segunda-feira, 30 de outubro de 2017

[AÇÃO GAMES 009] SHADOW OF THE BEAST [#086]



Se você cresceu com um Amiga como videogame nos anos 90, é muito provável que uma de suas memórias mais firmes deve ser… hm, quer saber? Esquece isso. Quer dizer, se você teve um Amiga, não há tem como possivelmente eu imaginar como foram suas memórias de infância. Qualquer coisa entre férias em Aspen, e ser criado no esgoto por tartarugas com nomes de artistas da renascença, eu suponho. Sério, quem diabos teve um fucking AMIGA?

De qualquer forma, vamos falar sobre um dos principais títulos do sistema: A Sombra do Cramuião.

sábado, 28 de outubro de 2017

[AÇÃO GAMES 009] MERCS (Arcade, 1990) [#085]



No temível ano de 199X (sério gente, colocar um X no último digito do ano não vai impedir o jogo de parecer datado), um ex-presidente dos US and A é sequestrado durante um tour pela África central onde promovia a paz mundial.

Para evitar um incidente internacional maior, o governo dos Estados Unidos não envia seu exército para salvar o cara e sim apenas três soldados arianos que adoram acariciar freudianamente suas armas enormes.

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

[AÇÃO GAMES 009] PIT FIGHTER (Arcade, 1990 / SNES, 1992) [#084]



Um dia, em meados dos anos 90, você estava lá, voltando do colégio, quando uma coisa na tela chamou sua atenção. Algo que você nunca havia visto antes, algo que você sequer julgava ser possível fazerem! Mas estava lá! O sangue, o realismo, a violência… tudo!



Obviamente você ficou obcecado por aquilo, quem não ficaria? Você juntava as moedas que, por acaso, caiam na sua mão, para gastar com aquilo, e cada nanossegundo era um júbilo.

Well, o tempo passou e você cresceu, nunca mais tocando no assunto a não ser em memórias saudosas. Até que um dia, depois de adulto, você decide voltar aquilo e … NOSSA SENHORA DA QUERUPITA, COMO ESSA MERDA ERA RUIM! Mas puta que me pariu em mertiolate flambante, o que você tinha na cabeça para gostar de uma coisa tão hedionda, porca e mal feita desse jeito – mesmo para os padrões da época?

Claro que eu poderia estar falando de Cavaleiros do Zodíaco, mas, ao invés disso, vou falar hoje de um fenômeno cultural mais antigo e (por incrível que pareça) pior ainda. PIT FIGHTER.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

[AÇÃO GAMES 009] FATAL REWIND (Mega Drive, 1991) [#083]




No longínquo e futurístico ano de 2017, o governo americano entrará em colapso total, se tornando um estado totalitário de extrema ... cara, na real a direita e a esquerda querem a mesma coisa, então não é como se tivesse muita diferença mesmo

A fim de manter a população apaziguada, o camarada estado oferece o bom e velho circo, colocando condenados para participar de um reality show, no qual as chances de saírem vivos é menor do que a de eu conseguir reunir mais de cinco pessoas para o meu velório.

O mais sádico (e, por consequência, o mais popular) desses reality shows é o THE RUNNING MAN, apresentado por Damon Killian.

Essa é a premissa do filme “The Running Man” (“O sobrevivente” no Brasil) de 1987, estrelada por Arnoldo Negopreto (se não me falha o meu alemão, acho que é isso que significa o nome dele), baseada em um conto de Stephen King.

Sim, existe um filme baseado em uma obra do King estrelada pelo cara que soca camelos. Lide com isso:

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

[AÇÃO GAMES 009] A NIGHTMARE ON ELM STREET (A Hora do Pesadelo) [Nintendinho, 1990] [#082]



Quando os primeiros videogames foram criados, seus criadores não tinham em mente que estavam trazendo ao mundo uma ferramenta capaz de dar à humanidade a chance de realizar os seus sonhos mais loucos. Como entrar na pele de um pedófilo que foi queimado vivo e agora assombra os pesadelos de adolescentes. Pensando bem, eu acho que realmente eles não tinham ideia do que estavam criando…

terça-feira, 24 de outubro de 2017

[AÇÃO GAMES 009] THE IMMORTAL (Nintendinho, 1991) [#081]



A primeira reação que eu tive ao ver “The Immortal” no Nintendinho em 2017 foi “Holy Macaronnes, tinha um Diablo para o NES esse tempo todo, e ninguém nunca me avisou disso?!?”. Visualmente o jogo parece muito o que teria sido uma tentativa da Blizzard para a plataforma de 8 bits da Nintendo.

Ao jogar o jogo, no entanto, você descobre que o que é imortal
não morre no finalestá mais para Dragon’s Lair do que Diablo, realmente. Mas vamos começar nossa história do começo, porque The Immortal tem um making of muito interessante.

sábado, 21 de outubro de 2017

[AÇÃO GAMES 009] SUPER CASTLEVANIA 4 [#076]



A indústria dos games não é vergonhosamente tacanha às vezes? Quer dizer, além de malditas microtransações e DLCs, um dos seus esportes favoritos é pegar jogos que foram sucesso em uma geração… e lançá-los de novo, assim que um novo console sai! Puta merda, cara, quantas vezes vocês esperam que nós compremos o mesmo jogo? Nós parecemos tão idiotas assim para vocês?


Mas o que você talvez não saiba é que essa moda de relançar os mesmos jogos, apenas com gráficos melhores, não é nova. Na verdade é quase tão antiga quanto os videogames em si. E para provar meu ponto, vou falar de um dos remakes mais famosos da história do Super Nintendo. Que dê a primeira chicotada em uma vela quem nunca passou tardes jogando…

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

[AÇÃO GAMES 008] ALEX KIDD IN HIGH TECH WORLD [#080]




Por mais que se ame a Sega, não tem como não admitir que mais sim do que não eles fazem umas jogadas que você se admira como eles conseguem piscar e respirar ao mesmo tempo sem ter um enfizema cerebral. Estamos falando de uma empresa que "surpreendeu" os varejistas do país ao lançar seu console Saturno seis meses antes e apenas para algumas poucas lojas. Estamos falando de uma empresa que não só lançou o Sega CD, mas também o Sega 32X. Uma empresa que consegue tornar dificil algo tão fácil como tornar o Sonic em um personagem decente. Essa é a SEGA, uma empresa que parece eternamente determinada a dar um tiro no pé a cada dois passos.

E se você foi criança nos anos 80/90, poucas memórias são mais dolorosas do que o Garoto Alex no Mundo da Alta Tecnologia. Ora, considerando que um dos maiores sucessos do Master System é o clássico "Alex Kidd in Miracle World", o que você possivelmente poderia esperar de um jogo chamado "Alex Kidd in High Tech World"?

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

[AÇÃO GAMES 008] ULTRAMAN: TOWARD THE FUTURE (SNES) [#079]

Sou tão sexy que me colocaram na capa duas vezes!
 
Um homem de colant contra monstros gigantes. Tipo Street Fighter, mas com monstros! Como isso poderia não se traduzir em um grande jogo? De muitas maneiras, eu diria Bem, eu joguei ele - isso é algo a se dizer. E ele é ruim. Puta merda, como esse jogo é ruim. Puta merda como é ruim!