Ser um produtor de jogos é um grande desafio no sentido que ao mesmo tempo você tem que ser um artista, um técnico em programação e um homem de negócios. Não é para os fracos e frequentemente você tem que se esmerar em um desses três campos para ter alguma chance ao sol.
Em 1989, por exemplo, os caras da Mitchell Corporation (uma empresa japonesa, apesar do nome) tiveram uma ideia original: E SE nós criassemos um jogo de puzzle para ser sucesso com os americanos?
CHEGANDO SUA ENTREGA DE LIBERDADE, MOTHERFUCKER! |
Eu digo isso porque visualmente o jogo parece muito com Bust-a-move (que é o sucessor de Bubble Bobble de 1986):
E este é Super Buster Bros:
Então, conceitualmente o jogo é o mesmo: você tem um bonequinho na parte de baixo da tela e dispara em bolas na parte de cima. A diferença principal sendo que em Bust-a-move você controla um canhão operado por dinossauros (conceito maneiro, huh?) e em SBB você controla um dude totalmente radical because AMERICA FUCK YEAH!
Embora isso seja conceitualmente parecido, na pratica esses jogos não são semelhantes e por isso que eu digo que SBB parece um puzzle mas joga como um bullet hell onde as bolas caem aloucadamente e você tem que mandar chumbo nas motherfuckers because pew-pew motherfuckers!
Então como você faz isso? Bem, nosso BUSTER DUDE (o jogo é um arcade, não espere uma história aqui) tem uma arma com arpão. O segredo é que o arpão tem uma corda, então as bolhas estouram se forem atingidas em cheio mas também se baterem na corda que o arpão deixa.
Existem alguns itens (infelizmente, apenas três) para deixar o seu arpão mais eficiente.
Meu favorito é esse que deixa o gancho pendurado no teto por mais tempo, dando um aspecto levemente mais estrategico a esse jogo que de outra forma é apenas reação e freneticidade. Os outros power ups envolvem você atirar mais rápido e mais eficiente, fuck yeah!
Infelizmente, não tem muito mais do que isso no jogo também. Cada bolha que você atinge se divide em duas menores e assim até virarem bolinhas pequenas, sobreviva em um bullet hell de bolas, elimine todas e passe de fase. Supostamente você viaja pelo mundo com cenários exóticos (que são imagens de fundo bem bonitas, verdade) e as fases tem plataformas diferentes, mas em 90% do tempo você vai apenas ficar no fundo da tela tentando sobreviver (frequentemente sem sucesso)
Você joga três fases em cada país (dia, entardecer e noite). Este é o cenário do Brasil, mostrando as cataratas do Iguaçu |
A versão de Arcade conta com modo dois jogadores que, inexplicavelmente não foi portada para o SNES. Sério, não pode ser tão dificil assim colocar mais um bonequinho na tela e isso teria feito toda diferença do mundo!
Então é isso, se você sempre quis saber como seria um puzzle feito ao estilo AMERICA FUCK YEAH! não tema, meu brobronico amigo porque eis aqui a resposta!