quinta-feira, 1 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 044] MCDONALD'S TREASURE LAND ADVENTURE (Mega Drive, 1993)[#509]




Tem sido uma semana dificil, eu não vou mentir para vocês. Eu acabei de jogar um dos piores jogos de todos os tempos, um jogo tão ruim que faria Jordan Mechner ter pesadelos por anos a fio. Em outras palavras eu joguei AWESOME POSSUM... Kicks Dr. Machino's Butt. Que Aqua-sama tenha piedade da minha alma.  

E folheando a Ação Games, qual o próximo jogo que eu encontro? Uma propaganda safada do McDonnalds em forma de jogo de plataforma. Pelo sangue de mil lolis, qual a chance disso acabar bem? Como se as memórias de MICK & MACK as Global Gladiators  (o jogo licenciado anterior do McDonnalds anterior) já não fossem o suficiente.

A capa japonesa do jogo que de alguma forma é mais perturbadora que o original. Obrigado pelos pesadelos Japão, e eu achando que vocês tinham se contentado em Eromanga Sensei para isso
Honestamente a única coisa que me dá forças é que eu comi biscoitinhos com leite quente, como eu queria desde que joguei YOSHI'S COOKIE. É tudo que mantém minha psique fragilizada, na verdade. 

Mas já que tá no inferno, abraça o capeta. Ou seja, é hora de colocar um sorriso no rosto e um nível perigosamente alto de colesterol nas artérias! É hora de caçar tesouros e usar antigos poderes mágicos! É sua chance de jogar como o palhaço mais famoso do mundo! Não, não é o jogo não licenciado do Joaquim Phoenix - está na hora de assumir o papel do pesadelo de bacon Ronald McDonald no jogo de 1993 para Megadrive, McDonald's Treasure Land Adventure.


Nossa, parece muito ruim. Não bastava ser um jogo de plataforma licenciado baseado em uma franquia de fast-food, ainda tem esse nome genérico da porra. Mas nem tudo está perdido, um vislumbre de esperança se liberta da escuridão gerada pelo palhaço pois esse jogo não foi desenvolvido pelos vendedores habituais de lixos licenciados. Não é um jogo da Ocean Software, da Titus ou da LJN. Talvez seja só a magia dos biscoitos com leite quente falando por mim, mas começo a ter um pouco de esperança.

É claro que Ronald precisa de motivação para toda essa coisa de plataformas e, para surpresa de absolutamente ninguém, sua motivação é a ganância.


Curioso, ele examina atentamente o papel e deduz que se trata de um mapa do tesouro. O fato de estar escrito "TREASURE M" no papel pode ter alguma coisa haver com isso, mas eu não posso provar.


Toda vez que eu encontro um papel na floresta, acaba sendo pornografia usada. Mas verdade eja dita que eu não ando na Floresta Mágica e, aparentemente, fragmentos de mapas do tesouro são mais mágicos do que cópias encharcadas de Homem Macho. Embora garotos de 13 anos discordariam disso, mas divago. O ponto é que é uma maneira boa o suficiente para começar uma aventura, suponho.


O enredo desse jogo do McDonald's é simplesmente acumular riqueza material. Não tem idéias moralistas sobre celebrar o poder da amizade ou proteger o meio ambiente - Ronald quer bufunfa no seu bolso, talvez até encontrar tesouros suficientes para comprar sua liberdade do McDonald's Corp. e passar a aposentadoria fazendo o que mais gosta: seqüestrar crianças e enviá-las de volta aos pais, pedaço por pedaço. Bem, ele ainda é um palhaço, afinal.



Bem, aqui estamos na Floresta Mágica, e honestamente eu esperava bem pior. Os gráficos são limpos e nítidos, com um estilo artístico interessante - parecendo algum ponto entre Gunstar Heroes e Sonic the Hedgehog. Parece, em suma, alguém que sabia o que estava fazendo. Ok talvez isso possa realmente dar certo.

A jogabilidade é instantaneamente familiar para qualquer um que já jogou um videogame de 16 bits na vida: você deve atravessar a fase da esquerda para direita pulando de plataforma em plataforma, evitando os vários inimigos, espalhando a mensagem de alimentos baratos e convenientes para todos que cruzam seu caminho e eliminando cruelmente aqueles que não escutam.


