domingo, 11 de agosto de 2019

[AÇÃO GAMES 017] CAPTAIN AMERICA AND THE AVENGERS (Arcade, 1991) [#254]



Das coisas que podemos contar as crianças de hoje e elas jamais acreditarão que foram verdades, temos este caso do dia em que os Vingadores eram heróis tão chinelões que o jogo deles precisava ter "Capitão América e os Vingadores" no título para atrair público.

Eu juro que isso realmente aconteceu um dia, e esse é "Capitain America and the Avengers", que era um fliperama bastante popular não porque alguém fizesse a menor ideia de que diabos seriam Visão, Gavião Arqueiro ou Homem de Ferro, mas porque o narrador do jogo gritava "THEEEEEEE AVENGEEEEEEEEERRRSSSS" que da dava para ouvir do outro lado da cidade.

 Graficamente, CAatA é um jogo datado mesmo para a época que foi lançado. Em 1991 os arcades de briga de rua tinham titulos como os Simpsons...


... ou Capitão Commando...


... de modo que as aventuras de Steve Rogers e seus um-dia-serão-famosos amigos não impressionava ninguém. Minha teoria pessoal é que eles investiram todo orçamento dos gráficos do jogo em conseguir as caixas de som mais altas que podiam conseguir, porque THEEEE AVENNNNGERRRSSS!!!


Bem, nossa história começa quando o Caveira Vermelha desistiu de guiar outros para um tesouro que ele jamais poderia obter e usou seu dinheiro como isca para contratar os maiores vilões disponíveis no mercado, porém assim que eles chegaram ele usou lavagem cerebral e não pagou nada pra ninguém porque é assim que o cara de ketchup rola!


Assim sendo, um grupo de vilões cujo nível de breguice rivaliza apenas com seu ódio por asfalto ataca uma cidade genérica qualquer, e os maiores heróis da Terra partem para intervir! 

Como já citado anteriormente, você tem a opção de escolher entre os mais populares Vingadores como Capitão América e Homem de Ferro... ou o Visão e o Gavião Arqueiro. Considerando que nesse jogo não tem a opção de você pegar a unica irmã Olsen que hoje não parece um esfregão depois de limpar a pista da rave, eu não vejo porque alguém jogaria com o Visão.

E embora eu tenha tido um feeling que o Gavião Arqueiro será um badass que vai chutar a bunda do Thanos no próximo filme (porque É CLARO que o que faltou para derrotar o Thanos foi o Gavião Arqueiro e o Homem Formiga, agora vai! Certeza!), isso não me impedirá de fazer piadas com ele tão cedo. Ou nunca.


A trilha sonora do jogo é bastante decente, mas é mais notável por sua dublagem. Não pelos  motivos certos, contudo. Eu não sou certo o que os caras da Data East estavam pensando quando fizeram o jogo, mas as vozes dos personagens são involuntàriamente cômicas.  Tudo soa como se fosse uma paródia de filme de super heróis, com os personagens falando desnecessariamente empolados.

Pior ainda, o script limitado do jogo é carregado com Engrish da melhor qualidade, o que resulta em dialogos estranhos - perolas como "Porque isso iria bem?",  "Você será o único que escapa ", e o famoso "OK GO!", que trarão um sorriso ao seu rosto mas pelas razões erradas.


Os recursos para o jogador são bastante limitados, sendo basicamente  soco, salto... um uma voadeira, às vezes um arremesso. Também tem um ataque a distancia que muda conforme cada personagem. O Capitão joga o escudo, o Gavião da uma flechada, o Homem de Ferro dispara seus propulsores e o Visão mostra que não sabe brincar e dispara um raio com uma jóia do infinito. O que acaba causando o mesmo dano que a flechada do Gavião Arqueiro, hmm parece que Thanos tem com o que se preocupar, afinal...


Para intercalar a monotonia, algumas fases são shmups e você voa pelos céus em veículos bregas disparando uma barragem dos seus ataques especiais. Isso significa que o Capitão América voa por aí em uma motoquinha espacial tosca disparando uma chuva de escudos espalhando 94.3% da produção de vibranium de Wakanda por aí.

