sexta-feira, 7 de junho de 2019

[AÇÃO GAMES 023] MICK & MACK AS GLOBAL GLADIATORS (Mega Drive, 1992) [#231]



O ano é 2139. Meu cybercorpo começa a desativar suas últimas funções, cercado por catgirls Scarlet Rikkas geneticamente programadas para propriedade doméstica. Enquanto eu fecho meus cyberolhos, um filme de todos os eventos da minha vida começam a passar (até onde eu sei, nesse momento eu posso estar vivendo essa memória) e um som ecoa alto, um som que me assombrará até os últimos milissegundos da minha existencia.

Este som é o equivalente a colocar um tecladinho Casio do Paraguay dentro de uma panela de latão e jogar essa panela pela escaria do 5o andar. Ou seja, o som do chip de som do Mega Drive. Mais precisamente, o som do Mega Drive rodando o bilhonésimo port de jogo bosta do Amiga.


Global Gladiators é a continuação de MC Kids. Ao contrário do que o nome pode sugerir, MC Kids não é um jogo sobre uma batalhas de rappers entre popozões flamejantes (uau, acabei de perceber que não faço ideia de nenhuma giria de rappers) e sim jogo-propaganda do Mcdonnalds.

Lembra de quando o Mcdonnalds tentou emplacar uma "turma do Ronald Mcdonnald" com personagens que ninguém alem de mim lembra hoje, como o Hamburglar?
Eu nunca joguei MC Kids, mas sei que ele tem a rara (e desejavel) qualidade de ser um jogo de plataforma no Nintendinho que permite coop. Isso é tão cool quanto é raro acontecer nesta época, nice. Porém, para a continuação no Mega Drive a Virgin decidiu que NAH, seria melhro sem isso. Malditos cheiradores de cogumelos, eu te digo...

Mas ok, dito isso vamos a história do jogo então...


Mick e Mack (que de alguma forma são gemeos de cores diferentes, okay...) estão na loja do Mcdonnalds mais estranha de todos os tempos. Poruqe essas pessoas pegaram bandejas vazias e sentaram? Isso vem com o lanche, eles não dão bandejas para você sentar e esperar sei lá o que!

Esses caras fizeram um jogo do Mcdonnalds sem ter jamais pisado em um Mcdonnalds na vida? Oh boy, isso vai ser doido...

Adicionalmente, porque esse cara está inchando as bochechas olhando para duas crianças gemeas de raças diferentes? Eu não tenho um bom pressentimento sobre isso...


Prosseguindo, nossos heróis estão ocupando uma mesa no Mcdonnalds sem comprar nada e apenas lendo uma história em quadrinhos. 



Hm, como será que John Mcdonnald, das indústriass Mcdonnald, se sente a respeito desta prática?


Uau, mesmo para um palhaço creepy mascote de uma empresa com histórico de políticas bem creepy, isso foi bastante cuzão da sua parte, Ronald! Você não pode chegar do nada e jogar pessoas dentro de revistas em quadrinhos desse jeito mesmo que elas não estejam consumindo nada!

Agora entendi porque aquele cara está com as bochechas inchadas, fingindo que ele está comendo alguma coisa! Se você der mole sentado no Mcdonnalds, o Ronald aparece do nada e fode a sua vida com seus poderes de palhaço creepy!

... mas então, porque diabos tem tanta gente sentada no Mcdonnalds sem comer nada? É a grande greve dos banquinhos de 2050 ou alguma coisa assim? Bem, seja como for só me resta fazer uma coisa:


Pegar um manga de Highschool DxD e ir sentar no Mcdonnalds! Pode vir, Ronald, meu corpo está pronto!


... palhaço escroto, nem pra jogar a gente dentro dos hentão, viu... bom, mas enfim, parece que Ronald tem uma politica de só jogar você dentro de histórias em quadrinhos se elas forem particularmente nojentas, o que nos leva ao nosso jogo em questão.


Bem, isso é ótimo, agora Mick está preso em um mundo de lodo coberto de lama, cercado por monstros de gosma e armado com o que uma arminha d'água que dispara mostarda... ou dispara água e esse mundo tem um sistema de saneamento pior que o da minha cidade. E ele nem conseguiu terminar o milkshake. Nem quero saber onde o Mack foi parar...

... exceto que eu sei. Mack foi parar dentro do menu de opções. Porque, sim, para trocar o personagem nesse jogo você tem que ir nas opções do jogo. Aham, pareceu uma boa ideia na hora. Estupido jogo de Amiga portado para o Mega Drive estúpido, vocês não fazem nada certo, nem para me transportar para um mundo de hentão...


De qualquer forma, Global Gladiators é um jogo de plataforma em que você dispara uma meleca nojenta em monstros de meleca nojentos em um mundo até a grama parece gosma asquerosa. Ok, talvez eu não seja exatamente um profissional de marketing aqui, mas quem sabe essa não seja a imagem que você queira associar com a sua rede de alimentos. Não sei, apenas uma ideia.


