quarta-feira, 7 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 046] ROCKY RODENT (ou NITROPUNKS: MIGHTHEADS no Japão) [SNES, 1993][#515]



Bem vindos amigos da Ação Games, hoje apresentaremos mais um extasiante capitulo de "Vamos emplacar um mascote animal nos anos 90 custe o que custar because Sega!", nossa popular série também conhecida como VEUMANA90COQCBS!

Após inúmeras tentativas de diversas empresas, algumas brilhantes (como Rocket Knight Adventures) e outras fisicamente dolorosas (como Awesome Possum ... Kicks Doctor Machino's Butt, porque os anos 90 estavam em uma fase de gambás... eu acho?), a concorrente de hoje é a IREM, mais conhecida por não ser conhecida de ninguém.

Não que ela seja ruim, definitivamente a IREM tem alguns títulos decentes sob seu nome como Paaman: Enban Wo Torikaese (Super Dynamo) e Dinocity. Porém ela nunca foi além de apenas "decente", e certamente seus desenvolvedores acharam que o que faltava é um jogo de plataforma com um mascote cheio de atitude because deu certo com a Sega.

terça-feira, 6 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 059] BARNEY'S HIDE AND SEEK GAME (Mega Drive, 1994)[#514]


Quando uma série, filme ou o diabo que o seja quer parodiar programas infantis como produções bobonas feitas de qualquer jeito com coisas coloridas porque crianças pré-escolares não tem inteligencia, em 99,97% das vezes eles fazem uma paródia de "Barney e Seus Amigos" ao ponto que eu conhecia sobre essa série decadas antes dela estrear no Brasil. 

Paródia do "Dinossauro Blarney", em Família Dinossauros

Então, o dinossauro roxo é realmente uma tentativa genérica e inofensiva de tirar dinheiro de crianças com o menor esforço possível? 

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 045] MARIO & WARIO (SNES, 1993) [#513]




Todo mundo sabe que Van Goch foi um dos maiores pintores de todos os tempos, porém menos gente sabe que ele nunca foi reconhecido em vida pelo seu trabalho - com efeito, ele vendeu apenas um quadro durante sua vida. De igual forma, H. P. Lovecraft também jamais gozou do sinonimo de paragon da literatura que ele é hoje (muito talvez porque ele era um babaca de marca maior, mas isso é outra discussão). Meu ponto aqui é que alguns homens nascem para ser postumos, como dizia Frederico.

Eu digo isso porque algum dia em 2130 quando as gerações futuras estiverem estudando estrutura e história dos videogames, minha genialidade será reconhecida. Não posso fazer nada se eu sou uma mente muito a frente do meu tempo - e minha falta de reconhecimento não tem nada haver com eu sugerir um tempo incerto ("porque algum dia") logo em seguida de dar uma data exata ("em 2130"). Claro que não.

domingo, 4 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 059] GOOFY'S HYSTERICAL HISTORICAL TOUR (Mega Drive, 1994) [#512]




Eu vou ser bem sincero com vocês: hoje não tem sido um dia bom. Eu estou com dor de barriga, meu time está marchando vigorosamente rumo a segunda divisão e eu terminei de Persona 4 e Avatar: A Lenda de Aang no mesmo mês - é muita saudade para um coração só. Então eu devo admitir que meu humor atual influencie na minha tradicional e conhecida imparcialidade cética.

Mas vamos lá, vamos ser profissionais apesar de tudo. Ética e integridade no gamejournalism, isto é o que me define. Então nossa história começa...

sábado, 3 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 045] PLOK (SNES, 1993) [#511]




Sabe, eu não tinha pensado nisso até agora mas desenhar um personagem de videogame dos anos 90 é bastante parecido com ser um wrestler. Imagino que você também não tenha pensado nisso, BTW. Porque pensa só: você não tem grandes dialogos, ou sequer monologos, e as vezes raramente tem falas (com efeito, o Mario só viria a falar daqui a três anos onde estamos hoje na Ação Games, em Super Mario 64 de 1996).

Então o que você tem para conquistar o público? Seu carisma, basicamente. E isso é uma coisa muito difícil de quantificar, de explicar, embora seja muito fácil de reconhecer. Ou você tem, ou não. Quando você vê um Bubsy ou um Awesome Possum da vida, por exemplo, você sabe que quer espanca-los com um pau de virar tripa embora talvez não saiba dizer exatamente o porque. Você apenas sabe que quer (no caso desses dois que eu citei, que PRECISA).

