sexta-feira, 23 de agosto de 2019

[AÇÃO GAMES 026] SPIDER-MAN: RETURN OF THE SINISTER SIX (Nintendinho, 1992) [#262]

 
 
"Homem-Aranha: to chegando em casa guentae" marcou um marco (tá certo isso?) na história do cinema: finalmente todos os membros da infame liga de inimigos do Cabeça de Teia, o Sinister Six, apareceu no cinema!

E que forma melhor de celebrar tão histórico momento com um dos mais historicamente ruins jogos de todos os tempos? Oh, sim, eu sei o que você deve estar pensando, eu estou pensando o mesmo ...

EU NÃO ESTOU PENSANDO SE AS CYBERCATLOLIMAIDS PARA USO DOMÉSTICO USARÃO PILHAS OU VOCÊ VAI TER QUE ALIMENTAR ELAS!

Ponto bastante válido, mas não é isso que eu ia dizer. Eu ia dizer que, sim, eu jogo bastante jogos ruins... quer dizer, muitos mesmo... deus, tantos jogos ruins, o que eu estou fazendo com a minha vida... mas o que faz deste jogo do Omiranha uma categoria especial de ruim?


Bem, me permita apresentar o plot do jogo apenas para você ter uma ideia:






... e é isso. Eu quero dizer, isso é TUDO mesmo! O Doutor Octopus reuniu seus parças e... o interesse dos escritores acabou por aí. Não tem sequer um plano, ele só reuniu seus trutas e nós não podemos permitir isso, podemos?

Ora, pelos poderes de uma aranha, é claro que não!




Enfim, começa o joguetim e logo de cara você vai perceber uma coisa: OS CONTROLES DESSE JOGO SÃO HORRIVEIS! Não, minto, eles teriam que melhorar muito para serem "apenas" horríveis! O principal problema desse jogo é que ele não aceita dois comandos ao mesmo tempo. Isso quer dizer que se você estiver indo para frente e atacar, o Homem-Aranha para. Ele só pula parado no lugar e para pular para frente você tem que pegar alguma distancia para o jogo registrar um "salto para frente".

Agora adicione a isso controles tão duros que você sai com as mãos doendo de jogar esse jogo e dá pra começar a entender o nível de merda que estamos falando aqui. Se você colocar um graveto sobre um bloco de pedra e esse bloco de pedra se chamar Antonio, será um controle mais macio do que essa desgraça aqui.


Parece que eu estou jogando mal, mas a verdade é que é exatamente isso porque esses são os controles mais duros que eu já vi na minha vida! Eu não tenho nem palavras para descrever o quão ruins esses controles são! É horrível! É pior que o filme do Gato Felix, é pior que os arcos do 7o Doutor!

E sabe o que é o pior? O que é realmente o pior? Claro que você não sabe, pois então eu vou te dizer: ISSO NÃO É NEM A PIOR PARTE! NÃO, NÃO É!

De alguma forma, de alguma profana e imunda, alguém nos porões da LJN conseguiu fazer os ataques desse jogo serem piores que movimentar o teioso! Eu juro!



O controle do NES tem apenas dois botões, e um deles é para pular. Logo o outro é para atacar, faz sentido, certo?

Bem, não. O omiranha tem TRÊS ataques, todos executados com o mesmo botão, e eu não faço a mais remota ideia de como faz cada um deles. Sei que tem um soco com o alcance do pinto de um bebe foca, tem um disparo de teia que não causa dano e uma voadeira que SEMPRE erra. Esses são seus três ataques, todos com o mesmo todão, todos são uma merda.

Inacreditavel.


FASE 1: ELECTRO


Em primeiro lugar, à aqueles que reclamam do visual do Electro no filme da Sony, eu realmente, realmente gostaria de lembrar como ele é nos quadrinhos:


Pois é. De repente dar esse jogo para a LJN fazer começa a fazer sentido...

Seja como for, a fase do Electro se divide em duas partes. A primeira é bem linear, você segue em frente enfrentando um capanga que outro que só sabe atirar em linha reta, eventualmente uma descarga elétrica... 



...não passa nem perto de te acertar, porque essa é a eletricidade mais lenta do mundo. Não fossem os controles PAVOROSOS, não seria a pior coisa que eu já vi. Isso muda de figura na segunda parte, quando o jogo se converte em um labirinto que você precisa explorar para encontrar o covil do Electro. Você poderia supor que achar um cara que se veste de estrela de arvore de natal seria mais fácil de encontrar, mas NADA é fácil com os controles desse jogo.

Eventualmente você descobre que existe uma função de se balançar em teias, e que o jogo espera que você use isso. Com esses controles horrendos! A este ponto a vontade de fechar o jogo e ir procurar uma colher enferrujada para arrancar meus olhos é grande.


