quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

[#806][MEGA] SCOOBY-DOO MYSTERY [Setembro de 1995]

 Eu já falei nesse blog, ao longo dos anos, que eu considero os cartoons dos 80 uma das maiores abominações que já aconteceram na história do entretenimento e eu vou ser bem sincero com vocês que de cabeça assim não consigo pensar em um único que seja bom. Hã, tá, os desenhos da Disney para a televisão especificamente eram bons (Ducktales, Talespin, até Gummy Bears acredite ou não), mas fora isso era sofrimento e ranger de dentes.

Isso não quer dizer, entretanto, que eu odeie cartons antigos como filosofia de vida. Com efeito, eu já disse várias vezes que Tom e Jerry é uma das coisas mais filhadaputamente engraçadas ever, because...

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

[#805][SNES/MEGA] DEMOLITION MAN [Agosto de 1995]


Quando você pensa em Silvester Stallone, é natural lembra-lo como um dos atores mais bem sucedidos dos filmes de ação de todos os tempos. E isso está correto... exceto se você estiver nos anos 90. 

domingo, 2 de janeiro de 2022

[#804][3DO] ICEBREAKER [Agosto de 1995]

O jogo ganha pontos pela contracapa ter sentimentos tão fortes a respeito de piramides, isso precisa ser dito

Senhores, senhoras, senhorio, felinos não reconhecerás, espero que estejam todos com os cintos bem afivelados porque nossa expedição pela história dos videogames entrará agora em camadas de obscuridade que não são visitadas a gerações.

Veja, videogames funcionam como qualquer outro tipo de midia de entretenimento: em camadas. No topo da superficie temos os titulos que qualquer um conhece como DOOM, Mortal Kombat, Sonic, Mario ou Street Fighter. Ou se quiser um take mais moderno, Call of Duty ou FIFA. Um pouco mais abaixo disso temos os jogos que não são obscuros mas que você tem que conhecer um pouco de videogames para chegar lá como Chrono Trigger, SPARKSTER ou WOLFENSTEIN 3-D.

Capitão, estamos atingindo niveis de obscuridade que não se julgava serem possíveis! Nossos sensores não vão aguentar muito mais!

E assim vamos cavando cada vez mais e mais fundo até passar da camada pré-sal dos videogames e chegar a um bolsão esquecido por todos os antigos deuses e os novos. É aqui que nos encontramos hoje, num buraco tão profundo da obscuridade dos videogames que ele fica apenas dois fios de cabelo dos jogos de corrida de cavalo para PC Engine que nunca saíram do Japão. Então parabéns, considere-se com sorte (ou orgulho, se desejar) porque você acaba de entrar no seleto grupo das pessoas ainda vivas que já ouviu falar de Icebreaker para 3DO.

Mas o que é Icebeaker?

sábado, 1 de janeiro de 2022

[#803][SNES/MEGA] BATMAN FOREVER [Agosto de 1995]

Feliz ano novo, muita energia, amor e... tá, vamos parar com essa palhaçada e ir direto ao assunto, temos muito o que fazer esse ano. E vamos começar metendo o macarrão na ferida: Joel Schumacer. O que esse nome significa pra você?

Teoricamente, deveria significar coisas positivas já que ele foi diretor de filmes absolutamente iconicos como Lost Boys ou Um Dia de Fúria.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

[#802][NEO] GALAXY FIGHT: Universal Warriors [Janeiro de 1995]


"Já chegou ano novo
Natal ficou pra trás
E esta noite começa
Um ano mais"

2020 foi, creio que todos podem concordar comigo nisso, o pior ano da história da humanidade nos últimos 80 anos. Isso sendo dito, 2021 tem o grande mérito... de não ser 2020. Não tá tudo 100% ainda, mas as coisas estão se ajeitando para voltar ao normal.

Isso sendo dito, suponho que tenha sido tematicamente apropriado encerrar 2020 nesse blog com uma atrocidade, uma abominação, um crime contra os videogames: um jogo feito pela Ocean que é nada senão escort mission. Oh, eu ainda sinto a imundice de EEK THE CAT em minhas entranhas, não acho que um dia realmente me sentirei limpo novamente.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

[#801][ARC] SAVAGE REIGN [Junho de 1995]

Reign, rain, pour... sacaram, hã? Hã? Hã? ... sério SNK, não tente ser engraçada, não é o seu forté

Okay, isso é estranho. Não bastasse recentemente eu descobrir um jogo de luta da Capcom que eu nunca tinha ouvido falar (CYBERBOTS FULLMETAL MADNESS), agora um da SNK? Tá, tudo bem que eu não sou o maior expert em jogos da SNK ever, mas ao menos eu tenho uma noção das peças que compõe o seu império de jogos de luta. Além disso, na metade de 95 eles já estavam com o prato cheio com jogos de luta no arcade com THE KING OF FIGHTERS 95 e FATAL FURY 3: Road to the Final Victory.