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 059] MANSION OF HIDDEN SOULS (Sega CD, 1994)[#510]


Uma coisa que não tem como não dissociar de qualquer jogo do Sega CD é sempre falar como a Sega não fazia a MAIS REMOTA ideia do que fazer com o espaço extra que o CD proporcionava ... nem dos preços mais baratos de produção de um CD comparado com um cartucho que nunca foram repassados no produto final... ou de títulos exclusivos que justificassem um acessório que custa o dobro do aparelho original e que por algum motivo precisa da sua própria tomada... uau, a Sega não fazia ideia MESMO do que estava fazendo a vida, né?

Mas a boa notícia é que a partir da metade de 1993 (um ano e pouco após lançar a porcaria do acessório), eles meio que começaram a pegar o espirito da coisa lançando jogos exclusivos do Sega CD que não teriam como possívelmente rodar no Mega Drive normal (ao invés de apenas o mesmo jogo com uma cutscene de abertura). Essa empreitada começou com toda comoção que NIGHT TRAP  causou... não necessariamente pelas razões certas, mas né?

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 044] MCDONALD'S TREASURE LAND ADVENTURE (Mega Drive, 1993)[#509]




Tem sido uma semana dificil, eu não vou mentir para vocês. Eu acabei de jogar um dos piores jogos de todos os tempos, um jogo tão ruim que faria Jordan Mechner ter pesadelos por anos a fio. Em outras palavras eu joguei AWESOME POSSUM... Kicks Dr. Machino's Butt. Que Aqua-sama tenha piedade da minha alma.  

E folheando a Ação Games, qual o próximo jogo que eu encontro? Uma propaganda safada do McDonnalds em forma de jogo de plataforma. Pelo sangue de mil lolis, qual a chance disso acabar bem? Como se as memórias de MICK & MACK as Global Gladiators  (o jogo licenciado anterior do McDonnalds anterior) já não fossem o suficiente.

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 059] THE FLINTSTONES: The Treasure of Sierra Madrock (SNES, 1994) [#508]



Mesmo em 1994, os Flintstones dificilmente poderiam ser considerados uma licença da moda que todas as crianças clamavam para ter um videogame baseado, mas pelo menos provavelmente as crianças sabiam quem os Flintstones eram. 

Isso sendo dito, quantos dos jogadores dentre o público-alvo iriam pegar a referência do Tesouro de Sierra Madre do subtítulo? Pessoalmente, eu teria escolhido "Por quem as Rochas Dobram" ou a "The Boulder Identity". Se bem que a Identidade Bourne ainda não existia na época, mas eu ainda mantenho meu trocadilho.

terça-feira, 29 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 044] AWESOME POSSUM... Kicks Dr. Machino's Butt (Mega Drive, 1993)[#507]




Sabe, um dos conceitos ocidentais que eu acho mais fascinantes é o inferno. Quer dizer, um lugar especialmente criado para te torturar, sofrer e desejar sua própria morte - que jamais virá - até o fim da eternidade? Uau, você tem que ser um tipo particularmente cruel de doente para adorar uma entidade que criou um lugar assim, mas esse não é o ponto aqui.

O ponto aqui é que as possibilidades criativas que isso abre são realmente impressionantes. Pensa só, de quantas formas você pode realmente destruir a sanidade e a essencia de uma pessoa tendo toda eternidade para isso? Muitas, eu te digo. Infinitas, na verdade.

Entretanto as pessoas só se focam na coisa básica da chama, enxofre e tal tal tal. Quer dizer, não me entendam errado, eu já me queimei algumas vezes e entendo como isso é horrível, claro, mas é que dá pra ir além. O inferno pode ser muito, muito pior do que isso.

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 054] SONIC 3 (Mega Drive, 1994)[#506]

 Nossa história de hoje começa em uma tarde tempestuosa, em que os céus escuros pranteiam lágrimas prateadas. Os céus choram por um inimigo caído. Produção, música adequeda por favor:


Como todos sabemos, hoje a Sega dos anos 90 está morta. Ela sobrevive ainda como desenvolvedora/produtora de jogos, porque enquanto houver crueldade no coração dos seres humanos a Ark Sega continuará existindo - como por exemplo impedir que a gente namore o Kanji ou o Yusuke em Persona, eles vivem destas pequenas maldades nos dias de hoje. Mas de modo geral hoje a Sega é uma nota de rodapé no cenário de videogames, nada perto do que ela já foi um dia de grande player do cenário.

Mas como essa queda da graça aconteceu? Como a Sega passou de segunda opção dos videogames a "hmm, esses caras existem ainda, né?"? Pois essa é a história de hoje.