sábado, 1 de outubro de 2022

[#991][Out/96] PINOCCHIO

Em 1937, o diretor russo Sergei Eisenstein era um dos mais prestigiados do mundo graças ao seu clássico "Encouraçado Potemkin", premiado pela crítica por onde passou. E quando Sergei assistiu "Branca de Neve e os Sete Anões" da Disney, ele disse que foi o maior filme já feito. 

Isso porque logo na largada, logo no primeiro longa metragem em animação, ele sacou qual que era a parada - o sinal de um cara que entende pacaraí do riscado, se quer saber minha opinião. O que Sergei se ligou é que em uma animação o único limite que realmente existe é a imaginação do desenhista. Figurino, efeitos especiais, locações, traços fisicos dos personagens, maquiagem, todas essas coisas que limitam um filme, na animação é apenas outro dia no escritório. 


Por exemplo, digamos que um filme quisesse fazer cenas locadas em 8 cidades diferentes espalhadas em 5 continentes. Ou isso seria ridiculamente caro, mover a galera toda que faz um filme ao redor do globo, ou teria que ser feito em estúdio e aí tem um limite do quão bom dá pra ficar. Numa animação, entretanto, é literalmente o mesmo trabalho desenhar a cena em Nova York, Toquio ou Juazeiro do Norte. Como eu disse, a imaginação é o limite e esse é o pulo do gato das animações.

Por isso todo mundo estava prestando atenção no próximo filme animado da Disney... e de todas as animações que eles poderiam ter feito, definitivamente Pinocchio é uma das mais estranhas possíveis. Isso pq Pinnochio não é realmente uma história com começo, meio e fim e sim mais três histórias curtas que realmente não se conectam uma com a outra. Apenas o menino de madeira se mete em uma alhada e tão logo ele salva o seu bacon começa uma nova roubada vinda do nada.

Eu achei que já tinha visto muita coisa na vida, mas um longa metragem filler é algo que não acontece todo dia. Porém na época ninguém estava muito preocupado com isso devido ao fato que o filme é uma maravilha tecnica, elevando a animação a níveis nunca antes sequer imaginados serem possíveis. 

Na verdade esqueça isso, Pinocchio revolucionou o proprio cinema! Isso pq até 1940 o cinema era filmado como se fosse teatro: os personagens só existiam quando estavam dentro da tela. Não existia isso de uma cena em que o personagem está falando sem ser enfocado - porque isso não é possível no teatro, e os primeiros filmes ainda usavam as convenções teatrais

Essa cena de perseguição alternando entre a baleia e o Pinoquio pode parecer básica hoje, mas na época não era

Em "Pinóquio", entretanto a Disney ousou sair do quadro para adicionar dinamismo as cenas, como por exemplo, na sequência em que Pinóquio e seu pai são expulsos pelo espirro da baleia, depois puxados de volta e expulsos novamente. Não apenas isso seria impossivel ser filmado em live action com a tecnologia da época, como a tecnica narrativa passa a sensação palpável de que Monstro, a Baleia, está os perseguindo frenéticamente.

E isso é apenas um exemplo, existem vários truques tecnicos tentados aqui pela primeira vez. Tanto tecnico quanto na escolha de cenas, nesse filme a Disney realmente explorou coisas que não seriam possiveis em um live action - ao contrário do anterior, Branca de Neve é relativamente filmavel até. Mas ser engolido por uma baleia? Uma ilha parque-de-diversões que é destruída por crianças insandecidas? Seria um puta trampo do caralho filmar coisas assim, se é que seria sequer possível.

Então enquanto não é um filme muito interessante como filme - a trama central inexiste, o desenvolvimento de personagens menos ainda e todas as caracterizações são extremamente básicas (os personagens são estereotipados a um único adjetivo), mas as cenas são individualmente interessantes e, mais importante, completamente mind blowing para a época. Hoje parece apenas "whatever, eles tão inventando qualquer coisa conforme fazem", mas em 1940 era um razzle dazzle indescritível.


Porém, vamos ser honestos, estamos aqui mesmo é para falar das coisas pelas quais Pinocchio é mais lembrado, as coisas estranhos que pensamos a respeito desse filme hoje em dia. Você sabia, por exemplo, que a coisa do nariz do Pinocchio crescer quando ele mente acontece só uma vez em uma cena(que como tudo mais no filme, vem do nada e vai para lugar nenhum)? 

Do jeito que lembramos hoje parece que é um elemento chave da história, "o nariz do Pinocchio cresce quando ele mente", mas é apenas um gimmick irrelevante realmente.


A outra coisa que marca bastante nesse filme é que no segundo arco do filme a parada é que crianças são sequestradas para serem levadas a uma ilha onde eles podem tocar o terror - e quanto mais fdp eles forem, mais rápido que eles se transformam em burros que serão vendidos para trabalhar em minas de sal. Esse é o golpe aqui.

O que me chamou atenção é que desde que eu assisti esse filme eu sempre achei que esse golpe não é lucrativo. Quer dizer, vamos assumir que você tem uma ilha mágica que transforma crianças peraltas em burros por alguma razão, eu aceito isso. Mas as crianças trasheiam o lugar e vc tem que repor tudo para a próxima leva de crianças, não parece muito lucrativo, não?