Oh, olha só, na segunda fase a gosma apenas parece diarreia mesmo. Parabens a todos os envolvidos, tenho certeza que abriu o apetite de milhões de crianças no mundo todo e o Mcdonnalds deve ter faturado os tubos - como se dizia nas girias da época. Ou só a Ação Games dizia e achava que ia pegar, eu não sei.


Neste jogo não basta chegar ao final da fase, seu objetivo é coletar pelo menos 30 logotipos do Mcdonnald senão a fase não termina. O que eles claramente estavam tentando fazer aqui é se inspirar em Sonic: você tem um personagem que se move rápido e desembesta a correr apenas pouco tempo depois de segurando o botão para frente e tem que coletar itens para concluir a fase.

A coisa é, tanto quanto os caras da Virgin nunca estiveram em um restaurante do Mcdonnalds, eles também nunca jogaram Sonic na vida. Porque a coisa de coletar 50 argolas é para poder habilitar a fase bonus, não para poder avançar seus energumenos!

Mas o pior problema é que navegar neste jogo é muito ruim. Você não tem um feedback satisfatório do que te causa dano ou não, então seu personagem meio que flutua na tela diminuindo sua barra de vida mas sem a sensação de que algo realmente te acertou. Adicione isso a coisa de TER que coletar itens e ao invés de Sonic esse jogo parece muito mais com Bubsy. Sim, é tão ruim quanto soa.

Apenas com o diferencial de que seu personagem tem uma arma que dispara mostarda (ou água do SEMAE) só que seu tiro também é todo melequento e não dá para ter um feedback muito preciso do que você está acertando ou se esta acertando alguém. Sério, esse jogo é todo zoado e tem feeling bastante estranho de que os personagens não tem o peso certo que só os jogos de Amiga conseguem passar.

Então o jogo tenta ser Sonic com armas, e acaba sendo uma massaroca com AMIGA tatuado na testa. Talvez vocês queiram considerar que o Sonic não tem armas por um motivo, não dá muito bom ter que contar com ataques de projeteis em um jogo que se move tão rápido! Pelo menos ISSO foi uma merda que a Sega nunca...


... godammit, Sega. GOD FUCKING DAMMIT!

... mas enfim, Global Gladiators é um jogo que controla muito ruim e não oferece muito senão coletar itens aleatórios em mapas grandes gerados aleatoriamente. Atirar nos inimigos não é satisfatório, pular não é satisfatório (metade do tempo você está apenas dando saltos de fé sem saber onde vai cair) e tomar dano não é satisfatório (no sentido que você não sente que parece justo).

Em termos de gameplay, esse jogo não faz nada certo.

Suas graças salvadoras são duas coisas. Em primeiro lugar os gráficos, este sendo um dos jogos do Mega Drive com mais quadros de animação nos personagens.


Apesar de ser um jogo que metade do tempo está ocupado mostrando gosma e diarreia, Global Gladiators certamente é um jogo muito bem animado, isso deve ser dito. A outra grande qualidade do jogo é, surpreendentemente, sua trilha sonora.

Embora a qualidade do som do Mega Drive possa ser comparada a peidar em um telefone de latinha, de alguma forma Tommy Tallarico usou isso a seu favor e compos uma trilha que usa muito bem o som metalizado tipico do Mega Drive. Se o nome Tommy Tallarico não lhe é familliar, saiba que deveria pois Tommy é um dos grandes compositores de trilhas sonoras de jogos e hoje ele é mais conhecido por ser o criador da Video Games Live.


Eu não elogio a trilha sonora de jogos do Mega Drive levianamente, mas Tommy Tallarico fez um pequeno milagre aqui e as músicas desse jogo são realmente boas.


Tendo o número de arcos do Mcdonnald o suficientes, Ronald então aparece no final da fase e te dá a bandeirada. Espera, isso era uma corrida? Tudo isso é apenas um fucking game para você, não é Ronald? Seu palhaço sacana que não nos joga dentro dos hentaõ, só dos mundos de gosma e diarreia. Embora isso não exclua TODOS os hentãos, mas divago.


Palhaço cuzão da porra!

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Shameless Advertising Rating: Podia ser pior. O jogo começa dentro de um restaurante McDonald's e é preenchido com o logotipo Golden Arches do início ao fim ... mas também mostra um funcionário aparecendo creepymente do lado de clientes e teletransportando-os para o inferno de gosma, então eu não diria que conta tanto como propaganda positiva.

Creepy Clown Rating: Razoável. Um deles apareceu no início do jogo e baniu meus heróis para um mundo de poluição e castores assassinos. Depois disso ele só mostra o rosto na saída da fase, para me chutar de volta até eu coletar bugigangas brilhantes o suficiente para apaziguá-lo.

Eu não posso dizer que o jogo não parece e soa ótimo, mas é tudo estilo e nenhuma substância. É apenas um jogo básico de 'coletar arcos' com controles bem sloppys, com nada mais interessante acontecendo. 


MATÉRIA NA EDIÇÃO 043




VERSÃO PARA MASTER SYSTEM
EDIÇÃO 040