Além dos dialogos perolescos como "you can't escape!"/"you're the one who will be escaping!", a maior diversão é encontrar os vilões iconicos da Marvel e outros nem tanto, e ver como as coisas mudaram de lá para cá.

Você pode conhecer Ulysses Claw, por exemplo, como o único homem a já ter roubado vibranium de Wakanda e vivido para contar a história.


... porém em dias menos gloriosos, o bom Dr. Klaw já pareceu menos com o Gollum e mais com isso?


Eram dias dificeis, amigos. Dias dificeis em que a sua unica opção para aparecer era fazer parceria com o "Laser vivo". O pior que ele não é nem o chefe da fase, caindo esta honra ao glorioso Tufão!


Bom, pelo menos o Tufão parou de usar seu nome original - acho que seria a vergonha em última instancia perder o posto de chefe da fase para o "Pião humano", isso é.


Na segunda fase, você enfrenta uma das Sentinelas dos X-Men. Porém como a Data East só obteve as licenças para usar personagens dos Vingadores, ele é apenas o "Giant Robot". Provavelmente foi nesse ponto que os executivos da Marvel pensaram "hmm, acho que picotar as licenças nos permitiria vender duas vezes, olha que boa ideia!" e o resto é história e filmes ruins do Quarteto Fantástico.

O vilão da segunda fase é um desconhecido do universo cinematográfico: o Ceifador. Sua habilidade especial é ter uma foice no lugar da mão direita...


... e usa-la para fazer isso:

"Você não escapará do meu pirocoptero DA MORTE!"

Sabe, eu realmente não consigo condenar quem fazia bullying com os nerds nessa época. Nós mereciamos.

Na terceira fase enfrentamos o Mago, que ao contrário do que o nome possa sugerir tem menos haver com o Doutor Estranho e mais... um cara sem nenhum poder que só usa um capacetão porque ele tem uma cabeça grande pra porra. Sim, ser cabeçudo era a forma da Marvel mostrar que alguém era inteligente além do normal.



Outro personagem que vemos nessa fase é Namor, o príncipe submarino. Entretanto, Namor (que é mais ou menos o Aquaman da Marvel) tem uma questão de direitos complicadissima já que ele começou a ser publicado antes da Marvel existir, e seria necessário um simpósio de todos os advogados do Canadá para dizer a quem pertencem os direitos desse personagem.



Dessa forma, é muito pouco provavel que vejamos um filme do homem de cueca molhada da Marvel, e menos provavel ainda que a Data East fosse quem resolvesse esse imbróglio. Por isso aqui ele é só o Submariner mesmo. Então Namor só aponta a direção para qual os vilões seguiram, que por acaso é a mesma que eu já ia seguir de qualquer maneira. Obrigado por nada, personagem que-não-podemos-nomear-sem-tomar-um-processinho!

Mas para qual desafio o príncipe submarino nos mostraria o caminho?


Ora, ninguém senão o lendário, mítico e abissal... MECHA TACO! Se você é um fã de quadrinhos e não está familiarizado com o Mecha Taco, você deveria...

... totalmente estar ok com isso, porque esse é um personagem inventado pela Data East para esse jogo. Eu não sabia que "tako" significa polvo em japones, e certamente nem os tradutores então esse boss passou de Mecha Polvo para Mecha Comida Mexicana. Um upgrade, na minha opinião.

Mas bem, os AVEEEENNNGGEERRRSSS acabam invadindo a base submarina e sabe quem eles encontram? Quem? Quem? Vou dar uma dica: alguns anos atrás os fãs de quadrinhos ficaram full pistola porque ele não "foi reproduzido corretamente" no filme do Homem de Ferro.


Caso não esteja ligando o nome a pessoa, este é o Mandarim, o mestre dos Dez Anéis. Os fãs pariram gatinhos ao ver que ele não foi representado em Homem de Ferro 3 sem seu capacetezão pontudo e, mais importante, era só um ator usando o nome do Mandarim.



Ora, como ele ousa? Ele não sabe que o nome do Mandarim é sagrado e não pode ser usado em vão?
Bem, eu não sabia disso, mas por algum motivo passou a ser uma coisa de uma hora para outra. Nerds, vai entender...