Quer dizer, quanto pode valer um burro pra esse esquema valer a pena?


Então... na verdade, um burro de certa qualidade (ou seja, com resistencia pra trabalhar) custa entre 3mil a 6mil reais. Como esses burros são crianças e não animais, eles são mais inteligentes que a média - então vamos supor que você consiga vender ele.

No filme mostra que eles estão shippando um navio cheio de crianças. Não é um exagero chutar umas 2000 mil crianças, é uma estimativa conservadora. Então fazendo a matemática básica isso dá uns 12 MILHÕES DE REAIS POR CARREGAMENTO DE CRIANÇAS!

Mas aí você deve estar pensando "tá, grande merda, mas isso se perde repondo os danos no parque de diversões", que é o que eu pensava. Mas o que eu não sabia é que um parque de diversões é incrivelmente mais barato do que você poderia imaginar. Um carrossel custa entre 200 mil dolares a 1 milhão de dolares, o que no nosso caso dá entre 1 a 10 milhões de reais... só que isso é um carrossel NOVO. Reparar o carrossel danificado custa bem menos do que isso, vamos chutar uns 2 a 4 milhões de reais. 


A outra coisa que essa ilha tem é uma montanha-russa, que segundo pesquisa no google a média de preço é por volta de 8 milhões de dolares - algo por volta de 40 milhões de reais. A manutenção nesse caso é mais light, pq no filme as crianças não destroem a montanha-russa como destroem o carrossel

Então pra abrir esse projeto vc precisa de um capital de 50 milhões de reais, e todos os custos de manutenção considerados, você tira por volta de 5 milhões de reais por shipment de crianças-burro. Se você aplicar esse golpe uma vez por mês, em um ano você recuperou o capital investido e já tá no lucro! Trafico zooinfantil é um negócio lucrativo, huh?


Mas então você pode se perguntar existia tanta criança de rua assim para manter esse negócio sustentável... e a resposta é, terrivelmente, sim. O livro original do Pinocchio é do final do século 18, uma época em que guerras, medicina inexistente (a menos que você considere sangrias e sanguessugas como medicina), epidemias (tifoide, febre amarela e gripe eram ano sim e outro também) condições de trabalho desumana e má condições sanitárias das cidades faziam a morte ser algo bastante corriqueiro.

Pra vc ter uma ideia de quantos orfãos exisitam naquela época, no século 18 a população de Nova York era por volta de 500 mil pessoas e apenas de órfãos estimava-se 20 a 30 mil. Eram tantos, de fato, que o governo americano começou o projeto "Orphan Train Movement", em que trens apinhados de órfãos eram realocados para cidades do interior.

A teoria era que, se os órfãos e crianças sem-teto fossem removidos das péssimas condições em que viviam nas cidades grandes e se estabelecessem em um ambiente mais saudável, onde seriam criados por uma família gentil e trabalhadora, seriam mais felizes e, em última análise, suas vidas seria muito melhor. Também havia uma enorme necessidade de mão de obra nas regiões em desenvolvimento do Centro-Oeste americano, então teoricamente seria uma boa oportunidade para as crianças necessitadas serem adotadas por agricultores e proprietários de terras. A ideia era que as crianças seriam bem-vindas e consideradas como parte das famílias. 


Como você pode imaginar... hã, vamos dizer que a intenção foi boa, mas... você sabe como seres humanos são e como isso pode ter dado terrivelmente errado. É, eram tempos dificeis... mas seja como for, meu ponto aqui é que existiam pilhas e pilhas e pilhas de órfãos dando sopa - ou crianças com pais  vivos mas morando nas ruas por causa de todo tipo abuso, pq se hoje o negócio é hardpunk, imagina como era em 1900 - e o negócio de tráfico de crianças-burro totalmente não daria errado por falta de mão de obra, isso eu posso te garantir. 

Olhando exclusivamente do ponto de vista financeiro, seria um puta negócio, veja só você. Claro, poucas coisas podem realmente ser mais erradas do que trafico de crianças, mas que daria dinheiro, daria.


Existe ainda uma ultima coisa que eu gostaria de falar sobre Pinocchio, que é sobre o inevitavel remake em live action que saiu em 2022 direto no streaming (o que é o equivalente atual de "ser lançado direto em DVD"). Eu assistir esse filme e minha única reação foi... mano, pra que?


Como eu disse, Pinocchio não é um grande filme estruturlmente mas que em 1940 compensava por ser uma maravilha tecnica inovadora. Em 2022... ele apenas não é um grande filme estruturalmente. Na verdade é pior do que isso, pq a Disney conseguiu piorar um filme que já não era grande coisa.

A ideia central das três histórias que compõe o filme original é que Pinocchio tinha que aprender a ser honesto e altruísta. E como ele aprende isso? Fazendo o exato oposto. Então ele mente, ou é egoísta, ou faz merda just because para só então aprender que isso é errado.

Existem várias coisas terrivelmente ruins e erradas nesse remake, agora se o que está te incomodando é que a fada azul é negra... bem, aí é bem claro o que é que realmente te incomoda né seu bosta?

