domingo, 2 de outubro de 2022

[#992][Set/96] GENEI TOUGI: Shadow Struggle

Os jogos de luta no PS1 geralmente não são pensados como o lugar para procurar perolas escondidas. Tirando alguns poucos jogos iconicos como TEKKEN ou BATTLE ARENA TOSHINDEN (que é mais famoso por ser um dos primeiros jogos do que por ser particularmente incrível), a gigantesca maioria dos jogos de luta 3D do PS1 são coisas que raramente as pessoas se lembram. Tendo já jogado alguns desses jogos, como ADVANCED DUNGEONS & DRAGONS: Iron & Blood: Warriors of Ravenloft ou CRITICOM, não posso dizer que as culpo por isso.

Victor! Nada indica mais do que vamos ter um jogo daqueles do que abrir com o bom e velho engrish!

E no caso desse jogo em particular nem é culpa de ninguem mesmo, pq esse jogo nunca foi lançado fora do Japão. Shadow Struggle (também conhecido como Genei Tougi: Shadow Struggle) é o segundo jogo de luta desenvolvido pela Racjin depois de FAR EAST OF EDEN: Kabuki Klash.

Essa primeira incursão em jogos de luta não é nada para se escrever para casa a respeito, mas tinha uma mecanica de luta decente o suficiente, com efeito o que eu disse na época foi:

É uma pena que Racjin nunca tenha criado uma sequência para este título, porque com alguns ajustes no jogo e uma lista maior de personagens, Kabuki Klash poderia ter sido um clássico. Como está, este é um jogo de luta ligeiramente acima da média que quebrava um galho enquanto a máquina de Samurai Shodown estivesse ocupada.

Apesar desse aqui também ser um jogo de luta, eu não estava errado quando eu disse isso. O problema é que é o segundo jogo de luta da empresa não usa nenhuma experiencia já que a coisa foi toda mudada para uma engine 3D - ou seja eles começaram do começo em um forma bem mais tricky de programar (ou ao menos era na época).

Isso sendo dito... ele também não é exatamente um jogo 3D. Não totalmente. No fundo é um jogo 2D… com gráficos em 3D. Em nenhum momento o jogo faz nada tridimensional como ir para o fundo ou para frente da tela, é apenas um jogo de luta de duas dimensões implementado de forma tão superficial e inofensiva que é simplesmente chato pra caramba jogar. 

Começando o jogo, você seria perdoado por pensar que esse seria um jogo incrível porque tem abertura onde mostra um cara chegando para um torneio onde o prêmio é como um bajilhão de dólares ou algo assim e então você é informado de que o nome do torneio é POWER OF SOLID – EU NÃO ESTOU DE SACANAGEM COM VOCÊS.

Não, sério, alguém olhou para esse nome e pensou: “SIM, ESTE NOME É UM BAITA NOME”, e então muito mais gente aprovou essa ideia ir pra frente. Então essa é a história do torneio POWER OF SOLID... meu deus, não dá nem pra culpar a tradução pq o jogo só saiu em japones e os próprios japoneses escreveram isso.

Mas bem, pior do que a capacidade de ingles dos japas que fizeram esse jogo... é o jogo em si. A forma mais simples de resumir Shadow Struggles é que ele é uma uma bagunça confusa e desajeitada de um jogo de luta porque realmente não sabe o que quer ser - suponho que o Struggle do nome esteja adequado, nesse caso.

Tá, vamos ser justos, não tem nada inerentemente errado com esse jogo. E para ser mais honesto ainda, tem sim um jogo de luta decente o suficiente aqui. Apenas tem algumas coisinhas nesse jogo, como por exemplo, os controles são... incomuns. Tem um botão de soco e chute, bem como um botão "especial" para realizar golpes especiais (obviamente). Tem também um botão para ativar o modo hiper que você pode ativar quando sua barrinha na parte de baixo da tela encher. 

Ativar o modo hiper faz seu personagem brilhar e ele se move mais rápido, de modo que você pode metralhar os botões para ele bater como se estivesse doidão de cocaína. Então ao invés de bolar ataques super especiais para cada personagem, eles simplificaram nos dando esse "cracudo mode".


O que não é algo errado per se... se fosse melhor implementado. O problema é que ele não dura o suficiente e os ataques que você desfere não realmente causam mais dano do que qualquer outro combo. Sim, eles saem mais rápido, e defende-los é um pouco mais difícil, mas a recompensa real não é satisfatória o suficiente, ou muda a luta o suficiente para fazer valer a pena enquanto ataque super especial. Exceto quando o computador faz isso, aí ele mete uns combos pró-player como se você estivesse jogando online contra um coreano, então tem isso.

As arenas também são estranhas. Isso pq o jogo parece que acontece em um ringue do qual você pode derrubar o oponente para vencer por ring-out, como era comum nos jogos de luta 3D na época... exceto que isso é apenas cosmético. Parece que dá pra derrubar o adversário mas não dá, ao invés de cair ele apenas para devido a um campo de força invisivel. 

A única vez que você pode realmente cair é se você terminar a luta com um golpe na beirada. Eu acho que eles queriam tornar o ring-out em um tipo de fatality, mas ring-out é uma coisa tão comum em jogos de luta 3D que é estranho eles escolherem transformar isso em algo especial. Seria tipo vender soltar um hadouken ser vendido como o diferenciador do jogo. Ou talvez seja possível ter ring-out nas opções, mas a tela de options está em japonês - então eu vou dar o beneficio da dúvida ao jogo.

De qualquer forma, o maior problema com o jogo é que ele apenas não é divertido de jogar. Com tudo sendo tão mais ou menos, nada nele é realmente interessante. É apenas um jogo que você soca e chuta pq não tem nada particularmente diferente pra fazer. A real struggle desse jogo é que não tem nada remotamente interessante nele para vender esse jogo.

Mesmo seu elenco não é particularmente interessante, é apenas algo que você não lembraria mesmo que sua vida dependesse disso. Ah, Shadow Struggle... suas bases são okay, apenas se você tivesse algo remotamente interessante para fazer com isso! 

... mas então esse é um jogo feito pelos caras que acharam que era uma boa ideia nomear um campeonato como "POWER OF SOLID", eu estava preparado para bem pior que isso na real.

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 034 (Janeiro de 1997)