Felizmente, os desenvolvedores da Treasure leram meu texto sobre Rocket Knight Adventures trinta anos antes dele ser escrito, e cobriram o básico do que um jogo de plataforma tem que ter. o que quer dizer que esse jogo tem um gimmick único que o diferencia de outros jogos de plataforma.

Ele pode fazer um truque de mágica que faz brotar lenços da sua manga que ele usa para se pendurar em plataformas. Por algum motivo o jogo chama isso de "cachecol" no menu de opções do jogo, mas é claramente uma série de lenços amarrados juntos. É esse tipo de enganação que prova que você nunca deve confiar em mascotes corporativos sorridentes, especialmente quando todas as evidências apontam para uma mistura perturbadora de palhaço, mágico infantil e ícone de propaganda de vários milhões de dólares.


Para derrotar seus inimigos, isso feito pelos raios mágicos que Ronald pode disparar de seus dedos. O domínio de Ronald sobre a arte negra da feitiçaria era um aspecto de seu personagem que devo admitir ter esquecido quando criança, embora ninguém pode realmente negar a relação entre o McDonald's e poderes arcanos. 

Ainda sim seria mais ético ter fotos dele sacrificando uma cabra nas caixas do Mclanche Feliz, apenas para que fiquemos totalmente informados sobre o tipo de homem que estamos permitindo divertir nossos filhos.

Por algum motivo que eu não entendo realmente, a versão europeia desse jogo é mais dificil do que a americana. Na versão gringa uma rajada de sua magia fastfood mata a maioria dos inimigos, enquanto na europeia são necessárias duas a três rajadas - embora seu ataque possa ser upgradeado pegando itens.


Durante a fase tem essas coisas que até a metade do jogo eu achei que eram checkpoints (o jogo não é muito dificil, então você não morre tanto assim), mas só mais pro final eu descobri que são lojinhas onde você usa os pontos para comprar energia, power-ups, vidas e continues.

Espera, um jogo de plataforma onde os pontos realmente servem para alguma coisa? Uau, eu quase já estou promovendo esse jogo de "mediano" para "bonzinho"!

Ei, é uma loja, administrada por ... eu mesmo. Cara, eu deveria saber a essa altura que Ronald McDonald nunca dá nada de graça, nem para si mesmo.
Outra mecanica que diferencia um pouco esse jogo é que você encontra os personagens da Turma do Ronald Mcdonnald e eles te pedem para você doar jóias (seus marcadores de energia) em troca de dar alguma coisa.

Sabe, isso pode parecer uma cena bastante simples, mas ela tem algumas implicações perturbadoras, quando você pensa sobre isso. As jóias que seus amigos pedem medem a vida de Ronald e quando ele fica sem jóias, ele morre. O Hamburglar está exigindo que você pague a ele sua essência de vida, em troca de uma dica sobre como derrotar o chefe. 


Eu estava brincando com a coisa de "O McDonald's está alinhado com as forças das trevas além da compreensão do homem", mas é difícil ignorar o fato de que essa mascote supostamente family-friendly está drenando minha vida como um tipo de pagamento por seu conhecimento arcano. Pesado, não?

O conselho que o Hamburglar te dá é que o chefe só pode ser ferido se você deixar ele comer parte da sua energia... cara, esse jogo está ficando bem estranho, mesmo para os padrões de uma empresa maligna sem alma como o Mcdonnalds...


Quando o chefe vomita esse molho de tomate, você tem que entrar debaixo e deixar ele roubar uma das suas energias. Enquanto ele mastiga suas jóias de HP, ele pode ser ferido. Felizmente o chefe spawna vários minions que dropam energia para repor isso, então não é injusto realmente, apenas é estranho... muito estranho.

E essa é a grande coisa a respeito desse jogo, ele é um jogo de plataforma absolutamente mediano porém que se torna interessante devido ao quão aleatório ele pode ser. Por exemplo, nessa fase você tem que atravessar um trem em que todos os outros palhaços tentam te impedir de faze-lo...