No remake live-action... esse ponto foi completamente sanitizado. Pinocchio não faz nada de errado realmente, ele apenas é ingenuo e está no lugar errado na hora errada, só isso. No filme original, Pinóquio DECIDE não ir a escola e ELE DECIDE ir com o João Honesto, que lhe faz promessas de fama e fortuna para se tornar ator. No remake, Pinóquio acaba indo para a escola, mas é expulso porque não é um menino de verdade. João Honesto então se aproxima dele e, aparentemente, sem outras opções de fazer algo legal para agradar o seu pai, Pinóquio o segue - se não dá pra ir pra escola, a segunda melhor coisa é ser rico e famoso, amirite?

Pinóquio nunca realmente nada de errado nessas cenas - o que mata justamente o ponto da história de que Pinóquio deveria aprender com seus erros.



No final do filme, Pinóquio é levado para a Ilha do Prazer. Em ambos os filmes, ele é levado contra sua vontade para a ilha, mas como ele age enquanto lá é muito diferente. No original, Pinóquio participa de toda a devassidão que a Pleasure Island tem a oferecer. Ele destrói prédios, fuma e bebe álcool - o que faz Pinóquio criar orelhas e um rabo como punição por suas ações antes de escapar da ilha.

No remake, Pinóquio mal participa do que a ilha tem a oferecer. A Disney higienizou a nova versão, substituindo o licor e o fumo por refrigerantes e doces. Depois de um gole de cerveja, Pinóquio decide que não está confortável com aquilo e para. Ele não quebra nada e se sente mal ao ver o vandalismo... e ainda sim ele cresce orelhas e uma cauda de burro. 


É estranho que Pinóquio seja punido por suas ações, pq ele tomou uma decisão consciente de não ser como as outras crianças e ainda sim é punido sem motivo real. No original, a mensagem é clara de que garotos maus que fumam, bebem e não vão à escola são punidos por isso e viram burros (literalmente, nesse caso). Mas no remake Pinóquio queria ir para a escola e ser um bom menino... mas ainda assim foi punido junto com os outros apenas pq "foda-se, ninguém liga, só coloca a mesma cena".


É uma falta de interesse no filme por parte dos seus produtores que não apenas grita sua total falta de interesse, como salta da tela e te dá um pescotapa pra mostrar o quanto ele não tá nem aí. Se tivesse só deixado uma mensagem na tela "tanto faz, não ligo" duranto uma hora e meia, o resultado seria basicamente o mesmo.

Ah bem, e falando em adaptações inuteis do Pinocchio... suponho que eu deva falar do jogo para Super Nintendo de 1996. Pinocchio para  o Super Nintendo foi desenvolvido pela Virgin Studios, e assim como vários jogos para Mega Drive (como DISNEY'S ALADDIN) os gráficos foram desenhados por artistas da Disney. O que significa que esse jogo é filhadaputamente bonito e bem animado, não é exagero dizer que é um dos jogos mais bem desenhados do console - é o mais próximo possível de um desenho animado como você poderia imaginar em jogo de Super Nintendo. 


De igual forma, a música de Pinóquio é basicamente composta por versões midi de músicas do filme, é muito básica mas também soa bem e realmente se encaixa no clima, há também clipes de voz e efeitos sonoros do filme.

Então nos aspectos tecnicos o jogo é tudo que você poderia esperar de um jogo da Disney lançado quase já em 97, o problema mesmo é na jogabilidade onde Pinóquio começa a cair um pouco. Basicamente é um jogo de plataforma. Dã, eu sou um Xerox Rolmes, eu sei.


Mas o que eu quero dizer é que você corre e pula e tenta não morrer... e é isso basicamente. Nada nos controles parece terrivelmente errado, mas também nada parece brilhante. É um jogo genérico como você poderia esperar, feito com o manual de jogos de plataforma embaixo do braço. 

O jogo seria fácil se não fosse por ele simplesmente não dar nenhuma ideia de onde você deveria ir. Isso me fez Grilo Falante e me colocou em uma plataforma no meio do nada sem explicação e depois de cair algumas vezes e me perguntando o que diabos eu estava fazendo eu decidi matar todo e qualquer inseto que voasse perto da minha plataforma com algumas lâmpadas acesas e isso acabou sendo a resposta, isso é o que ele queria que eu fizesse, ele queria que eu me tornasse o serial killer do críquete, obrigado pelo alerta sobre aquele jogo.


Então este jogo é basicamente um jogo bonito, mas sem graça. Eu acho que este jogo recebe um 5/10. Mais interessante do que esse jogo, na verdade, é entender pq caralhas lançaram um jogo do fucking Pinoquo para o Super Nintendo (que já estava com o pé na cova a essa altura) CINQUENTA E SEIS ANOS depois. 

O ditado diz "antes tarde do que nunca", mas nesse caso foi REALMENTE tarde. E se fosse um "nunca" ao invés de tarde... a humanidade sobreviveria, existem perdas piores.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 111 (Janeiro de 1997)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 034 (Janeiro de 1997)