Talvez não te surpreenda informar que a luta contra o Electro não flui melhor do que qualquer outra coisa nesse jogo.

FASE 2: SANDMAN


Gostou da fase anterior em qeu você tem que ficar vagando em labirinto usando os piores controles já imaginados pelo homem para procurar um item? Bem, sabe o que seria mais incrível ainda? Se você tivesse que encontrar DOIS itens!

Não é a coisa mais incrível que você já ouviu falar na história dos videogames? Claro que é!

Imagem aleatória e que de forma alguma reflete meu estado mental atual



A luta contra o homem-areia é em... em... vou ser sincero com vocês, eu não faço ideia do que é isso. Nenhuma.


... seja como for, a luta é nesses corredores apertados apenas e exclusivamente porque Deus ainda está muito puto com algo que aconteceu a milhares de anos atrás e odeia pessoalmente cada ser humano na face da Terra. Só isso explica esse jogo.

FASE 3 - MYSTERIO


A boa noticia: já passamos metade desse jogo. 
A notícia ruim: ainda falta metade desse jogo.


Ok, nessa fase, que é outro desses malditos labirintos, o Homem-Aranha está... atacando funcionários de algum tipo de fabrica, que parecem estar apenas se defendendo? Eu não sei, cara...


Enfim, rodando nessa fase do inferno mais que o pião da casa própria no crack, meu único consolo para esta noite fria é que ao menos não tem como ficar pior que isso, tem?


... e eu tenho que abrir minha boca grande, né? Eu te odeio, Mysterio, sério. Mais do que o cara que desenhou o seu uniforme. Falando em Mysterio, sabe como a coisa a respeito dele é que por detrás dos efeitos especiais ele é só um cara sem nenhum poder? 

Bem, a LJN levou isso a sério. Como chefe, Mysterio é só um cara. Mesmo. 


Esse jogo está indo de mal a pior...

FASE 4 - ABUTRE



A quarta fase é igual a primeira, só que o Abutre fica passando e você tem que desviar dele. Eu diria que os produtores pararam de se importar a essa altura, mas a verdade é que eles nunca começaram em primeiro lugar. Pelo menos é uma fase linear, então podia ser pi... naah, eu não vou dizer! Acham que me enganam e que eu vou cometer o mesmo erro duas vezes?!

Ha! Duplo ha!


FASE 5 - DUENDE MACABRO


Eu não tenho certeza se o Harry Osborn conta como duende macabro em Homem-Aranha 3, ou se ele conta com uma nova versão do Duende Verde. Porém como eu não pretendo revisar todo argumento do meu post - o que me faria ter que olhar para as fotos desse jogo de novo, vou apenas contar ele como hobgoblin e foda-se.


Outra fase linear, algo que vocês não me verão reclamar, e ainda por cima bem curta. Eu quero dizer REALMENTE curta: a fase toda E a batalha com o chefe duram um minuto. Os caras da LJN definitivamente já encheram o saco de fazer esse jogo e querem apenas gastar de qualquer jeito todos os seis vilões que o titulo prometeu.

Eu sei que isso é uma coisa a meu favor, mas de alguma forma isso me fez perder mais ainda o respeito por esse jogo. O que é surpreendente, eu sequer achava que isso era possível.

FASE 6 - DOC OCK


Última fase do jogo e eu tenho um desejo e um desejo apenas em meu coração: que seja curta! Pouco surpreendentemente, essa fase nada mais dó que a primeira fase do jogo (DE NOVO) só que com outro background.


Deixa eu ver se eu entendi direito: esse jogo tem seis fases, e três são exatamente a mesma fase só com backgrounds diferentes? Não, na verdade na fase do Abutre nem o cenário de fundo mudaram! Uau, isso é de uma preguiça que empalidece até os padrões da LJN! O quão mais esse jogo consegue descer?!


... oh. Apenas, oh.

A batalha final contra o Doutor Octopus se resume a se abaixar e socar o saco dele repetidamente. Sério. Como o Sam Raimi nunca usou isso no filme, jamais saberemos.

Apenas uau, eu não tenho mais palavras ou condições mentais para falar sobre esse jogo. Exceto que a LJN deve ter uma sede em South Park, Colorado, só isso explica esse jogo. Só isso. Agora, pra encerrar, falta o que senão uma tela de fim de jogo absolutamente merda, não é verdade?


Os vilões fazem uma rodinha ao som de "Boa Noite Vizinhança" e agradecer que esse jogo hediondamente ruim terminou. Todos agradecemos isso.


VERSÃO PARA MASTER SYSTEM
EDIÇÃO 046