quarta-feira, 5 de outubro de 2022

[#995][Set/96] mr. BONES

mr. Bones (sim, o "mr" é minusuculo mesmo) é essencialmente uma mistura de THE INCREDIBLE CRASH DUMMIES com EARTHWORM JIM 2. Se isso fosse o Twitter eu poderia encerrar por aqui essa review, dizer quem é de beijo beija, quem é de briga capoeira e dar meu trabalho por encerrado. Mas como esse não é o caso, aqui nós vamos ao encontro do mais forte!

Então, mr. Bones é um dos jogos que tinha na locadora do meu bairro que tinha Saturn por 1 real a hora e eu joguei bastante ele na minha infancia. Joguei tanto, de fato que... eu só lembrava de uma única cena dele. Oh boy, isso não me parece um bom sinal...


Nossa história aqui é o mago maligno do mal que odeia o bem, DaGoulian, decide que ele quer dominar o mundo pq é isso que magos malignos do mal fazem. E como alguém vestido como cosplay do Bento Carneiro, o vampiro brasileiro vai dominar o mundo?

Erguendo seu próprio exército de mortos vivos, é claro. DaGoulian teve que andar para que o Lich King corresse. Mas tá, próxima pergunta: e como se ergue um exercito nefário de mortos-vivos das trevas?


Através do batidão nervoso, é claro! Como mais seria?


Entretanto, enquanto DaGoulian parece estar gostando até demais disso ( ͡° ͜ʖ ͡°) algo dá errado e um dos seus minions desperta com consciencia e até mesmo uma alma. Eca, que nojinho, espero que isso não seja contagioso!


Mostrando que enquanto pode ser um necromante profundamente competente, dado que a margem de erro de apenas um esqueleto com livre arbítrio em dezenas de milhares, por outro lado foco não é muito o seu forté. Assim, DaGoulian entra no modo Batidão Nervoso Plus e manda geral atrás do nosso senhor Ossos.

E quando eu digo que ele meteu o sebo nas canelas esqueléticas, é literalmente: a primeira fase é um running game pq CORREEEEEE BERGUEEEEEEEE!!!


mr Bones para Saturn é um jogo ... incomum, para dizer o mínimo. Isso pq a grande maioria dos níveis em mr. Bones são do tipo plataforma, mas o objetivo em cada fase muda bastante - não é apenas atravessar a fase para chegar a saída na direita. Adicione a isso que do nada o jogo mete no  meio alguns minigames de ritmo, jogos de memória, shooters, quebra-cabeças e similares. A quantidade de variedade no jogo é impressionante, quase não tem dois níveis iguais em mr. Bones. e essa é a parte que eu digo que o jogo lembra muito EARTHWORM JIM 2.

Aqui você pode estar fugindo de um esqueleto de tiranossauro em uma fase e contando piadas para uma plateia na próxima. Claro, isso guardadas as devidas proporções dado que esse jogo não é tão zany quanto as aventuras do Tiago Minhoca 2 (e nem acho que seria possível, o corpo humano só consegue usar drogas recreativas até certo ponto antes de uma overdose).



Ainda sim, em uma fase por exemplo morcegos roubam seus ossos e vc tem que ir pululando pela fase apenas como uma cabeça com coluna até reunir partes o suficiente para passar para a próxima fase. Detalhe que são partes especificas do corpo que vc precisa para passar de fase, tipo só um braço e uma perna, então se vc pegar partes demais vc tem que se desmembrar para ter só as partes corretas.

Em outra fase, por exemplo, você joga breakout com vc mesmo para reunir partes do seu corpo, para então jogar uma partida de breakout com esse novo corpo. Se sua reação ao ouvir essa descrição foi "mas oi?", então vc está começando a entender o quão fora da casinha esse jogo é.


Enfim, a ideia geral da coisa é que mr. Bones é um dos jogos de plataforma mais criativos que eu  já vi, e isso é algo que eu não digo levianamente. Um esforço honesto foi colocado nesse jogo, isso dá pra ver. 

Em adição a isso, a mecanica central do jogo é onde ele se inspirou em THE INCREDIBLE CRASH DUMMIES: quando você toma dano, perde partes do seu corpo e isso influencia no gameplay. Sem as pernas vc pode apenas pulular pela fase, sem uma das pernas vc não pode correr e sem os braços vc não pode atacar.


Espalhados por todo o jogo estão braços, pernas, quadris e costelas de substituição que o sr. Bones pode usar para se recompor. De quem são esses ossos que estamos usando são perguntas melhor não respondidas. A ideia é legal, e o seu único método de ataque é interessante: um raio de curto alcance que suga a vida dos inimigos e a adiciona à sua. Não parece muito, mas ele paralisa o alvo enquanto causa dano, de modo que ele impede os inimigos de vir pra cima de você o que torna os níveis de plataforma excepcionalmente jogaveis.

E como piece de resistance, mr. Bones tem uma das melhores trilhas sonoras dos videogames pegando bonito no Blues e no Rock'n Roll raíz. Papo sério:


Oh yeah, feel dat blues, man, feel dat blues...

Então, recapitulando, esse jogo tem level design altamente criativo, uma mecanica particularmente única (que só foi usada em um outro jogo e nem é tão popular assim) que casa com o tema, uma trilha sonora do caralho... esse jogo é uma obra prima, certo?

Então... infelizmente ele lembra Jim Minhoca 2 nisso também: todas suas boas (até mesmo ótimas) intenções esbarram no fato que o jogo em si não é tão bom assim em termos de jogabilidade. Videogames são complicados, não?



A movimentação de Bones é bem floaty, os controles demoram para responder, a hit detection é bem sloppy... jogabilisticamente o jogo lembra muito jogos ruins como WAYNE'S WORLD e definitivamente compromete a sua diversão. Toda estrutura do jogo e suas ideias são muito awesome, mas a execução delas não é particularmente divertida.

Infelizmente, o jogo tambem  não tem equilíbrio na dificuldade. Algumas fases são muito fáceis, enquanto outras são de atirar o controle  na parede. A primeira fase do jogo é frustrante o suficiente para fazer com que os jogadores desistam do sr. Bones para sempre. 


A variedade nas fases é awesome, mas o jogador tambem muitas vezes é jogado em situações novas, confusas e diretamente punitivas que quase garantem a morte instantânea. O que é ainda mais frustrante é que você só tem uma vida. Se você ficar sem energia e morrer - de novo, já que nosso herói sendo um esqueleto meio que já tem essa experiencia de novo - é Game Over.

E, após um tempo de loading agonizantemente longo, o sr. Bones volta à tela de título. Você pode recarregar qualquer nível que desbloqueou na tela de opções, mas sempre começa do começo da fase. E só de sacanagem, se vc apertar o botão start, como se costuma fazer depois de morrer inúmeras vezes, o jogo apenas inicia na primeira fase e ele apaga o save das fases que vc já tinha desbloqueado. 


São falhas como essas que, tal qual EARTHWORM JIM 2, impede que esse jogo alcance a grandeza que ele poderia ter comovideogame, apesar do seu level design inteligente e trilha sonora do caralho. Eu realmente acredito que com um pouco mais de polimento - um playtest mais longo, talvez - sr. Bones teria sido um dos grandes nomes dos videogames.

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 034 (Janeiro de 1997)     


Edição 035 (Fevereiro de 1997)