[SNES] TECMO SECRET OF THE STARS: A Fantasy (Novembro de 1993) [#926]
Pelo menos metade das pessoas nessa capa está chapada e vc não pode me convencer do contrário
Eis aqui um fato interessante pra vcs: eu devo ser a única pessoa no mundo que se decepcionou assistindo Sharknado. Sim, é um filme sobre um tornado de tubarões, com eu possivelmente poderia esperar algo disso em primeiro lugar?
Bem, aí que está a coisa: o filme é ruim, obvio que é um filme ruim, é um filme sem orçamento sobre um tornado de tubarões, claro que ia ser ruim. Só que o problema é que ele não é tãaaaaaao ruim quanto eu esperaria que fosse, eu esperava algo niveis "The Room" de ruindade e em sua maior parte ele é apenas... chato. Ergo, meu desapontamento, eu queria que ele fosse pelo menos divertido pela ruindade e nem isso ele é.
Eu queria levantar esse ponto porque é exatamente essa a sensação que eu tive com esse Secret of Stars. Frequentemente ele é apontado como um dos piores, se não o pior, RPG de Super Nintendo. Só de bater o olho é fácil ver o porque: os gráficos são de um jogo de Nintendinho e a tradução é daquelas que o cara traduziu jogando no Bing Translator (nem foi no Google Translator) e era isso.
Se tem um jogo que tem todos os prerequisitos para ser uma trolhosta atomica de ruindade, com certeza é esse.
Enquanto a capa japonesa não é tão feia... ela é bem desinteressante, também
... exceto que ele não é. Quer dizer, não me entenda errado, o jogo é bastante ruim de fato. Não existe desculpa pra um jogo de Super Nintendo parece que foi portado do Game Boy já no final de 1993. Quer dizer, no final de 1993 o SNES já tinha jogos como SECRET OF MANA (que apesar dos seus problemas, é bonito pra caralho):
E enquanto isso, em Secret of the Stars...
Pra tu não achar que eu to de má vontade, deixa eu mostrar como era um jogo de NINTENDINHO lançado na mesma época, ZODA'S REVENGE: StarTropics 2:
Aí tu tá de brincation with me, mameluco da madeira! Não tem como um jogo lançado a essa altura do campeonato parecer desse jeito, porra véi! E não é como se a Tecmo fosse uma empresa de fundo de quintal a esse ponto no Japão, a Tecmo era uma das maiores vendedoras de jogos de esportes no país e mundialmente conhecida pela série NINJA GAIDEN.
Mas okay, gráficos poderiam ser relevados se o jogo tivesse uma boa história... o que talvez até tenha, mas como o jogo foi traduzido com a bunda jamais saberemos e os personagens não falam lé com cré.
The... WHAT?
Não ajuda muito que esse jogo não pareça ter um objetivo. Suas primeiras horas no jogo incluem transformar cães em humanos, recrutar um fazendeiro, matar um gigante, ir ao circo e lutar boxe. Não tem um fio condutor que possa ser identificado, meio que nada se conecta - parece ser um daqueles jogos que em cada nova cidade aparece o "problema do dia" aleatório, sem nenhuma conexão maior.
Mas como eu disse, apenas "parece" pq a tradução desse jogo é realmente incompreensível:
O que dá pra pegar mais ou menos é que você joga como os Aqutallions. Um grupo de guerreiros destinados a derrotar a força do mal conhecida como Tom Cruise, digo, Homncruse. Ao longo do caminho, você derruba vilões como Cat Boo e Badbad. Desculpas por assustar você com nomes tão assustadores, mas eu apenas estou escrevendo a review, eu não inventei esses nomes. Direcione cartas raivosas a Tecmo, obrigado.
Tem também outro grupo de personagens chamados Kustera, e no papel você pode alternar entre os dois grupos. Existem alguns locais perto do final do jogo, de fato, que precisam dos dois grupos para serem ativados, então você pode estar pensando que precisará treiná-los ao longo do jogo para que sobrevivam ao final do jogo. No entanto, não é bem esse o caso. A taxa de fuga neste jogo é absurdamente alta, e como eles não têm chefes para lutar, você pode passar por todo o jogo sem que eles ganhem uma única luta.
essa... é uma forma muito estranha de pedir para derrotar alguém, isso é um fato
Na prática então o segundo grupo está lá apenas para entrar em portas que os Aqutallions não conseguem e para ficar parados perto de um save, aí quando você precisa salvar é só alternar pra eles e salvar. Não é a implementação mais espetacular de uma feature que eu já vi na vida, tenho que dizer isso.
Deixando de lado os membros do grupo secundário inúteis, você precisará treinar os seus Aqutallions. A boa noticia é que as lutas têm um ritmo relativamente rápido, sem cutscenes de 15 segundos para um spell sendo lançado ou qualquer coisa assim, então o grinding não é muito difícil. O problema é que ele é muito necessário porque a curva de dificuldade desse jogo é daquelas que cada area que você chega tem que grindar vários minutos para conseguir avançar sem tomar pau enloquecidamente dos inimigos.
Eu não acho que "damages" se use ass... deixa pra lá. Pelo menos o combate é bonito.
Isso quer dizer que enquanto o combate não é ruim (ele é até bem rápido, já vi piores), mas o jogo em geral é leeeeeento porque cada nova area é um grindfest insano para conseguir avançar. O problema é que, em avançando, não muita coisa acontece também. Embora eventualmente você encontre cidades maiores (com mais prédios e tal), não tem realmente nada acontecendo neles - e como o dialogo é inexistente de tão mal traduzido que é, nem isso.
Este é um bom microcosmo do jogo como um todo. A ideia geral não é nada abismal, mas ela o faz de uma forma desinteressante e repetitiva. Tal como Sharknado, é muito mais que esse jogo é chato do que "bom de tão ruim".
Cat Boo, senhoras e senhores
Outro exemplo são as magias. Completar uma sidequest com um membro da party permite que eles combinem magias com outros personagens que também já fizeram a sidequest deles também. Parece que isso permitiria muitas possibilidades no que se refere a novas magias e ataques, mas a quantidade de coisas que podem ser combinadas é bem limitada. Não apenas isso, mas a disparidade de força entre os feitiços possiveis significa que você vai usar apenas um ou dois deles ao longo do jogo já que tem uns que são MUITO melhores que os outros. Novamente, não é "meu deus que coisa horrorosa", apenas é... desinteressante.
Secret of the Stars é o jogo você pode imagina quando pensa na palavra "RPG genérico". Não é nada que dê pra rir de tão ruim, mas também não faz nada particularmente bem. Um sistema de combate que se destacasse ou uma trilha sonora matadora poderiam ter feito algo para tornar este jogo palatavel, mas infelizmente é só um grindfest sentado em cima de um jogo sem graça nenhuma.
Pensando bem sobre isso, não tenho certeza se tem algo que pode ser chamado de "bom" nesse jogo. É extremamente lento em todos os aspectos, incluindo caminhar, grinding, conversas e menus. A música parece gospel de igreja metodista. A única reviravolta criativa, controlar duas partys distintas, é um fracasso total.
Na verdade, é bastante impressionante, mas não de uma maneira boa.