sexta-feira, 2 de agosto de 2019

[AÇÃO GAMES 025] DAVID CRANE'S AMAZING TENNIS (SNES, 1992) [#251]


Eu não tenho certeza de como me sinto a respeito dessa capa que parece uma pausa em efeito daqueles dramaticos de close daquele estilo "TAN-DAN-DAN"

Um jogo de esporte com bola precisa, necessariamente, se preocupar com uma coisa e uma apenas: a fisica da bola. Ter atletas licenciados é legal, ter gráficos bonitos é ótimo, mas nada disso adianta se interagir com a rechonchuda for uma bosta.

E David Crane's Amazing Tennis é o melhor exemplo disso.


Agora, DCAT é um jogo bonito. Tipo realmente bonito, os sprites dos personagens são enormes e ocupam quase a tela toda. Adicione a isso que o jogo tem uma câmera por cima do ombro do personagem (ao invés de ser bem de cima, como normalmente é nos jogos de tênis) e temos algo visualmente impressionante. Mais impressionante ainda quando você vê o menu inicial desse jogo, que tem muito aquela cara de adaptação porca de jogo de computador que é tão comum nos jogos de Mega Drive mas pouco usual no Super Nintendo.


Se tem algo que me faz perder o respeito imediatamente pelo seu videogame, é colocar cursor para ser controlado como se fosse mouse. Não façam isso, caras. Apenas não.

O Super Nintendo é conhecido por não ter muita velocidade de processamento, então personagens grandes na tela tendem a deixar o jogo lento. O que normalmente é um problema e o motivo pelo qual os desenvolvedores tendem a evitar isso, entretanto isso não é um problema aqui já que os personagens sendo grandes em uma quadra pequena a falta de movimentação não é o maior dos seus problemas. Ou sequer um problema, na verdade.

Tudo estaria muito bem, não fosse o problema que eu citei no começo do texto: a fisica da bola é uma coisa desgraçada que só. Veja, eu não exijo que a fisica da bola em um jogo de esporte seja realista - isso não apenas é muito dificil, especialmente nos 16bits, como não necessariamente significa um jogo divertido. O que eu, de fato, exijo é que interagir com a pelota seja divertido e nisso DCAT falha miseravelmente.



A melhor explicação que eu consigo dar é que a sensação que você tem é que está jogando com um saco de areia. É extremamente não-satisfatório rebater a redondinha e, como você pode imaginar, isso é um enorme problema em jogo de tênis. Com efeito, eu não conseguiria pensar em um problema maior do que rebater a bola ser ruim para um jogo desse genero.

Perto disso qualquer outro problema de gameplay é apenas menor, mas isso sendo dito ... é impressionante como o jogo consegue a façanha de que a camera frequentemente perde a bola na tela. Meu deus gente, é uma bola em uma quadra que cabe quase toda na tela. Só que eles conseguem a façanha de dar zoom (que não precisava realmente) na bola quando o jogador sobe a rede apenas para perder a bola de vista no processo. Ou seja, o jogo implementa um recurso que totalmente não precisava apenas para conseguir se embananar no processo. Não que faça muita diferenteça no final, porque o fato que a sua bola tem a fisica de um saco de areia acaba abafando isso.

Cadê a bola?! COMO DIABOS VOCÊS PERDERAM A BOLA DE VISTA?!?

Como uma empresa conseguiu se embananar tanto em um jogo relativamente simples é algo que jamais conseguiremos explicar as civilizações futuras.


VERSÃO PARA MEGA DRIVE
EDIÇÃO 037