOS... NEM ESQUILOS SÃO INSETOS E DEFINTIVAMENTE COOL SPOT... EU SEI LÁ O QUE AQUELA COISA DEVIA SER, MAS QUER SABER? DEIXA PRA LÁ, EU NÃO VOU NEM TENTAR.
Aranha: o Video Game é um jogo de plataforma 2.5D como PANDEMONIUM! em que o personagem e o cenário são todos 3D, a camera enlouquece e voa pra todo lado, mas o jogo mesmo é apenas em duas dimensões. Porém diferente de PANDEMONIUM!, a camera louca girando e wohohohocrazyman não é o que tenta vender o jogo, com efeito a camera é bem comportadinha.
O que tenta vender o jogo como seu diferencial é que você joga com uma aranha.
VOCÊ JOGA COM UMA ARANHA EM SPIDER: THE VIDEO GAME? UAU, TEMOS UM XEROX ROLMES AQUI, HUH?
Mas é o que o jogo é. Sendo uma aranha, sua principal característica nesse jogo é (além de pular e disparar patas bumerangues, como é esperado) que você pode grudar nas paredes. O que falando assim não é tão diferente de GEX, com a diferença que não foi lançado originalmente em um console natimorto, porém eu sinto que o conceito é bem melhor explorado aqui do que em GEX.
Pra começar, pq explorar é parte importante do jogo, não é apenas ir pra direita até achar a saída. Espalhados pela fase existem ... essas coisas que são cubos borg, eu acho, resistencia é inútil e vc precisa coletar eles pra terminar a fase.
A coisa, entretanto, é que as fases tem mais de um cubo e vc precisa de um número X de cubos para poder avançar para o próximo mapa (alem de ter completado cada fase pelo menos uma vez, não dá pra pular a fase mesmo que vc já tenha cubos suficiente) - assim como em Overcooked vc precisa de um número minimo de estrelas para poder prosseguir.
A parte de baixo mostra quantos cubos borg tem na fase, a de cima mostra quantos precisa para ir para o próximo mapa |
Isso encoraja a usar suas habilidades de andar peals paredes para ir por caminhos diferentes dentro de uma fase, o que evita a sensação de ter que rejogar a fase para colecionar alguma coisa dado que o caminho que você vai é bastante diferente. A maioria dos jogos se perde nisso, obrigando vc a rejogar a fase inteira apenas para pegar outro colecionavel 15 pixels depois, mas esse não é o caso aqui.
Então a exploração não é cansativa e até mesmo divertida, o que eu suponho que era o objetivo dos desenvolvedores desde o começo. E bem, fazer isso com uma aranha que dispara mísseis, minas terrestres e gas venenoso sempre é um plus bem vindo. Hmm, pensando bem acho que você não joga com uma cyberaranha, e sim uma aranha comum australiana...
Mas falando sério, felizmente o jogo não é tacanho com munição, então apesar do ataque básico ser meio merda dificilmente vc vai ficar preso com ele.
Então esse é joguim de plataforma perfeitamente serviçavel, mas... o que faltou então para ele ser realmente grande? Algumas coisas. Pra começar, infelizmente Spider conta com alguns problemas consideráveis, que prejudicam a experiência do jogador - e por isso eu quero dizer especialmente a dificuldade do jogo.
Você aguenta apenas dois hits sem checkpoints e os inimigos tem ataques que se espalham bastante na tela - a forma mais segura é sempre ir pra cima, pq se deixar eles dispararem é muito dificil desviar com seu corpão de cyberaranha gigante. Mas pior mesmo é que como seu boneco é muito grande na tela, o tempo de reação do jogador diante de uma ameaça é quase nulo, as coisas mal aparecem e o pau já está cantando.
Tipo isso |
Edição 115 (Maio de 1997)
Edição 037 (Abril de 1997)