quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

[PC] ALONE IN THE DARK 2 (Setembro de 1994)[#636]


Existem jogos que não são bons porque a desenvolvedora não tinha o tempo, a experiencia ou mesmo os recursos para faze-lo bom. E as vezes nem o interesse, o que é particularmente verdade nos casos dos jogos adaptados de filmes da Ocean que eles só queriam lançar qualquer merda e foda-se. Mas na grande maioria dos casos não é realmente má fé, apenas você realmente não sabe programar direito ou não tem os recursos para fazer aquilo que você visualizou na sua cabeça.

Isso sendo dito, existe entretanto uma outra categoria de jogos que é ruim não porque é uma boa ideia mal executada e sim porque quando você coloca no papel o que eles estavam tentando fazer ali, só existe uma reação que pode ser obtida:

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

[SEGA CD] LUNAR: The Silver Star (Junho de 1992)[#635]


Em 1994  a Squaresoft lançou um dos jogos mais ambiciosos e revolucionários até então, um jogo que mudou não apenas os RPGs mas a própria forma de pensar videojogos: uma aventura épica baseada em mais desenvolvimento dos personagens do que na aventura em si e por isso mesmo tão épica e poderosa. Estou falando, é claro, de FINAL FANTASY 6.

Porém, na emoção desse estupendo e formidável jogo, é fácil esquecer que não é preciso reinventar a roda para fazer um RPG excepcional. Pelo contrário, é possível acertar fazendo um jogo modesto, até mesmo extremamente simples e convencional. Pode dar funcionar, desde que esse básico do básico seja feito com o coração. E essa é a história de Lunar: The Silver Star Story.

domingo, 14 de fevereiro de 2021

[3DO] GUARDIAN WAR ("Powers Kingdom" no Japão) [Novembro de 1994][#634]



 Olá amiguinhos e amiguinhas, no episódio anterior de nossa retumbélica saga através do tempo e do espaço na história dos videogames haviamos chegado ao epopeico jogo verdadeiramente incrível de 3DO, o único port para consoles de um dos melhores jogos que eu já joguei, STAR CONTROL 2. Seria esse então o inicio de uma nova era para o 3DO? A auspiciosa primavera de bons jogos exclusivo para o console que marcaria de vez o seu nome em um lugar glorioso na história dos videogames?

A resposta é... não. Claro que não.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

[3DO] STAR CONTROL 2: The Ur-Quan Masters (Setembro de 1994)[#633]



Nossa história de hoje começa numa manhã de terça-feira de novembro de 1994, no quartel general da Ação Games essa cena aconteceu:

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

[SNES/MD] PITFALL: The Mayan Adventure (Novembro de 1994)[#632]



O jogo de hoje é outro que eu vi inúmeras vezes na locadora quando criança e nunca aluguei porque, sério, Pitfall? Sério mesmo? Embora eu nunca tive um Atari, eu joguei alguns minutos de Pitfall na casa de primos e coisas assim e se você jogou um jogo de Atari alguns minutos você já jogou todo ele, de modo que ver um novo, super, master, mega, blaster pitfall não realmente fazia muita coisa mim.

Quer dizer, uau, uma nova versão de um clássico do Atari... who da fuck cares? 

Bem, o que eu não sabia na época, em minha pueril ignorancia da juventude, é que eu devia sim me importar porque Pitfall é um jogo tremendamente importante para a história dos VIDJAGUEIMS!

domingo, 7 de fevereiro de 2021

[SNES/MD/MS] THE LION KING (Outubro de 1994) [#631]



AAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHH KENYAAAAAAAAAAAAAAAAAA ALIBABIIIIII ALIBABAAAAAAAAAAAA!!!


E então chegamos ao Rei Leão, a animação (e filme) mais popular dos anos 90 e, honestamente, de todos os tempos. O Rei Leão é tão conhecido, tão popular, tão intrinseco na cultura ocidental que é realmente dificil falar sobre ele. Quer dizer, o que possivelmente eu poderia falar sobre esse filme que já não foi dito e analisado a exaustão centenas, milhares de vezes ao longo dos anos?

sábado, 6 de fevereiro de 2021

[SNES] AN AMERICAN TAIL: Fievel Goes West (Agosto de 1994)[#629]



Quando nós pensamos na Europa hoje, provavelmente pensamos em um lugar com tradições culturais fortemente estabelecidas porém com leis justas e governos eficientes. Bem, claro que seus habitantes tem reclamações das ações dos seus próprios governantes, mas honestamente o que eles acham "inaceitavel" é algo que aqui a gente chama de "terça-feira".