De qualquer jeito nossos heróis vão para o espaço atrás do Caveira Vermelha e vão parar em uma base lunar. Estou mais impressionado sobre como super vilões constroem essas coisas sem ninguém ver, será que são bases pré-montadas e só PLAFT tasca na Lua? Ou a SHIELD deixou passar meses de material e mão de obra sendo transportados para a Lua?

Jamais saberemos, o que sabemos com certeza é que o bosse dessa fase é...


Oh, ok, nova nova teoria. Parece que a Data East podia sim usar personagens dos X-Men, eles apenas não sabem nada sobre isso. Tipo o Juggernaut aí que eles não faziam a mais remota ideia de como era a cara deles. Aqui, caras, eu ajudo vocês:


Pensando bem, eu não te culpo por dar no pé diante do irmão maromba do Professor X, Tony. Eu correria. 

O chefe desta fase é um velho conhecido de Tony, seu filho pródigo!


Não, não esse! Porque você tinha que fazer isso com os meus sentimentos, Jorge? Não, eu não estou chorando, você é que está! De qualquer modo, eu dizia que nesta fase o chefe não é ninguém menos do que o Ultrão e do encontro de Tony Stark com sua criatura sai um dos dialogos mais sinceros, humanos e profundos dos arcades nos anos 90:


Faz a gente pensar, né?


Durante as fases de shmup, um power up que dá para pegar é conseguir a Vespa como para ser usada como arma ou escudo. E por arma eu quero dizer literalmente arremessar ela de cara em robos de aço maciço em um ambiente sem atmosfera, e pro escudo eu quero dizer usar ela para defender explosões de misseis intercontinentais com o seu corpo.



Eu sei que descrevendo assim pode parecer pesado, mas a verdade é que se você já assistiu Lost esse jogo cumpre uma necessidade latente de ferrar com a cara da Evangeline Lilly, então obrigado Data East!


Antes de entrar na estação espacial pré-montada do Caveira Vermelha, nossos heróis destroem seu laser da morte do lado de fora socando ele. Eu posso respeitar isso, dever antes da diversão. Estando a Terra protegida do octagésimo raio da morte instalado na Lua, eles invadem a base atrás do cabeça da operação... apenas para serem detidos por um dos mais relevantes inimigos do universo cinematografico da Marvel: Ossos Cruzados!

... que foi, o nome de alguém tão importante não te diz nada? Ok, talvez se você ver como ele é nos filmes isso reavive sua memória!


E então, lembrou? Hmm, nada? Ok, ele é o cara que detona a bomba na Nigéria que a Feiticeira Escarlate não consegue salvar direito, morre um monte de gente e isso leva ao registro de heróis que em ultima instancia leva a Guerra Civil.

Não que isso importe mais agora que todo mundo virou poeira. O massacre de metade do universo sempre une as pessoas, não?

Mas é claro que o chefe da ultima fase não é o Ossos Cruzados e sim o próprio...


Executivo da Marvel que ordenou Thor 2! Seu monstro, seu maníaco, você quase destruíu os Vingadores!


Espere um minuto, você não é um simples executivo! Você é o Caveira Vermelha! Meu Deus, a Hydra realmente está infiltrada em tudo!

... em uma nota não relacionada, para um cara que já tem quase 90 anos de idade, este terno está lhe caindo muito bem, seu Caveira. Parabéns.


Para grande alivio de todos os envolvidos, nossos heróis não estavam espancando um senhorzinho de quase cem anos de idade. Era um cyber-Caveira Vermelha disfarçado! Eu devia saber, heróis de verdade nunca espancam idosos!


... por outro lado, heh? O que eu sei de ser um super héroi, né?

Enfim, esse foi Capitão América e os Outros, um arcade simpático embora já ultrapassado mesmo na época do seu lançamento. É um jogo simpleszinho onde bater nos caras maus é divertido e a falta de variação no gameplay é compensada pelos dialogos pessimamente traduzidos, cenários bonitos e personagens obscuros do universo Marvel!

Excelsior!


VERSÃO PARA MEGA DRIVE
EDIÇÃO 023


VERSÃO PARA SNES
EDIÇÃO 046