quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

[AÇÃO GAMES 033] TINY TOON ADVENTURES: BUSTER'S HIDDEN TREASURE (Konami, 1993) [#287]

 


They're tiny, they're toony, e de acordo com a música-tema, they're all a little looney. Depois de falar do espetacularindo jogo do TINY TOON ADVENTURES: BUSTER BUSTS LOOSE do Super Nintendo, é hora de falar do outro jogo de Tiny Toon para os 16 bits. Você sabe, aquele mais barato e feito de qualquer jeito, ou seja, o jogo do Mega Drive.

Porque por mais que eu goste de zoar a Sega, é um fato que em 1993 a Konami e a Capcom (finalmente livres do contrato de exclusividade com a Nintendo) despejaram um saco de "versões" dos jogos do Super Nintendo no console da casa do Sonic.





O Mega Drive ganhou uma versão feita nas coxas das Tartarugas Ninja (Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist), de SUNSETRIDERS e mais pra frente ganharia um Castlevania, Contra e Mega Man porcões (embora eu estou dizendo isso de memória, esses jogos ainda serão jogados e minha opinião está aberta a ser mudada dado que eu sou justo e leal). E nesse pacote de "lança de qualquer jeito pra recuperar o tempo perdido", entra esse jogo do Tiny Toon. Até porque os Segamaniaos acham que Sonic é um jogo bom, não existe porcaria que eles não engulam. 

Assim sendo, como eu disse, o jogo do Super Nintendo é realmente bom. O do Mega Drive... não é ruim. Eu não usaria uma palavra forte como "bom", mas também não é ruim. Ele é um jogo estranho, na verdade.

Antes de tudo, é necessário dizer que a Konami copiou tudo que pode de Sonic nesse jogo. E eu quero dizer tudo, a sensação de estar jogando um Sonic não licenciado e de baixo orçamento é REAL!



É sério, esse jogo é praticamente uma paródia de Sonic porque todos os elementos do jogo do ouriço que ama chilly dogs foram replicados de alguma forma. Se você segurar para frente o Perninha corre como se estivesse sendo pago pra isso, existem bumpers e molas que dão aquele empurrãozão pra frente, a luta contra os chefes são muito parecidas contra as do Robotinick e o level design bebe na mesma fonte (mais sobre isso daqui a pouco). Você também é recompensado por colecionar 50 itens na fase: em Sonic você vai para uma fase bonus se pegar 50 argolas, aqui você ganha um ataque especial que limpa a tela.



Como eu disse, a sensação de estar jogando um Sonic do paraguai é muito grande (a primeira fase sequer tenta esconder que é um clone da Green Hill Zone). Exceto por duas diferenças fundamentais.

A primeira é que, como você pode ver no gif abaixo, a camera desse jogo é horrível. Ela não tem um scroll fluído e dá essas mini-engasgadinhas que dão uma certa tontura. Sonic pode ter todos os defeitos do mundo, mas roda fluído o tempo todo. Blast Processing, yeah!


 Agora, a coisa que mais me chamou atenção nesse jogo é o level design - ao ponto de eu te-lo classificado como um jogo estranho. Sonic opera por uma metrica consistente: cada fase tem idealmente dois caminhos, sendo o de cima mais recompensador em termos de itens e tempo, e o de baixo o pior. Só que o de cima é mais dificil de atingir, então seu desafio na fase é ir pelo caminho de cima sem cair, e você é recompensado por isso.

Fase 1 do Sonic 1

Esse jogo do Tiny Toon tenta fazer uma coisa similar, oferecendo dois, as vezes três caminhos. O problema é... que não existe recompensa para isso. Você pode executar uma série de saltos complicados para acertar as plataformas e o timing de ir pela parte "alta e rápida da fase"... ou apenas apertar para frente e terminar a fase por baixo do mesmo jeito. Não faz diferença realmente.

E isso é impressionante, porque as fases são repletas de passagens secretas, esquemas de plataformas bem pensadas. O problema é que não existe NENHUM incentivo para você usar nada disso! Pelo contrário, você é punido por explorar já que indo pelo caminho mais dificil vc tem mais chance de perder vida e não ganhar nada em troca, então porque você faria isso?





Em Sonic, pelo menos, o caminho mais desafiador te dá um level design mais fluído, com menos coisa no seu caminho e você pode correr mais (o que deveria ser o ponto do jogo, mas que falha miseravelmente nisso - o que já é outra discussão). Aqui não, voce pega um caminho mais complicado apenas... pq? É realmente estranho em quanto cuidado foi colocado no desenho das fases, e então não te dar nenhum motivo para usa-lo.

Os aspectos tecnicos são o que você já poderia esperar do Mega Drive: as músicas são uma versão piorada das musicas do Super Nintendo (com efeito, o jogo tem apenas três musicas) e os gráficos parecem uma versão lavada com alvejante do seu primo no console bom. Os controles são levemente melhores que Sonic, o que não é dizer tanta coisa assim, e o jogo não aquele feeling do cartoon, mas a coisa do level design ainda é algo que me intriga...


Ah, antes de terminar uma última coisa: olha só o password desse jogo


Pra que um password desse tamanho, pelo amor do padimpadiciço? O jogo sequer salva quantas vidas voce tinha, não precisava disso tudo de letra!




EDIÇÃO 34