... mas o que esses palhaços estão tão determinados em impedir Ronald de atingir? O que tem no fim do trem que vale submeter suas vidas ao jugo da magia negra do Palhaço Rei das Calorias?


Cara, porque Ronald Mcdonnald passa mais de dez segundos pisando na cabeça de bailarinas que se movem tão rápido quanto um trem em movimento conforme toca uma versão de Mega Drive do Lago dos Cisnes ao fundo?

Quer dizer, o que diabos exatamente está acontecendo aqui? Esse jogo é tão aleatório e está envolvido com uma marca tão sinistra que eu tenho certeza que existe uma mensagem demoniaca a ser ouvida se você jogar esse jogo de trás para frente.

É a única explicação.


Na próxima fase, você tenta subir um prédio enquanto sumotoris distorcem o continuo espaço-tempo com pisões, porque isso é algo que sumotoris fazem... eu acho?


Sério, não pode ser só eu que acho isso. Quer dizer, olha o que é o chefe dessa mesma fase:


Não tenho ideia do que esse chefe deveria ser. Parece uma larva grande com alças saindo de cada extremidade, braços alongados e o capacete verde de futebol americano colada no meio. Ah, e o capacete está usando um ... eu sei lá o que é isso na cabeça dele. Tenho certeza de que não é o que os desenvolvedores tinham em mente, mas com esse visual é muito difícil argumentar que essa não é uma larva de capacete com braços esticados.

Você luta com ele como o último chefe - deixe-o drenar sua vida e acerte ele enquanto ele mastiga seus deliciosos cristais de energia. Esse jogo realmente é muito, MUITO estranho.



A próxima fase é o "Mar Mágico"! Sério? Mar Mágico? Depois da "Floresta Mágica" e da "Cidade Mágica"? Se você continuar chamando tudo de "mágico", isso desvaloriza a palavra. Você é assim em todo lugar que vai, Ronald? "Aqui está uma janela mágica, um banheiro mágico e um beliche mágico que eu costumava compartilhar com meu companheiro de cela mágico, Harry Mágico, antes de esfaqueá-lo com uma escova de dentes mágica afiada."

Você já deve saber o que esperar a essa altura: plataforma com alguma bizarrice interessante. Por exemplo, na imagem mostrada acima, você precisa lidar com as grandes ondas que se espalham pela tela de vez em quando. Pouco antes disso, tem uma parte em que Ronald viaja em pequenos barcos a remos que são cortados ao meio por serras submarinas e afundando lentamente. 

Bizarrices a parte, MTLA tem equilíbrio entre três elementos muito importantes para um jogo de plataforma: controles rígidos responsivos, boa detecção de acertos, e ocasionalmente reviravoltas interessantes no modelo de jogo de plataforma que aparece com regularidade satisfatória, além da atenção a pequenos detalhes que destacam a o trabalho e os cuidados que entraram no jogo - coisas como as plataformas de nuvem fazendo careta sob o peso de Ronald quando ele pula sobre elas.


E, em uma reviravolta chocante de eventos, o chefe da fase é ninguém menos que Angelina Jolie vestida de pirata. Eu não sabia que ela tinha sido garota propaganda do Mcdonnalds em 1993, cada coisa que você aprende com os videogames, não?

Enfim, derrotando esse último chefe Ronald consegue a última parte do mapa e finalmente pode ter o seu tesouro. Ou será que pode?


Sabe, eu não sou exatamente um mestre em exploração de tesouros, mas eu realmente desconfio que o tesouro estar "em uma lua" costuma ser um grande empecílio. Pior ainda que ele não está nem na nossa Lua, ele está em alguma lua no universo. Dificil sair dessa, heim Ronaldão?

Super easy, barely an inconvenience!
Mas bem, vamos entrar no foguete desse cara que obviamente é um cientista profissional e não um pedófilo que tem uma van repleta de doces no portaluvas. O que possivelmente poderia dar errado?