Então qual o ponto de tentar emplacar uma franquia nova? Bem, isso eu sei responder: veja, a SNK já tem uma série que se passa no século 18 (SAMURAI SHODOWN), tem uma série que se passa nos anos 80 (ART OF FIGHTING), uma série que se passa nos 90 (FATAL FURY)... faltava então uma série que se passa no século 21! Obvio! É um motivo totalmente válido para fazer um jogo, preencher o slot de jogo de luta da década... né?

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

[#800][NEO] CROSSED SWORDS 2 [Maio de 1995]


Como diria o grande filosofo dos nossos dias, Joseph Climbert, "a vida é uma caixinha de surpresas". Isso porque estamos na review numero OITOCENTOS, rumo aos 5 anos de blog e veja só você, eis que me deparo com um jogo que eu absolutamente não sei como classificar ele.

Com efeito, eu nunca vi um jogo como Crossed Swords 2 e até onde me consta, jamais verei novamente. A vida é, de fato, uma caixinha de surpresas.

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

[#799][SCD] MIGHTY MORPHIN POWER RANGERS [Fevereiro de 1995]

E para nossa review número 799 temos aqui... Power Rangers de novo, huh? Bem, isso é meio que um problema pq eu já falei tudo que eu queria dizer sobre Power Rangers no texto sobre MIGHTY MORPHIN POWER RANGERS e eu já falei até sobre o filme em MIGHTY MORPHIN POWER RANGERS THE MOVIE. E honestamente, eu acho que falei até que o suficiente de Power Rangers pra uma vida toda pq é algo que nunca me chamou muita atenção realmente - nem na época, nem agora.

SIM, PQ TU É DESSES HIPSTERS CHATOS QUE DIZ QUE O ORIGINAL É MELHOR.

Bem, o que eu posso fazer se o original japonês É de fato melhor em todos os aspectos? Pra que assistir a versão asséptica quando existe o original Super Sentai repleto de personalidade e tosqueiras japonesas que todos conhecemos e amamos? Eu entendo que nos anos 90 era o que dava pra fazer, mas hoje na internet só não vê o original quem não quer. Bem, seja como for, pra mim tá bom de falar de Power Rangers já.

Ah Japão, não mude nunca

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

[#798][SAT] ROBOTICA [ou "DEADALUS" no Japão][Março de 1995]

"Mudaram as estações, nada mudou. Mas eu sei que alguma coisa aconteceu" já cantava a saudosa Cassia Eller. Estamos agora em 1995 e o pequeno C estava enamorado por animes, no mundo dos videogames agora a 5a geração de consoles começa a dar seus primeiros passos... mas nada mudou realmente.

Isso porque enquanto esse Robotica não foi feito diretamente pela Sega, de alguma forma ele evidencia no Saturn todos os defeitos de design da Sega: achar que ação de arcades (que são máquinas feitas para cada partida durar 15 segundos antes de comer sua ficha) são suficiente para um console doméstico. Isso foi algo que a Sega sempre apostou, que jogar 15 segundos em um fliperama e sentar para jogar na sua sala com todo tempo do mundo são EXATAMENTE a mesma coisa e que se uma coisa deu certo no arcade, era só transportar literalmente para o videogame.

Como eu disse, esse jogo não foi feito pela Sega mas ainda sim reflete com uma liquidez cristalina o ethos da empresa. Como Cassia Eller disse, mudaram as estações mas nada mudou. Hmm, com efeito esse jogo entende tão bem o modus operandi da Sega que eu me pergunto quem diabos fez esse jogo afinal... 

domingo, 26 de dezembro de 2021

[#797][PS1] SPACE GRIFFON VF-9 [Janeiro de 1995]


Okay, vou ser direto e reto com vocês aqui porque aqui o negócio é fogo no polenguinho: Space Griffon VF-9 não é um bom jogo. Simplesmente não é. O sistema de mira é todo duro e troncho, os dialogos são ridiculamente toscos e eu vou ter muita dificuldade para acreditar que a equipe de dublagem desse jogo não trabalhou com uma arma apontada para suas famílias. Não tem como dizer que isso é bom, desculpe mas não é.

Mas agora, prestem atenção que essa é a parte importante, esse é o tipo BOM de jogo de ruim.

UAU, PASSAR O NATAL SOZINHO BEBENDO NO ESCURO REALMENTE NÃO ESTÁ FAZENDO BEM PARA SUA CAPACIDADE DE ANALISE.

Eu contemplo essa possibilidade por mais tempo do que você pode imaginar, Jorge, mas isso realmente faz sentido na minha cabeça. E para explicar o meu ponto eu preciso começar do começo, como de costume.