domingo, 4 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 059] GOOFY'S HYSTERICAL HISTORICAL TOUR (Mega Drive, 1994) [#512]




Eu vou ser bem sincero com vocês: hoje não tem sido um dia bom. Eu estou com dor de barriga, meu time está marchando vigorosamente rumo a segunda divisão e eu terminei de Persona 4 e Avatar: A Lenda de Aang no mesmo mês - é muita saudade para um coração só. Então eu devo admitir que meu humor atual influencie na minha tradicional e conhecida imparcialidade cética.

Mas vamos lá, vamos ser profissionais apesar de tudo. Ética e integridade no gamejournalism, isto é o que me define. Então nossa história começa...


Foda-se, ninguém se importa. Se você REALMENTE precisa saber, alguma coisa alguma coisa viagem no tempo para recuperar itens do museu porque azar. Enfim, para surpresa de zero pessoas e a mãe delas, Pateta é outro jogo de plataforma! E que começa em de floresta, oh estou chocado! Um jogo de um personagem da Disney em um console da Sega que começa em uma fase de floresta? Da onde eles possivelmente tiraram tão criativa ideia?


Quanta criatividade, não sei se aguento o overload sensorial... mas enfim, quanto a jogabilidade, no passeio pela história histérica do Pateta, você joga como Pateta (dã), passando por fases em épocas históricas. Você usa uma mão extensível para acertar os inimigos, acertar blocos e usar blocos para se balançar sobre os buracos. Esse é o gimmick desse jogo e nada mais.


Além de socar com sua mão extensível você pode pular sobre os inimigos, mas honestamente não vale o trabalho. Começa que o Pateta tem uma barra de vida de cinco hits e quando é atingido fica invencível por alguns segundos, como a maioria dos jogadores de plataforma. Ok, sem problemas até aqui.

O problema aqui é que os inimigos são projetados exatamente da mesma maneira. Você precisa acertá-los cinco vezes antes, e eles ficam invencíveis por alguns segundos após um acerto. Portanto, leva uma eternidade para matar um inimigos, cinquenta e quatro eternidades e meia para derrotar um grupo de inimigos. Então esse é um daqueles jogos que você usa a habilidade de pular na cabeça deles só pra desviar dos inimigos, você não ganha nada parando e lutando mesmo.

A segunda coisa errada é a maneira como a mão extensível funciona, ela é horrível de controlar. Isso porque por padrão você aperta o botão e ela sai na diagonal, mas se você estiver apertando para um lado no controle então ela sai para esse lado.


Agora você pode se perguntar o que acontece quando você precisa pular e usar a mão para se pendurar. Ora, super simples: você pula, aperta para frente para avançar no ar, então ainda no ar antes de cair para de apertar para frente e aperte o botão de usar a luva. Mas se você errar o timing de 0,1s e apertar o botão da luva enquanto está indo para frente ele vai disparar na direção errada e você vai cair.

Super simples, né?


AVAPAPUTAQUEOPAREO ABSOLUTE ENTERTAINMENT!

Mas não é possível que não tenha UM mas UM único miseravel desgraçado que não toma banho que não tenha jogado um videogame uma única vez na vida para ver que isso não funciona! E eles fazem ainda toda a porcaria da desgraça da merda do jogo baseado nisso! Esse jogo é basicamente pular sem ver pra onde está indo e então se agarrar nesses bloquinhso retardados, é isso o jogo, deu, fim! O jogo devia se chamar o Salto de Fé Histérico do Pateta porque vão se foderem seus cancromolicos!


E a pior parte é que, se você morrer em qualquer ponto da fase tem que recomeçar do início. Não existem checkpoints ou algo parecido E os níveis são longos. Uau, que ideia genio, vamos fazer um jogo que precise fazer uns 100 saltos precisos por fase, sem o jogador ver na tela pra onde ele tem que ir com controles que é super fácil eles não te obedecerem! 

E agora vamos repetir isso por quase duas horas ininterruptamente!

MA PORCA MISERIA quem o pateta que projetou esse jogo?

Pra não dizer que eu não falei nada de bom do jogo, ele reproduz fielmente o grito do Pateta que é uma das coisas mais engraçadas já gravadas na história da raça humana. YAAAAAAAAAHOOHOOHOOHOOEEEE!

... espera, o que? É... é isso! É genial! Veja, esse não é apenas um jogo do Pateta em que você joga como o Pateta, qualquer um pode fazer isso! Não! Esse é um jogo do Pateta que foi feito pelo próprio Pateta! É a única explicação possível! Uau, fale-me sobre imersão meta! Genio, arte, mortal kombat!

Eu realmente tenho que elogiar o comprometimento dos criadores desse jogo, poucas pessoas comprometeriam a notoriedade, vendas e reviews do jogo em nome da integridade artistica. A experiencia full Pateta rendeu um jogo bizonho que ninguém gostou e que ninguém lembra hoje em dia, mas esse é o preço pago pela verdadeira arte!


PREVIEW NA EDIÇÃO 038


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 002