Eu meio que esperava isso. A missão de Ronald mudou de encontrar tesouro para sobrevivência básica, e você precisa encontrar uma maneira de reparar o navio antes que a Birdie comece a parecer uma opção viável para repopular a espécie na Lua. Não que a internet não tenha pensado nisso, tenho certeza. Enfim, é hora da última fase: a Lua Mágica!

Boa sorte ao tentar encontrar peças para uma nave espacial úteis na Lua. Além disso, isso nã é mais uma nave, é apenas o maior pedaço de entulho que esse satélite já viu. Mesmo que eles encontrassem Doc Brown, O Doctor e o Tony Stark acampados nas proximidades, juntos, eles ainda não seriam capazes de tirar esse desastre do chão novamente. Não que isso que impedirá Ronaldo Mcdonnaldo.


Aqui estou eu, o mascote palhaço de uma cadeia de fast-food, subindo nesta misteriosa base lunar agarrando gatos flutuantes pelas alças com o meu cachecol mágico, evitando as mãos sinistras embutidas no teto. Ok, acho que Ronald estava certo e eu errado. Tinha algo para encontrar na lua. E é estranho pra caralho.


Ei, eles tiraram esses blocos móveis da Chemical Plant de Sonic the Hedgehog. De repente, toda essa estranha base secreta da lua faz sentido. O Dr. Robotnik deve ter construído ela. Não tenho duvida que ele aceitará ajudar em troca de refil de refrigerante.

Esta é a quarta luta de chefes adequada no jogo (eu acho), e até agora é o mesmo acordo que os outros. Preciso colocar uma gema de saúde em sua boca aberta e depois bater nele enquanto ele está comendo.


A batalha com o último chefe é igual as outras: ofereça sua essencia vital, e ataque enquanto ele mastiga sua joia. O problema é que você tem que usar as portas para "se teleportar" e só consegue dar um hit de cada vez. Ou seja, essa luta leva quase uns 15 minutos...

Infelizmente, não são quinze minutos divertidos - as outras lutas de chefe são mais interessantes, talvez porque esse não parece feito de uma combinação de drogas e pesadelos. Você passa a maior parte da luta esperando as portas se alinharem corretamente ou o chefe não ficar parado do lado de fora da única porta pela qual você poderia sair. Porém, não é exatamente difícil, e com um pouco de paciência você será capaz de derrotar o oponente final.


Porra, Ronald parece que ele é um vilão de Jojo se gabando do seu inimigo caído. Bem, isso vai ensiná-lo a ... não tentar se defender em sua própria casa! É, não fique no caminho da Mcdonnald!

Espancado e intimidado, o outrora orgulhoso líder do Povo da Lua se ajoelha diante de seu novo mestre palhaço corporativo.


Seu bastardo mentiroso! Você queria tanto o tesouro que espancou pessoas, sequestrou um trem, pisou na cabeça de bailarinas, trocou partes de sua alma e voou uma nave espacial para a lua! O jogo inteiro foi uma grande caça ao tesouro. Está até no título!

Bem, Ronald e seus amigos voltam para casa, o Povo da Lua resta reconstruir sua civilização destruída e tudo está bem quando acaba bem.
Fim.



É, eu joguei alguns jogos realmente ruins dos quais nunca tinha ouvido falar até aqui, e o Treasure Land Adventure do McDonald's poderia facilmente ter sido um deles. Uma propaganda de fast-food em algo tão facilmente genérico quanto um jogo de plataformas?

Mas esse é um jogo sólido. Em termos de apresentação, é difícil criticar o MTLA - os gráficos são bonitos. Eu não acho que exista uma cor na paleta do Megadrive que não seja usada em algum momento, e os gráficos são combinados com uma música não sofrivel - o que para o Mega Drive já é grande coisa.

Quanto à jogabilidade, é mais do que jogavel. Tem um ritmo bom, sempre tem algo novo acontecendo e os estágios variam, sem nunca cair em clichês como "mundo do gelo" ou "mundo do fogo". Tudo funciona da maneira que deveria e isso é mais do que eu esperava.

Não é uma gema oculta do Mega Drive - tem saltos de fé demais para o meu gosto e, no geral, é bastante curto - mas certamente não é ruim.


 Oh Ronald, tudo que você diz parece uma ameaça!