sábado, 7 de dezembro de 2019

[AÇÃO GAMES 033] X-MEN (Mega Drive, 1993) [#288]



Existe uma coisa e uma coisa apenas que eu espero de um jogo com vários superherois, como é o caso dos Homens Xis: que jogar com cada um dos personagens pareça diferente um do outro. Não apenas o mesmo personagem com raiozinhos de cores diferentes, né Captain America and the Avengers

Ah, e que nenhum dos personagens seja a Dazzler. Eu sou um homem simples de gostos simples, o que dizer?

E neste sentido, esse X-Men de Mega Drive não desaponta realmente: são quatro personagens com jogabilidade e mecanicas levemente diferentes - e nenhuma delas envolve transformar som em luz. Isso sendo dito, vejamos nosso notavel cast de filhos do átomo.


Tal qual o jogo do arcade, Noturno é o melhor personagem do jogo. Isso porque sua habilidade especial é se teleportar, o que em termos de gameplay significa que ele pode fazer dash no ar em qualquer direção que você quiser E fica invulnerável enquanto isso.


Em um jogo de plataforma, isso é uma abundância, meu irmão - como diria o grande filósofo dos nosso dias, Cumpadi Uóchintom. Adicionalmente a isso, Noturno ainda tem os melhores ataques corpo a corpo porque se você apertar ataque enquanto pula, ele dá desce em uma voadeira em diagonal com os dois pés. Como a grande maioria dos inimigos desse jogo morre em um hit, você pode lavrar seu caminho teleportando e voadeirando como se você estivesse sendo pago pra isso.

WOLVERINE


No outro spectrum do game, Logan é - mais uma vez, como de costume - o pior personagem do jogo. Seu porque seu principal poder mutante, o fator de cura, mais uma vez não faz aparição nesse jogo. Eu comentei no post do arcade que eu lembro apenas de um jogo que usou esse poder em sua mecanica (sendo esse o arcade de luta Children of Atom), e aqui não é exceção.

Va bene porca miseria ma che cosa, se o baixinho canadense não regenera, então o que ele faz? Hmm, não muita coisa realmente. Com o botão de ataque especial ele saca as garras, e agora cada ataque você quer é com as garras de fora. O que isso muda? Bem pouco realmente. Teoricamente o ataque dele é mais forte desse jeito e teoricamente você pode matar inimigos que precisam de dois hits com um só. Na pratica, a maioria dos inimigos morre com um hit de qualquer jeito e mesmo para aqueles que morrem com dois, dar dois socos seguidos é bem rápido e não chega a ser realmente um problema que precisa de solução.


Alguém poderia argumentar que ele seria bom para enfrentar chefes - já que seu ataque tira mais dano, o que poderia até ser verdade. Só que o grande problema com chefes é que é mais importante conseguir acertar, e o fato do Logan não ter nenhum tipo de ataque a distancia ou ferramenta de mobilidade torna ele um estorvo nessas lutas.

Sorry, bub, you just suck.


CICLOPE


Para surpresa de absolutamente zero pessoas, Eduardinho Zarolho, vulgo Ciclope, não é exatamente o personagem mais criativo do jogo. Porque sério, se você vai jogar com o ciclope esperando qualquer coisa que senão "eh... meh...", então você realmente não sabe a primeira coisa sobre o daltonico mais famoso dos quadrinhos.

50 anos de quadrinhos como líder da equipe e eu não conheço UMA pessoa que tenha o senhor Verão Escocês como personagem favorito. Mas NEM UMA! O que inclui obviamente os criadores desse jogo, porque aqui Ciclope tem o poder de disparar lasers e... bem, é isso realmente. O que você esperava?


GAMBIT


Remy Lebeau tem nome de personagem rejeitado de Ratataouile, e por isso decidiu se chamar Gambito. O que não é muito muito melhor, parece nome de cachorro da novela Carrossel, enfim. O ponto é que tendo o poder de fazer coisa que ele toca se transformar em explosivos, Gambito acaba sendo uma versão melhorada do Ciclope. Tudo que o zoiudo vermelho faz, Gambolito faz melhor.