Porém esse pensamento esta especificamente pensando em uma parte da Europa e para uma parcela da população, o que nós pensamos menos frequentemente é na Europa "menos boa". Também conhecido como o "Leste Europeu". E se hoje esse é cenário dominado por mafias, ditadores e conflitos etnicos completamente absurdos - como por exemplo a Iugoslavia teve uma guerra civil puta sangrenta para se desmanchar em SETE países... um lugar menor que o estado de São Paulo e com a mesma população, porém se dividiu em SETE porque os caras se achavam tão diferentes uns dos outros que não aguentavam conviver.

Se você olhar as estatísticas. a Russia é o país que mais consome dash cams no mundo (aquelas cameras que ficam no painel do carro) porque a corrupção da policia é tão grande e existe tanto golpe (literalmente gente se jogando na frente do seu carro pra te processar e ganhar uma grana) que ter uma camera filmando o tempo todo é OBRIGATÓRIO. ESSE é o leste europeu, senhoras e senhores.


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

[SNES/MD] THE SMURFS (Novembro de 1994)[#628]


Esse jogo nunca foi lançado fora da Europa, por isso só tem a capa dos Schtroumpfs

Sabe, a esse ponto da minha vida eu já vi todo tipo de adaptação para videojogo. Brinquedos, comerciais de segurança, séries de TV, cartoons, filmes e o diabo mascando mariola. E de todas as adaptações que eu já vi em minha longa carreira de  617 jogos, posso dizer sem o menor medo de errar que nenhuma adaptação mais fiel e precisa do que esse "The Smurfs" para o Super Nintendo/Mega Drive.

Nunca um jogo entendeu tão bem o seu material fonte quando esse jogo de 16 bits entende sobre o que Smurfs realmente é. Vamos discorrer um pouco sobre isso, não?

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

[SNES] DEMON'S CREST (ou "Demon's Blazon" no Japão) [Novembro de 1994][#627]

 


Hmm, eis aí um jogo que eu tinha alguma curiosidade em jogar a algum tempo já. Demon's Crest é um jogo que eu vi na locadora para alugar alguns bazilhões de vezes, mas nunca cogitei seriamente a ideia porque... cara, sério, olha que capa feia da porra! 

Eu nunca realmente tive uma fazer trevosa dumauuu anos 90, de modo que o jogo ter "Demon's" na capa não realmente significava nada pra mim, e essa ilustração é realmente broxante, sempre achei melhor deixar pra lá e alugar um Sim City que eu ganhava mais. 


Claro que se estivessemos falando da capa japonesa a história seria outra, porque essa é bem mais legal. Mas como esse nunca foi o caso e só tinha a capa americana na locadora que eu ia, então pra mim Demon's Crest sempre foi um jogo com a capa feia.

Pois bem, imaginem então vocês minha surpresa ao chegarmos na época da internet e eu vejo que o consenso sobre esse jogo é que ele é uma perolas escondidas do SNES. Bem, eu entendo a parte do hidden porque parece que mais gente é como eu e nunca passou por essa capa horrível, mas será que ele realmente merece o título de "gem"? É o que veremos a seguir.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

[SNES] BLACKTHORNE (Blackhawk na Europa) [Setembro de 1994][#626]



Pode uma coisa inexoravelmente maligna ser transformada em algo bom? Seria possível um descendente da família Hitler ser uma pessoa decente e colaborativa de uma forma positiva na sociedade? Seria um comunista capaz de atos de altruísmo como trabalho voluntário ou se sacrificar pelos outros?

SIM, SERIA PERFEITAMENTE NORMAL. SERES HUMANOS SÃO ANIMAIS PSICOLOGICAMENTE COMPLEXOS E CAPAZES DE FUNCIONAR MUITO ALÉM DE UMA SUPOSTA HERANÇA TRADICIONAL OU UM CONJUNTO EXTREMAMENTE LIMITADO DE CRENÇ...

Esse é um mistério insondável para o qual jamais teremos realmente resposta. Porém este é o desafio de hoje que a famosa Blizzard impos para si mesma: transformar algo inexoravelmente maligno e tenebroso em algo bom e decente. Teriam eles tido sucesso em sua ambiciosa empreitada?