terça-feira, 6 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 059] BARNEY'S HIDE AND SEEK GAME (Mega Drive, 1994)[#514]


Quando uma série, filme ou o diabo que o seja quer parodiar programas infantis como produções bobonas feitas de qualquer jeito com coisas coloridas porque crianças pré-escolares não tem inteligencia, em 99,97% das vezes eles fazem uma paródia de "Barney e Seus Amigos" ao ponto que eu conhecia sobre essa série decadas antes dela estrear no Brasil. 

Paródia do "Dinossauro Blarney", em Família Dinossauros

Então, o dinossauro roxo é realmente uma tentativa genérica e inofensiva de tirar dinheiro de crianças com o menor esforço possível? 

Bem, a resposta para isso é... eu não faço a menor ideia. Se tem algo que eu não tenho o menor interesse é em crianças, e muito menos o que funciona ou deixa de funcionar para um publico de 1 a 5 anos. O que eu sei é que "Barney e seus Amigos" ficou no ar por 17 anos, então alguma coisa certa eles devem ter feito... eu acho.

Ai gente o Barney me pegou, acabou pra mim é o fim

O que eu sei é que eu pesquisei a respeito dessa série e não achei nenhuma história particularmente interessante sobre ela para contar aqui. Barney é basicamente o que você pode imaginar que ele seja: alguém teve ideia para um programa infantil seguro e educativo para crianças, um executivo achou que ia dar certo ... e deu. O programa passou na TV em mais 180 países, vendeu mais de 100 milhões de fitas de VHS, o pacote completo.

O programa também é basicamente o que você pode esperar de um programa infantil: músicas, noções escolares básicas (tipo quais são os números e as letras), como ser educado com os amiguinhos e muitas músicas bem, bem simples.


Barney se tornou particularmente popular justamente porque foi o primeiro programa dedicado exclusivamente a crianças em idade pré-escolar. Naquela época as opções de programas para crianças eram poucas, não havia muito além de Vila Sesamo e o programa do Mr. Rogers, e ainda sim esses tinham um publico infantil mais amplo em mente.

Depois disso e do sucesso monstruoso de Barney atendendo uma demanda que os pais tinham vieram outros programas como Teletubbies e qualquer coisa que passa no Discovery Kids.


... bem, quase qualquer coisa que passa no Discovery Kids.
Seja como for, o sucesso crescente de Barney levou ao inevitavel jogo para videogame de 16 bits dos anos 90 de "Barney e Seus Amigos"... mas como você faz um jogo de um programa para crianças de 1 a 5 anos?

Obviamente que a resposta padrão da época era fazer um jogo de plataforma genérico usando a imagem dos personagens... mas essa seria realmente a melhor escolha aqui? A Realtime Associates achou que faria pouco sentido fazer um jogo baseado em um programa para crianças pequenas que o público alvo não conseguiria jogar...

Pela minha magia Barnica, eu te comando a trabalhos forçados de recolher o lixo, ó racoon!

... no que eles estavam absolutamente certos! Eu sei que parece uma coisa obvia colocando assim, mas eu me acostumei a ver uma quantidade sem fim de jogos que são baseados em produtos licenciados que ignoram o publico alvo do produto original.

Porém esse jogo do Barney não faz isso, ele é um jogo baseado em um produto para crianças que foi feito para crianças que eram pequenas demais até mesmo para jogar um jogo de plataforma bastante simples!

Mas então que tipo de jogo Barney é?

Agora eu quero saber o que eles colocam nesse balão pra levantar um homem adulto vestido de dinossauro 

Hmm, "jogo" talvez seja uma palavra forte para usar aqui. Quer dizer, definitivamente existe um objetivo e existe um final com créditos e tal, mas o jogo é muito mais um brinquedo do que um videogame como imaginamos a palavra. Sabe aqueles brinquedinhos que tem várias coisas que fazem barulhinhos ou luzinhas?


Então, esse jogo é basicamente uma versão em Mega Drive disso. Seu "objetivo" na fase é encontrar todos os amigos de Barney brincando de esconde-esconde (no que eles são péssimos, devo dizer, eu estou vendo todos vocês caras) mas no meio do caminho a fase é repleta de coisinhas simples para interagir que tocam musiquinhas ou fazem um efeito especial simplezinho.

Por exemplo, se você interagir com a galinha ela bota um ovo que sai rolando, você pode ir até o ovo e interagir com ele que vai sair um pintinho e se você interagir com o pintinho ele volta para a galinha, a família é reunida e todos dançam felizes. Isso nem é uma sidequest nem nada, é só uma coisinha bonitinha e simplezinha que tem no jogo, e as fases são repletas de coisas assim para ficar brincando.

Eu particularmente gostei da parte que tem um teclado no chão, e cada tecla que você pisa emite uma nota diferente. Da pra ficar brincando com isso, e eu DEFINITIVAMENTE não esperava esse nível de detalhe e atenção em um jogo do Barney. Eu nunca achei que diria isso, mas fiquei positivamente impressionado com um jogo do Barney, veja só você.



Os controles são bastante simples, e o jogo automatiza muitas coisas justamente para simplificar para as crianças. Por exemplo, o direcional anda, obviamente, e todos os botões do controle fazem a mesma coisa: interagem com o cenário, porém nas partes em que você precisa pular o jogo pula usando o mesmo botão.

Alterar o uso de um botão conforme a situação é uma coisa um tanto complicadinha de fazer a nivel de programação, e mais uma vez eu não esperava que um jogo do Barney colocasse tanto esforço na programação... ou esforço algum, na verdade. Até a sua duração é impressionante, o jogo tem meia hora e pouco de conteúdo e isso é o mesmo que um jogo "normal", quanto mais se compararmos com outros jogos licenciados safados que só existem para tirar uma grana com o minimo esforço possível como BARBIE SUPER MODEL ou THE GREAT WALDO SEARCH

Barney está chegando, corra enquanto há tempo violãozinho ... tocando a si mesmo... okay...

Então é isso, um jogo de "Barney e seus amigos" que eu realmente posso recomendar para o publico-alvo do programa e eu meio que não esperava isso. Dentro das possibilidades, o jogo passa a ideia de assistir o Barney, com um trabalho bem feito de adaptar as músicas recorrentes da série assim como as vozes dos personagens ensinando os nomes das coisas. 

Claro que o jogo não possui apelo nenhum fora do publico que o programa é destinado, mas... pra que alguém faria um jogo de "Barney e Seus Amigos" pensando em um público que jamais vai assistir "Barney e Seus Amigos"?

Os anos 90 são absurdamente escassos em momentos de bom senso e decisões comercialmente sensatas, e esse foi um raro desses.