Ele é o outro personagem do jogo que tem ataque a distancia, mas ao contrário do ciclopante, seu ataque corpo a corpo não é uma porcaria. Pelo contrário, é o melhor do jogo em termos de alcance e seus golpes tem quase tanta mobilidade quanto o Noturno


A única coisa que o Ciclope é melhor que o Gambit é que ele pega uma ruiva de olhos verdes com poderes psiquicos, e o Gambit NÃO pega uma redneck bombada - pq se ele fizesse isso ele meio que morria, né?


 Alem dos quatro personagens jogaveis, existem ainda helpers que você pode chamar uma vez por fase para... bem, ajudar. Eles dão um golpe ataque especial, geralmente limpam a tela, e vão embora. E nenhum deles é a Dazzler, o que conta pontos a favor desse jogo.

Então você já conhece os personagens, e é um bom elenco com personagens diferenciados e poderes diferentes, legal... mas como o jogo joga?



Yeah, bem, a respeito disso... ver que personagens tem no jogo e quais poderes deles é mais legal do que jogar o jogo, que não é muito bom realmente. Homens Xis tem vários problemas enquanto videogame, e enquanto nenhum deles é original desse jogo (muitos jogos tem os mesmos problemas), a soma deles torna a experiencia muito menos divertida do que poderia ser.

Como dá para ver nas imagens, seu personagem é muito grande na tela. E enquanto isso torna o jogo bonito de se ver, também transforma em um saco de jogar porque é muito dificil desviar das coisas e quase tudo nesse jogo consegue se acertar sem nenhum esforço. Outro problema é como o personagem é muito grande, a camera fica muito perto e logo qualquer pulo acaba se tornando um salto de fé. Porque quem precisa ver onde você vai cair em um jogo de plataforma, não é mesmo?

E daqui eu pulo para... o colo da tua mãe, aquela gorda!
Como dá pra ver, esse jogo é daqueles impossivelmente dificeis que apenas alguns escolhidos viram além da segunda fase. Mas o que torna esse jogo mais dificil ainda é você tem apenas quatro vidas: uma para cada personagem. Morreu, nunca mais vai poder jogar com ele! NUNCA!

Pior ainda é que a vida dos personagens não recarrega nem quando troca de fase. Estava morrendo com o Noturno e trocou para o Gambit para terminar a fase? Bem, se fodeo, agora o Noturno vai continuar com seu cotoquinho de vida até achar itens para recarregar a vida dele.

UÉ, MAS ENTÃO NÃO É SÓ JOGAR ATÉ ACHAR ITEM DE ENERGIA E TROCAR PARA PEGAR O ITEM COM O PERSONAGEM QUE PRECISA DE MAIS VIDA?

Então, não. Isso porque você só pode trocar o personagem uma vez por fase. Trocou, não tem mais como voltar para o que estava antes. 

Porque o jogo se torna tão mais dificil do que ele precisa ser com escolhas de design que não fazem nenhum sentido? Porque? UAAAAAAAAIIIIIIII? Porque você me odeia, jogo?


 Também é difícil pular; muito, muito difícil. Wolverine é baixo, então ele não pode pular. Ciclope é esbelto, então ele não pode pular. Gambit tem uma capa de chuva, então, você sabe, resistência ao vento. O unico que pula bem é o Noturno, se você usar o poder mutante dele para se teletransportar.

Os chefes são incrivelmente difíceis. O Juggernaut apenas corre para frente e para trás, mas sendo imparável, você não pode fazer muito a menos que o bata na cabeça no momento exato ou use todas as suas assistências para passar por ele (adivinhe qual eu fiz). O Deathbird pula para o outro lado da tela sempre que você faz contato e, novamente, você não pode pular muito bem. O apocalipse pode criar uma barreira impenetrável ao seu redor a qualquer momento que drena metade da sua vida. Ouvi dizer que você luta contra Ahab, Mojo, Magneto e talvez uma sentinela também, mas eu não saberia dizer. 



Ah, e o jogo tem um modo coop que pelo menos em emulação não funciona - suponho que até rode no console, mas isso só aumenta todos os problemas descritos neste post. Se bem que até seria divertido, dadas as opções que nós tinhamos na época...