domingo, 1 de dezembro de 2019

[AÇÃO GAMES 019] EVANDER HOLYFIELD'S REAL DEAL BOXING (Mega Drive, 1992) [#286]

 

 Minha eminente, ainda que chocante, descoberta que eu sou um segista de formação me fez lembrar de um jogo exclusivo de Mega Drive que eu sempre tive interesse porém acabei nunca jogando já que eu cresci longe da minha verdadeira casa. Este seria o primeiro jogo que eu vi na vida que combinava elementos de esporte com RPG, Evander Holyfield’s Real Deal Boxing.


Hoje, todo mundo lembra de Evander Holyfield como o cara que levou a mordida na orelha do Mike Tyson, mas a verdade é que em 1992 ele era o grande cara do boxe mundial. Após Tyson ter sido preso em 1991, Holyfield despontou como o cara do esporte e é claro que isso significava que a Sega ia torrar milhões para ter o nome dele em um jogo.

Lançado para o Mega Drive back em 1992, Evander Holyfield’s Real Deal Boxing não é apenas um trabalho porco para lucrar em cima de um nome famoso na época, e era um jogo diferente de qualquer coisa que eu já havia visto até então. O que esse jogo trás de novo para a mesa é um modo carreira onde você pode criar seu lutador e ir lutando desde o fundo do ranking até desafiar o campeão Evandro Bosquessagrado.

Ok, pode parecer não tão original assim - é meio que a descrição de qualquer jogo de luta - mas o segredo aqui não é O QUE é feito e sim COMO é feito. Em primeiro lugar, você tem várias opções para criar o seu lutador.


Enquanto poder escolher cor da pele, penteado, cor dos calções e distribuir atributos pode parecer limitado e datado hoje, isso foi em uma época apenas ter a chance de nomear seu personagem já era um grande diferencial para um jogo. Eu não tenho palavras para descrever como, ao ler na Ação Games da época, sobre esse jogo isso fez eu perder a minha merda. Definitivamente era um nível de configuração que Genesis does what Nintendon't

Mas os elementos de RPG do jogo de luta não terminam aí. Você vai lutar seu caminho até o topo para ser o desafiante ao titulo mundial de boxe, mas entre cada luta você vai poder treinar seus atributos e é aqui que os elementos de RPG realmente entram em jogo. Dependendo do seu desempenho em cada luta, você vai poder treinar em até três modalidades diferentes de treino (cada tipo de treino é um minigame diferente). Essas sessões de treino são o combustível que aumenta sua Força, Estamina, Velocidade e Defesa.

O legal aqui é que esses atributos realmente fazem diferença em como seu personagem se movimenta e se comporta dentro do ringue e você realmente consegue sentir a diferença, não é apenas sobre aumentar números enquanto você sente que está fazendo a mesma coisa.

 Comer proteínas são parte do treinamento também, ué.
Mas esse sistema não é tão simples como pode parecer. Nem todos os programas de treinamento são iguais e você tem outras coisas para considerar já que seus atributos vão começar a decair com o tempo (exceto nos animes, ninguém é novinho para sempre). Seus atributos vão começar a decair eventualmente, e mais agressivamente a partir da 25a luta - quando seu personagem já vai começar a sofrer com o peso da idade. Frequentemente você vai estar se perguntando se deve se especializar em alguns atributos ou tentar manter seu personagem equilibrado em todos, e ter que fazer escolhas é a chave de um bom sistema de progressão em qualquer jogo (aqueles jogos onde eventualmente você terá todas as skills não são interessantes, afinal)

Power é o atributo que determina o quão fortes são seus socos, Stamina é o que dá a sua barra de energia, Speed é o quão rápido você se move e quão rápidos seus socos são e Defense é o quanto sua defesa diminui o impacto.



Mas chega de falar dessas coisas de NEEEEEEEEEEEEERDS, vamos falar de porrada agora. Quando você entrar no ringue, a luta rola a partir de uma visão lateral. No entanto, o jogo usa um efeito panorâmico exclusivo de 360 ​​graus que permite que você se mova livremente pelo ringue, enquanto a câmera ainda o acompanha pela lateral. É realmente algo que você tem que ver em movimento para entender, mas eu nunca vi um jogo de luta 2D usando esse tipo de efeito.

Na verdade, esse jogo tem mais em comum com os movimentos de um jogo de luta 3D, que é algo impressionante para a época. Um pequeno diagrama do ringue mostra a posição dos dois pugilistas e a câmera, para que você possa usá-lo como guia para realmente forçar um oponente nas cordas e esmurrá-lo.



Os controles funcionam decentemente: o botão A controla sua mão esquerda, o botão C controla sua direita e o B bloqueia. Socos na cabeça são o soco padrão, e para golpes no corpo você tem que apertar para baixo e soco. O mesmo vale para defender, você tem que segurar B+A para defender na esqueda, B+C para defender na direita. Ganchos exigem que você aperte para frente e soco.

O problema é que o direcional ainda controla o seu movimento, então, para cima e para baixo você se move entre ficar de pé e abaixar, e tem como se aproximar ou afastar do oponente. Então muitas vezes você vai dar um tipo de soco que não queria porque esta movimentando o seu personagem - já que o direcional é usado tanto para definir o tipo de soco quanto mover seu bonequinho. Você pode se acostumar com isso se você se concentrar e dar um tempo, mas mesmo assim você vai acabar errando e perdendo a chance de dar um bom gancho.

Segunda de manhã e aquela vontade de levantar...


As lutas em si são bastante longas, e você certamente não vai poder reclamar de ter gasto dinheiro a toa já que leva entre três e quatro horas para completar o modo carreira. Nos escalões mais baixos, onde as lutas têm menos rounds, você terá sorte de ver um nocaute. Mas quando você fica um pouco mais difícil e suas lutas duram um pouco mais, você pode começar a derrubar oponentes para a tela. 

Toda vez que você toma um soco, perde um pouco da sua energia. Ela é recuperada rapidamente conforme a velocidade de regeneração determinada pela Stamina. No entanto, cada hit também encurta sua barra de energia, o que significa que há menos energia para você recuperar quando leva um combo - mais ou menos como funciona nos jogos de luta da série "Marvel vs". 

Além disso, há medidores de energia visuais separados para o corpo e para a cabeça. Quanto castigadas estas areas estiverem, mais dano os golpes causarão. Se essas areas ficarem totalmente detonadas, e você continuar recebendo apanhando sem ser derrubado seu treinador terminará a luta antes que seu oponente possa terminar sua carreira. Eles são automáticos, então não tem como dar uma de Apolo Creed aqui.

A area cinza é o quanto a região já esta danificada, se tudo ficar cinza é hora de pedir penico.
 Eu não sou um grande fã de boxe ou mesmo de jogos de esportes particularmente realistas (ou mesmo bom neles), mas deixando isso de lado, para quem gostava da coisa o jogo do Evandro é realmente uma mudança bem vinda de passo. Ao invés de apenas tentar ser um clone de Punch-Out, Real Deal Boxing tenta socar o máximo de realismo em um modo carreira que podia ser feito em um cartucho de 16 bits.

Porque, como todo mundo sabe, Sega Does...



EDIÇÃO 023